TV Cultura estreia dois canais da multiprogramação

Os sinais da Univesp TV e MultiCultura serão abertos amanhã, 26 de agosto, para apoiar o programa da Universidade Virtual do Estado de São Paulo e explorar o rico acervo da emissora

 

 

A partir de amanhã (26/8), a TV Cultura começa efetivamente a explorar suas possibilidades no universo da digitalização, com a estreia de dois canais no espaço da multiprogramação: o Univesp TV e o MultiCultura, que poderão ser sintonizados por meio de um conversor digital nos canais 24.2 e 24.3, respectivamente. No primeiro dia, a programação terá início ao meio-dia e, posteriormente, exibição diária entre 8h às 23h.

 

A Univesp TV, uma iniciativa da Fundação Padre Anchieta e da Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo, será dedicada exclusivamente ao programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo, que amplia o acesso da população paulista ao ensino superior público de qualidade. Além de três horas de programação inédita por dia, o canal veiculará a partir de 2010, programas ao vivo, no horário das atividades presenciais - lecionadas em diversos pólos espalhados pelo estado – e que servirão como ponto de partida para as discussões das atividades em sala de aula.

 

Na grade, ao conteúdo pedagógico se somarão entrevistas, reportagens, debates, filmes e documentários de interesse geral. A programação terá início com a transmissão da solenidade de lançamento do Espaço Univesp, sede do auditório Franco Zampari. Na quinta (27), a programação inédita entra no ar às 20h, com programas especialmente preparados para o curso de graduação em Pedagogia, a ser oferecido a partir de março de 2010 pela UNESP, para cerca de 5 mil professores da Rede Pública. Também será exibido o programa da série Literatura sobre a escritora Clarice Lispector; o primeiro episódio da série inglesa Ciência em Foco, sobre o cientista Michael Faraday, um dos pais do eletromagnetismo; e a primeira parte da série O Julgamento de Darwin, da PBS dos EUA, sobre o ensino da evolução no país.

 

Uma das produções próprias da Univesp TV é o programa Cientistas do Brasil, que a cada edição vai receber um pesquisador brasileiro, cujo trabalho é reconhecido dentro e fora do país, para falar sobre o trabalho que desenvolve e debater, com outros pesquisadores, convidados e jornalistas, as pesquisas mais recentes de sua área.

 

Já o MultiCultura entrará no ar para exibir o que há de melhor no rico acervo da TV Cultura, com programas produzidos nos últimos 40 anos. A cada dia, um tema conduzirá a programação, como: games, ciência, dramaturgia, musicais, infantis, juvenis, dentre outros. Séries especiais também serão exibidas como Roda Viva Presidenciáveis e Entrevistas Raras, como João Cabral de Mello Neto no Primeiro Plano (1974).

 

No dia da estreia (26), o telespectador confere os principais games show produzidos pela TV Cultura como o Enigma (1987), às 12h (meio-dia) e É Proibido Colar (1983), às 13h. Na quinta (27), é a vez dos temas científicos, como Ver Ciência (2000) e Minuto Científico (1997); na sexta (28) dramaturgia, como Confissões de Adolescentes (1994) e Contos da Meia-Noite (2003); no sábado (29) somente programação jovem, como Matéria Prima, com Serginho Groisman (1990) e Jovem Urgente (1970); e no domingo (30), vários musicais, incluindo Festa Baile, com Agnaldo Rayol (1984).

 

Para sintonizar a Univesp TV, o telespectador de São Paulo, conectado ao conversor de tevê digital, deve ajustar ao canal 24.2 e para o MultiCultura 24.3. Fora de São Paulo, o sinal será captado pelas parabólicas digitais na polarização vertical, freqüência 3.710 MHz (ou 1.440 MHz em banda L).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado