ANIMAL PLANET APRESENTA ESPECIAL SOBRE MAMUTES


Neste domingo, 17 de maio, o canal Animal Planet apresenta um especial de programação com cinco horas de duração que traz à tona uma das criaturas pré-históricas mais impressionantes: os mamutes. A atração irá ao ar das 17h às 22h e inclui a produção “Desenterrando o mamute”, detentora de um prêmio Emmy. A seguir, a descrição dos programas que compõem a MARATONA MAMUTE do Animal Planet.

Desenterrando o Mamute

Domingo, 17 de maio, das 17h às 19h

Vencedor de um prêmio Emmy e um dos líderes de audiência na história do Discovery Channel, canal em que foi lançado no ano 2000, este especial dividido em duas partes narra a expedição realizada em 1999 para desenterrar e transportar os restos de um mamute com mais de 20 mil anos. Batizado de Jarkov, este mamute foi encontrado em 1997, na Sibéria, por um grupo nômade. Os membros desta tribo, os Dolgan, foram atraídos pelas presas do animal emergindo da superfície coberta de gelo. Mais adiante, um grupo de pesquisadores foi acionado e, em 1999, finalmente realizou-se uma expedição para recuperar os restos do animal. Primeiro, foi preciso escavar o terreno congelado (o mamute encontrava-se a quase cinco metros abaixo da superfície) e, posteriormente, ainda confinado ao bloco de gelo onde repousou durante tantos anos, o exemplar foi levantado por um helicóptero e transportado por 322 quilômetros até o povoado de Khatanga, onde foi colocado em uma caverna de gelo para estudos posteriores. A expedição de 1999 foi dirigida pelo explorador francês Bernard Buigues e parcialmente patrocinada pelo Discovery Channel. Além de mostrar como foi a expedição, o especial lança questionamentos sobre a clonagem de espécies já extintas.

Na Terra do Mamute

Domingo, 17 de maio, das 19h às 21h

Este programa dá continuidade à história do mamute Jarkov, cujos restos foram descobertos em 1997 e escavados e transportados ao interior de uma caverna congelada na Sibéria, em 1999. A produção foca nos primeiros estudos científicos realizados com os restos do animal e constata que Jarkov tinha aproximadamente 47 anos quando morreu, provavelmente em decorrência de um deslizamento de terra. Também mostra, através de computação gráfica, cenários espetaculares que recriam o ambiente habitado pelos mamutes, e narra a vasta expedição realizada entre agosto e novembro do ano 2000, à península siberiana de Taimyr, em busca de mais espécimes pré-históricos enterrados.

Filhote de Mamute

Domingo, 17 de maio, das 21h às 22h

Este especial acompanha uma equipe internacional de paleontólogos na tentativa de desvendar os mistérios ao redor de um filhote de mamute, cuja carcaça foi acidentalmente encontrada por mineradores de ouro, em Yakutia, Sibéria, em 2004. A cabeça, a parte frontal e a parte traseira superior do filhote – torso completo com pele e carne – foram retirados do local da descoberta e guardados em uma espécie de caverna de gelo, na região de Yakutsk. De lá, o material foi enviado a um laboratório de alta tecnologia em Tóquio, que gera algumas das mais sofisticadas representações gráficas em 3D de espécimes extintos. Materiais resultantes de tomografias computadorizadas do filhote foram comparados com as tomografias de seu parente mais próximo – os elefantes modernos. FILHOTE DE MAMUTE se propõe a desvendar porque a espécie foi extinta e como poderia sobreviver em pleno século XXI, caso fosse clonada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado