ANIMAL PLANET APRESENTA ESPECIAL EM HOMENAGEM AO PLANETA


Comemorações do “Dia da Terra” incluem estréia de série com Philippe Cousteau Jr., neto de Jacques Cousteau

O canal Animal Planet apresenta um especial de programação na quarta-feira, 22 de abril, em homenagem ao Dia da Terra. A maratona começa às 10h, com a transmissão dos 11 episódios da aclamada série Planeta Terra, e termina às 21h, com a estréia de Oceanos, uma co-produção BBC/Discovery Channel, protagonizada pelo mergulhador e ambientalista Philippe Cousteau Jr. O capítulo de Oceanos a ser transmitido no Dia da Terra registra as aventuras e descobertas de Cousteau e um grupo de mergulhadores altamente especializados no Mar de Cortez. Depois de estrear como parte integrante deste especial do Animal Planet, Oceanos terá seus seis episódios adicionais transmitidos sempre às segundas-feiras, às 21h.

A seguir, a descrição dos programas que compõem o Especial Dia da Terra no Animal Planet, no dia 22 de abril.

10h: Planeta Terra - De Pólo a Pólo

Oferece uma visão geral do planeta, em um dos seus retratos mais recentes e fiéis. Durante a primavera no Ártico, as câmeras flagram de perto momentos raros na vida de uma família de ursos polares.

11h: Planeta Terra – Montanhas

Este capítulo explica como a ação das forças geológicas e vulcânicas moldaram a face do planeta e formaram cadeias de montanhas.

12h: Planeta Terra - Água doce

Vital para toda a vida na Terra, a água doce abriga mais espécies de peixes que as existentes nos mares e tem o poder de esculpir paisagens: grandes gargantas, cânions e cachoeiras.

13h: Planeta Terra – Cavernas

As cavernas são locais de mistérios inexplorados ricos em vida selvagem. Separada do mundo desde 1986, a bela caverna Lechuguilla, situada no Novo México (EUA), é apropriadamente filmada pela primeira vez.

14h: Planeta Terra – Deserto

Fotografia com superposição de lapsos de tempo e câmeras starlight captam dunas de areia em movimento e a agitada vida noturna do deserto.

15h: Planeta Terra - Terras geladas

Cenários espetaculares combinam-se com espécies carismáticas, em uma região remota e de inigualável beleza.

16h: Planeta Terra – Planícies

O Sahel, no oeste africano; as pastagens da Mongólia; e as planícies inundáveis do Delta do Okavango, em Botsuana, são habitat para vastas manadas.

17h: Planeta Terra – Florestas

Mostra vastas extensões dessas grandes áreas inexploradas, incluindo as gigantescas sequóias americanas, os Baobás de Madagascar e as florestas virgens de árvores caducas do leste europeu.

18h: Planeta Terra – Selva

Neste episódio será possível observar a evolução de uma floresta tropical ao longo dos anos.

19h: Planeta Terra - Mar Raso

Dos paraísos de corais, que abrigam uma série de criaturas tropicais, às zonas gélidas castigadas por tempestades, este capítulo flagra mares cheios de contrastes e surpresas.

20h: Planeta Terra - Grandes oceanos

Esse episódio explora a imensidão dos oceanos e inéditos espetáculos da natureza.

ESTRÉIA, às 21h: Oceanos – Mar de Cortez

Certa vez descrito por Jacques Cousteau como o “aquário dos oceanos”, o Mar de Cortez (Golfo da Califórnia) é rico em diferentes formas de vida. Um terço das espécies de mamíferos marinhos é encontrado aqui, juntamente com outras 800 espécies de peixes. Porém, essas águas se encontram em estado de permanente instabilidade. Com o aumento da pesca industrial, além do turismo e das indústrias, este mar fértil está atualmente classificado como ecossistema em ameaça.

O explorador Paul Rose, o ambientalista Philippe Cousteau Jr, a arqueóloga marítima Dra. Lucy Blue e o oceanógrafo e biólogo marítimo Tooni Mahto examinam o impacto do homem sobre o Mar de Cortez e constatam as suas mudanças.

Mergulhando em busca de um de seus maiores predadores, o tubarão cabeça-de-martelo (Hammerhead Shark), a equipe descobre um dos vencedores da batalha dessas mudanças, a lula Humboldt. Cinquenta anos atrás ela não existia nesses mares e hoje é encontrada na região uma população de 200 milhões delas. Durante um mergulho noturno com essas criaturas agressivas, a equipe tenta descobrir o que as tornou tão bem-sucedidas.

O Mar de Cortez formou-se há cinco milhões de anos, quando os movimentos das placas tectônicas criaram um golfo que foi inundado com águas do Pacífico. Tooni e Lucy mergulham em busca de uma rara abertura hidrotérmica (geralmente, as aberturas hidrotérmicas são inacessíveis a maiores profundidades) e constatam que as forças que criaram esse mar serão as mesmas que o destruirão.

Finalmente, eles examinam a saúde da população de baleias cachalote (um indicativo das condições do mar). Tooni e Philippe nadam com um grupo dessas baleias, testemunhando o raro comportamento da estrutura social destes magníficos animais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado