“O RESGATE PERFEITO” ESTRÉIA NO DISCOVERY CHANNEL.


DISCOVERY CHANNEL RELATA OS BASTIDORES DA OPERAÇÃO JAQUE COM A ESTRÉIADE SUA PRODUÇÃO ORIGINAL “O RESGATE PERFEITO”

Documentário realizado ao longo de dez meses traça uma radiografia da missão militar que há um ano libertou 15 reféns da guerrilha colombiana


No dia 2 de julho de 2008, agentes de elite do exército colombiano realizaram uma das operações militares mais audazes da história. Sem o uso de armas e fazendo-se passar por integrantes de uma organização humanitária fictícia, eles libertaram 15 reféns que há anos viviam sob poder dos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Entre os resgatados, encontravam-se a ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, três norte-americanos e 11 soldados e policiais colombianos. Para marcar o aniversário de um ano da chamada “Operación Jaque” (Operação Xeque-Mate), o Discovery Channel estreia na terça-feira, 30 de junho, às 21h (horário de Brasília), sua produção original inédita O RESGATE PERFEITO.

Realizada ao longo de dez meses, esta produção com uma hora de duração, em formato docu-drama, retrata em detalhe os bastidores da Operação Jaque, hoje reconhecida como uma das missões de resgate mais eficazes da história militar contemporânea. Por meio de entrevistas com seus protagonistas, cenas de reconstrução e dramatizações interpretadas por atores e soldados do exército colombiano, o telespectador terá acesso a informações exclusivas sobre esta extraordinária operação realizada sem o disparo de um único tiro.

A narrativa é guiada pelos relatos dos ex-reféns William Perez (suboficial do exército colombiano que permaneceu sob poder das FARC por dez anos; Perez foi companheiro de cativeiro da ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt); Raimundo Malagón (oficial do exército colombiano; mantido em cativeiro por dez anos); Keith Stansell e Marc Gonsalvez (norte-americanos sequestrados em fevereiro de 2003, quando o avião em que realizavam operações antidrogas caiu em território controlado pelos rebeldes).

Além dos resgatados, a produção contou com depoimentos de Mario Montoya, general do exército colombiano; Juan Manuel Santos, ex-ministro da Defesa da Colômbia; William Brownfield, embaixador dos Estados Unidos na Colômbia; e David Spencer, investigador e especialista em assuntos militares. Também foram entrevistados dois dos agentes de elite das Forças Armadas da Colômbia que executaram a missão. Graças a estes depoimentos, O RESGATE PERFEITO apresenta claramente os argumentos que levaram ambos os Estados Unidos e a Colômbia a apostar neste plano aparentemente tão simplista, mas que se mostrou altamente eficaz.

Imagens recriadas mostram o esquema armado pelos militares colombianos para infiltrar-se na guerrilha e interceptar o sistema de comunicação das FARC, ponto fundamental para o sucesso da missão.

Para sua realização, O RESGATE PERFEITO contou com a participação de um grupo de atores; entre eles, a atriz teatral colombiana Marcela Valencia, quem interpretou o papel da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt. Mais de 75 soldados colombianos também atuaram nas dramatizações, gravadas nas unidades militares do Centro Nacional de Treinamento do Exército, em Tolemaida, e na Escola de Formação de Soldados Profissionais, em Nilo. Ao todo, o processo de filmagem das cenas recriadas levou oito dias.

Relatos impressionantes, informações reveladas em primeira mão e dramatizações bem elaboradas fazem de O RESGATE PERFEITO um documentário que apresenta uma visão comovente desta operação de inteligência militar sem precedentes.

O RESGATE PERFEITO é uma co-produção do Discovery Channel, Revista Semana (Colômbia), RCN Colômbia e Imagina US. Foi realizada para o Discovery Channel pela produtora Imagina US, sob direção de Jaime Escallón Buraglia e produção executiva de Juan Pablo Santos. Michela Giorelli, diretora de produção, e Rafael Rodriguez, supervisor de produção, assinam o projeto por parte da Discovery Networks Latin America / US Hispanic.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado