Especiais Do THC revelam as contribuições de Einstein e Galileu para a ciência moderna

A ciência que conhecemos hoje deve muitas de suas descobertas às contribuições de Galileu e Einstein. Os dois gênios, que viveram em épocas diferentes, foram responsáveis por algumas das transformações mais significativas que a ciência experimentou a partir do século XIX. Enquanto Galileu desafiou a Igreja ao defender a tese de Copérnico, que apontava que a Terra não era o centro do Universo, Einstein criou a teoria da relatividade para mostrar que o espaço e o tempo exerciam influência sobre os corpos. No dia 16/8, domingo, a partir das 20h, o The History Channel recorda os principais feitos dos cientistas nos especiais Einstein e Galileu e sua Batalha pelo Céu. Confira a programação:

 

Às 20h: Einstein

Celebrando os 130 anos de seu nascimento, o programa com uma hora e meia de duração, sem intervalos, revela a trajetória pessoal e profissional de Einstein, com destaque para o período compreendido entre os anos de 1914 e 1919. Apesar de sua principal teoria, a da relatividade, ter sido exposta em 1905, foi apenas em 1911 que ele conseguiu comprová-la, por meio de um eclipse solar. Filmado nos Estados Unidos e na Europa, o documentário percorreu locais importantes para a trajetória do cientista, como o pequeno apartamento no qual ele morou em Berna, na Suíça. Além de mostrar fatos históricos e imagens exclusivas, a atração traz entrevistas com físicos, astrônomos e estudiosos de Einstein.

 

Às 21h30: Galileu e sua Batalha pelo Céu

Contrariando o desejo de seu pai Vincenzo, que gostaria que se formasse como médico, Galileu fez uso de sua vocação para matemática e filosofia para realizar suas primeiras descobertas no campo da matemática e da astronomia. Uma das passagens mais polêmicas da sua vida foi quando passou a defender a teoria de Copérnico, que afirmava que o Sol era o centro do Universo e não a Terra. Desafiando o poder da Igreja, ele foi acusado de herege e chegou a ser condenado. Mesmo assim, continuou propagando suas idéias. Baseado no livro de Dava Sobel, sobre as cartas que Maria Celeste, filha mais velha de Galileu, trocava com o pai, o documentário traz o ator britânico Simon Callow como o famoso filósofo, e revela sua paixão pelo pensamento científico e o desejo de fazer descobertas sobre o universo. Além de mostrar os conflitos que enfrentou com a Igreja e outros cientistas, o especial destaca suas principais conquistas, que revolucionaram o conhecimento que se tinha sobre a astronomia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado