‘Ações contra a Crise’ são discutidas no V Fórum Globo News


Nesta segunda, dia 8, a jornalista Miriam Leitão mediou o V Fórum Globo News, que aconteceu em São Paulo, e teve como tema 'Ações contra a crise'.


Os participantes do debate foram o ministro da Fazenda Guido Mantega, o empresário Jorge Gerdau, atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, e o economista José Roberto Mendonça de Barros. "Hoje teremos três visões sobre a crise: a visão do economista, sempre mais pessimista, a do empresário que 'sente' na pele as conseqüências e a do governo, sempre mais otimista", disse Miriam ao iniciar o evento.


O economista José Roberto Mendonça de Barros abriu o Fórum com um panorama da economia mundial. "A queda livre da bolsa acabou, mas a crise está longe de encerrar", disse. O economista ainda reiterou que não se pode ter otimismo em relação à crise. A situação da economia dos Estados Unidos e da Europa é frágil e precária, e a pequena ascensão econômica do mercado não significa uma recuperação definitiva. "O mundo e o Brasil sairão desta crise crescendo menos e diferente", conclui.

Depois foi a vez do empresário Jorge Gerdau, que tem siderúrgica aqui no Brasil e nos Estados Unidos, expor seu ponto de vista em relação à crise econômica. Para ele, a situação está muito complicada nos dois países, porém, acredita que o Brasil está no caminho certo para a recuperação. "Hoje o maior problema do Brasil é o mercado internacional. Como está difícil, reflete também por aqui", disse.

"A crise passou para a fase aguda, ainda teremos 2 a 3 anos para digerir as conseqüências, mas já podemos comemorar a volta da confiança no mercado", disse, otimista, o ministro da Fazenda Guido Mantega. Para ele, o país enfrenta melhor esta crise do que outros países e que a economia deve crescer 1% neste ano. "Bem, isso é uma meta, não é uma previsão", afirmou. O ministro também comentou sobre o resultado do PIB que será divulgado amanhã pelo IBGE. "Certamente será negativo, mas estaremos olhando pelo retrovisor porque a economia já está dando sinais de recuperação", afirmou. Sobre a redução de IPI, o ministro confirmou que o desconto no imposto deve durar até o final deste mês. "Esses tipos de medidas são 'incentivos provisórios'", disse.

Depois das apresentações individuais, a jornalista Miriam Leitão conduziu o debate entre os convidados com perguntas feitas pela plateia e internautas. O aumento de gasto público foi o tema que mais causou divergências entre o economista Mendonça de Barros e o ministro Mantega. O ministro defendeu a política de gastos do governo como estímulo para enfrentar a crise. "Poderia ter crescido menos para o meu gosto, mas não houve desequilíbrio", disse. O economista concordou com a ação, porém disse que os gastos estão sendo feitos de maneira equivocada. "Há um aumento permanente nos gastos públicos, essas ações deveriam ser temporárias", disse reforçando ainda os graves problemas para a Previdência no médio e longo prazo.

Histórico

O primeiro Fórum Globo News, realizado em São Paulo, em 2005, abordou o tema 'Inclusão Social e Desenvolvimento'. Em 2006, a segunda edição, realizada no Rio de Janeiro, reuniu os principais especialistas em mudanças climáticas do país e discutiu a contribuição da humanidade para o aquecimento global, as conseqüências dessas mudanças para o Brasil, as novas fontes de energia, as medidas necessárias para conter o aquecimento global e os rumos do Protocolo de Kioto. Em 2007, o III Fórum Globo News aconteceu em São Paulo. O debate foi sobre os desafios para o crescimento da economia do país diante do tamanho do estado brasileiro. E no ano passado, aqui em São Paulo, o IV Fórum debateu empreendedorismo.


A Globo News exibirá o V Fórum – 'Ações contra a crise' - no domingo, dia 14 de junho, no 'Globo News Especial', no ar às 23h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado