Univesp TV exibe último episódio de série da BBC


Por Dentro da Mente Medieval, conduzida pelo historiador Robert Bartlett, é apresentada pela primeira vez na TV brasileira

 

Sexo, crença, sabedoria, fé e poder. No último episódio da série Por Dentro da Mente Medieval, que vai ao ar no programa Univesp TV, na terça-feira (4/8), às 23h10, todos esses temas são analisados a partir da figura central de todo o período da Idade Média: o poder divino dos reis.

 

A série, produzida pela rede inglesa BBC e transmitida de forma inédita na televisão aberta brasileira, mostra a sociedade inglesa do início do século XI, dividida em três classes: os religiosos, que compunham 5% da população; os guerreiros, que representavam a mesma porcentagem; e os camponeses, imensa maioria na sociedade medieval. Nessa época, todos acreditavam que desigualdade e opressão faziam parte de uma ordem natural, determinada por Deus.

 

Quem estava na base da pirâmide, nascia para uma vida limitada à servidão aos nobres e ricos. Em termos legais, esses servos podiam ser vendidos como gado e eram castigados se tentassem fugir. Os senhores não mediam esforços para recapturar os fugitivos, com o apoio incondicional do rei. Essa atmosfera sombria do período é muito bem retratada no documentário.

 

Em geral, os reis costumavam seguir os conselhos de Maquiavel. Era preciso ser amado e temido, mas era mais seguro ser temido do que amado. Carrascos em uma sociedade que legitimou seus poderes através da fé, os reis podiam ter sob seu comando um país inteiro. O programa ainda exibe os primeiros passos tomados para mudar esse poder totalitário.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado