TV CULTURA. NOSSA LÍNGUA ESTÁ DE CARA NOVA.


Com novos recursos e formato mais dinâmico, o programa vai deixar os conteúdos, alguns aparentemente acadêmicos, ainda mais fáceis de aprender e assimilar


Reportagens especiais, quadros inéditos, novos personagens e cenário totalmente repaginado e moderno marcam a temporada 2009 do Nossa Língua na grade da TV Cultura a partir de segunda-feira, dia 6 de abril, às 19h30.


Apresentado pelo professor mais famoso e respeitado da televisão brasileira, Pasquale Cipro Neto, a atração promete surpreender o público (jovem e adulto) com sua forma ainda mais simples e agradável de ensinar a língua portuguesa.


"O nosso grande desafio é despertar no telespectador o interesse pela nossa língua", afirma Solange Mar­tins, diretora do programa. "O domínio da língua é um grande investimento pessoal. Ele amplia, entre outras coisas o universo de conhecimento, abre pos­sibilidades profissionais ao melhorar a comunicação, tanto a escrita como a oral, e forma um cidadão mais crítico, pois sua capacidade de leitura cresce e, com ela, sua percepção do mundo."


Para enfrentar esse desafio, o professor Pasquale vai contar com uma grande ajuda, a do jovem Felipe Reis, que fará entrevistas em vários pontos da cidade para levantar as principais dúvidas da população.


E essa não será a única missão de Felipe no programa. Ele também vai comandar o Jornal Nossa Língua, um quadro que, com muito bom humor, vai falar das princi­pais mudanças da Reforma Ortográfica, como a "morte" do trema, e das dúvidas mais comuns no dia a dia.


As novidades não param por aí. No quadro Jogo Rá­pido, será proposta uma questão. E, ao longo do pro­grama, o telespectador vai receber pistas para tentar chegar à resposta certa.

Estreia

Na edição de segunda-feira, o repórter Felipe Reis visita o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo, para contar um pouco da história da formação da língua falada não só no Brasil e Portugal, mas também nos demais países da comunidade lusófona: Angola, Moçambique, Timor Leste, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.


No Jornal da Língua, o telespectador confere informações sobre o fim do trema, depoimentos do público colhidos pelo repórter, e uma explicação mais ampla feita pelo professor Pasquale. Felipe Reis entrevista ainda Roberto Gonçalves Juliano, professor do cursinho da Poli, para saber sobre a importância de ler os clássicos de Machado de Assis.


Já o professor Pasquale vai à redação de um jornal diário de grande circulação no país e conversa com colunistas, jornalistas, revisores e editores sobre a importância da leitura. Para finalizar, a Liga Portuguesa apresenta uma divertida história sobre o uso da crase.

Sinais divertidos

Os sinais gráficos de pontuação também ganham vida nessa nova fase do Nossa Língua. No quadro A Liga Portuguesa, 10 engraçados personagens de animação vão ilustrar os erros e dúvidas mais corri­queiros. São eles:


O primeiro personagem chama-se Áster, inspirado no asterisco (*).

Ele é um jovem afrodescendente muito esperto e vai­doso. Usa cabelo black power. Vai prestar vestibular e se interessa em aprender tudo. Sempre tem uma referência ou explicação a mais para encerrar o as­sunto. Fica muito nervoso quando erram seu nome e o chamam de Asterístico.


O segundo é uma garota que se chama Virgulina, ins­pirada na vírgula ( ,).

Seu cabelo é preso no formato de uma vírgula. Fala pausadamente e é uma garota indecisa, confusa, nunca sabe aonde ir ou o que fazer. Muda de opinião a cada momento. Não sabe se colocar na vida. Ainda não prestou vestibular porque não sabe qual profis­são escolher.


O terceiro é o Chang Péu, inspirado no circunflexo (^).

É um chinesinho confuso porque não domina a lín­gua e que precisa de muita ajuda para entender o português. As construções gramaticais e acentuação são difíceis para ele. Trabalha na padaria com o Tiozi­nho e tem sempre um provérbio na ponta da língua para cada situação.


O quarto é a Esclamación, inspirada na exclamação (!).

Uma garota espanhola muito inteligente, com uma forte carga emotiva. É muito enfática, decidida e as­sertiva. Suas formas longilíneas a deixam muito vai­dosa; gosta de usar adereços de moda. Seu sonho é ser top model e provar que as modelos são inteligen­tes. Gosta muito da língua portuguesa e está confusa com a Reforma Ortográfica.


O quinto é o Dr. Rui Parente, inspirado nos parênteses ( ).

Trata-se de um médico protetor, cuidadoso e crite­rioso. Ele é tão gordinho que mal consegue fechar os braços. Tem uma letra horrível e escreve um portu­guês perfeito.


O sexto personagem é o Tiozinho, inspirado no Til (~).

Um portuguesinho solteirão, dono de uma padaria. Possui um grande bigode em forma de til. É muito trabalhador e interessa-se por nossa gramática. Ele entende tudo ao "pé da letra".


O sétimo personagem é o Capitão Q, inspirado no ponto de interrogação (?).

É um ex-pirata que tem perna de pau. Também per­deu a mão em aventura no mar e usa um gancho em seu lugar. Tem muitas dúvidas e pergunta sobre tudo, chegando até a tirar todos do sério.


O oitavo personagem é a Rê Ticente, inspirada nas reticências (...).

É uma mochileira que chegou recentemente à cida­de. Muito pensativa, deixa todas as ideias no ar. Fala muito pouco e usa mais expressões com hum!!. Em sua mochila há todos os seus pertences, muitos deles inusitados, pois está sempre buscando novas aven­turas.


O nono é a Travessinha, inspirada no travessão (-).

Trata-se de uma garota bem travessa e desatenta, que muda constantemente o foco do assunto.


A décima é a Anete, inspirada na (@).

É muito tímida porque é barrigudinha e viciada em computador. Ama o internetês e está preocupada em aprender corretamente o português para não escre­ver somente em linguagem cifrada de internet. Seu umbigo é em forma de @.

Nossa Língua
Estreia: 6 de abril

Exibição: às segundas- feiras, às 19h30

Reapresentação: aos sábados, às 11h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado