Ciclo Especial de Agosto no Film&Arts: “O Mundo de Mozart”

"O Mundo de Mozart"

Óperas, Concertos e Documentários

 
Ópera

Sábado, às 17.00 h. 

IL RÈ PASTORE, DE W.A MOZART – Sábado 1

Com direção musical e montagem de Thomas Hengelbrock, regendo a Baltasar Neumann Ensemble. Com Kresimir Spicer (Alessandro); Annette Dasch (Aminta); Marlis Petersen (Elisa); Arpiné Rahdjian (Tamiri); Andreas Karasiak (Agenore) e Sebastian Hamann (Violino Obligato). Duração: 122 minutos. 

IDOMENEO, DE W. A. MOZART – Sábado 8

Esta produção de La Scala de Milão, conta com Direção Musical de Daniel Harding e as atuações de Richard Croft (Idomeneo), Monica Bacelli (Idamante), Carmina Tilling (Ilia) e Emma Bell (Electra). Duração: 150 minutos.  

DON GIOVANNI, DE W. A. MOZART – Sábado 15

Gustavo Dudamel rege a Orquestra e o Coral do Teatro La Scala de Milão. Com Carlos Alvarez (Don Giovanni), Attila Jun (Comendador) e Carmela Remigio (Dona Ana). Duração: 180 minutos.  

COSÍ FAN TUTTE, DE W. A. MOZART – Sábado 22

Direto do Teatro Comunale de Ferrara, Itália, Claudio Abbado dirige a Mahler Chamber Orchestra. Com Melanie Diener (Fiordiligi), Anna Caterina Antonacci (Dorabella), Incola Ulivieri (Guglielmo), Charles Workman (Ferrando), Daniela Mazzucato (Despina) e Andrea Concetti (Don Alfonso). Uma produção do Teatro Comunale de Ferrara. 

A FLAUTA MÁGICA, DE W. A. MOZART – Sábado 29 – Estréia

A Filarmônica de Viena está regida pela experta mão do grande Ricardo Muti. Intérpretes: Réne Pape (Sarastro), Paul Groves (Tamino), Geni Kühmeier (Pamina), Christian Gerhaher (Papageno) Diana Damrau (Rainha da Noite). Duração: 117 minutos. 

Concerto

Domingo, às 17.00 h.  

CELEBRAÇÃO DE MOZART EM SALZBURGO – Domingo 23

Um concerto direto do cenário de Felsenreitschule em Salzburgo no ano 2006. Daniel Harding rege a Orquestra Filarmônica de Viena, com as participações de Magdalena Kozená, Anna Netrebko, Patricia Petibon, Ekaterina Siurina, Thomas Hampson, René Pape e Michael Schade. Duração: 93 minutos.  

András Schiff no Teatro OLÍMPICO – Domingo 30 – Estréia

András Schiff, um dos pianistas mais importantes para o público atual, interpreta concerto para piano K. 466 em Ré Menor de Mozart no fabuloso Teatro Olímpico de Vicenza, um Patrimônio da Humanidade (UNESCO). Duração: 54 minutos. 

Art Files

Sábados, às 21.00 h. 

MOZART EM SALZBURGO – Sábado 15 – Estréia

Inclusive um mestre como Mozart não cai do céu. Com toda sua genialidade, Mozart nasceu num ambiente particular e se formou em Salzburgo, desde sua infância e juventude. O documentário de 60 minutos de Mozart enfoca sua vida cotidiana e as circunstâncias políticas e históricas. O que via o jovem Mozart nas ruas e praças? O que comia? Como viajava? Que atividades ele gostava de fazer em seu tempo livre? As perguntas se classificam por temas: Como agia diante de pessoas com autoridade,  como seu pai Leopold e o arcebispo Colloredo? Como reagia diante das regras católicas? O que fez com que o jovem gênio fugisse para Viena? E como foi sua formação em seus anos em Salzburgo? Dirigido por Daniel Finkernagel & Alexander Lück. Duração: 60 minutos. 

MOZART EM VIENA – Sábado 22 – Estréia

No dia 16 de março de 1781 as nove horas da manhã e com 25 anos de idade, Mozart chega a Viena. Ele passará os dez últimos anos de sua vida nesta cidade. Neste período escreve obras primas tais como a "Flauta Mágica", suas sinfonias mais importantes e o Réquiem. Em Viena, Mozart se encarrega de suas próprias obras, tornando-se o primeiro compositor independente e se reúne com famosos compositores e libretistas de todo o mundo. Até aqui chega os limites de sua popularidade. "Acredite em mim... a fama não dura muito por aqui... poucos meses depois, os vienenses exigem algo novo", escreveu Mozart a seu pai. Após dez anos em Viena, Mozart adquire uma doença e morre em dezembro de 1791. Dirigido por Marieke Schoröder. Duração: 60 minutos. 

NO INTERIOR DA FLAUTA MÁGICA – Sábado 29 – Estréia

Este programa faz parte de uma série de documentários que registraram um empreendimento de dimensões absolutamente únicas: "Mozart 22". Este foi o projeto operístico do século, com a apresentação de todas as óperas de Wolfgang Amadeus Mozart no Festival de Salzburgo de 2006. Foi uma oportunidade única de realizar o seguimento da evolução artística deste gênio da música. No documentário "No interior da Flauta Mágica" podemos ver os trabalhos de montagem, os ensaios, as entrevistas com os intérpretes e artistas que iluminam o meticuloso plano que envolveu colocar em cena esta versão da mundialmente amada ópera de Mozart. Duração: 56 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado