ALMANAQUE EDUCAÇÃO GANHA NOVA TEMPORADA NA TV CULTURA



Reformulado, programa aposta ainda mais na diversão como estímulo para o aprendizado



Enquanto o professor de história fala sobre a Segunda Guerra Mundial, um aluno desenha uma caricatura, que, mais tarde, vai parar na sala da diretora e inspira um trabalho de grafitagem na fachada da escola. São fatos corriqueiros como esse, porém relevantes no apoio ao aprendizado, que vão pautar a nova temporada do Almanaque Educação, da TV Cultura.



A atração, que estreia dia 15 de setembro (terça-feira), às 19h30, investe ainda mais em sua missão de sensibilizar alunos, pais e professores de que o aprendizado pode e deve ser divertido e desafiador ao mesmo tempo. Para dar conta desse recado, o programa conta com novos quadros, amplia a diversidade de pautas e transita entre realidade e a dramaturgia para reproduzir o ambiente escolar, além de transmitir com humor conteúdos educacionais de forma criativa e leve.



Com edição ágil, linguagem lúdica e muita informação, Almanaque vai dar voz aos alunos fazendo com que eles assumam mais e mais o papel de protagonista no universo da educação.

Para o professor Fernando Almeida, vice-presidente e coordenador do núcleo de educação da Fundação Padre Anchieta, a nova versão do Almanaque procura ampliar o diálogo com a realidade da escola pública. "Os espaços, temas, conteúdos e as relações humanas estabelecidas no interior e no cotidiano da escola são reinterpretados por dois adolescentes que aproveitam a riqueza da vida escolar para produzirem um programa de TV, no qual debatem e provocam uma reflexão crítica, criativa e divertida sobre as questões da sociedade contemporânea", diz.

Ficção e realidade

Na nova temporada, Almanaque é apresentado pelos atores mirins Glauco Dias e Fabio Baldacci, que dão um toque ainda mais descolado e jovial ao programa. As edições se desenrolam a partir do personagem Cadu (Glauco Dias), um garoto de 14 anos, estudante da rede pública, com grande aptidão para o desenho, que adora computação, TV e internet e, com sua imaginação fértil, acaba criando um programa de TV.



E Cadu não está sozinho nesse desafio. Para escrever o roteiro e produzir a atração, ele conta com a ajuda de seu amigo Mano (Fabio Baldacci), de 15 anos, que tem uma pequena câmera e gosta de registrar tudo o que vê. Assim, os dois se divertem gravando vários acontecimentos do seu dia-a-dia na escola, que viram matérias, grandes reportagens, pílulas do saber, quadros do programa.



Os personagens do Almanaque, presentes desde a primeira temporada, se revelam agora em diferentes papéis, sempre determinados pela imaginação dos garotos. A trupe é formada por Fabiano Geuli (professor de história), Ju Colombo (mãe do Cadu), Marcia Oliveira (Tina, a garota da cantina da escola); Melissa Nascimento (diretora) e Paulo Henrique Jordão (professor de Educação Física).



Almanaque Educação é uma parceira da TV Cultura com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.



Classificação indicativa: livre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado