CANAL BRASIL PROMOVE QUARTA EDIÇÃO DO GRANDE PRÊMIO CANAL BRASIL M1ND DE CURTAS-METRAGENS


Vencedores do Prêmio Aquisição Canal Brasil nos principais festivais de cinema do país serão exibidos em 22 e 23 de setembro e o grande vencedor no dia 28

A nova geração de diretores nacionais ganha espaço na tela do Canal Brasil em setembro. Nos dias 22 e 23, a emissora realiza, em parceria com a M1ND, a quarta edição do Grande Prêmio Canal Brasil M1ND de Curtas-Metragens, exibindo em sua programação os vencedores do Prêmio Aquisição Canal Brasil nos principais festivais de cinema do país, em 2008.

A jornalista Simone Zuccolotto, que comanda o Cinejornal, vai apresentar os dez curtas-metragens que vão concorrer ao prêmio de R$ 50 mil.

O filme ganhador será escolhido por um júri formado por apresentadores do Canal Brasil: Lázaro Ramos, Charles Gavin, Mojica Morins, Paulo Cesar Peréio, Domingos de Oliveira e Priscila Rozenbaum, Leona Cavalli e Amir Labaki, entre outros.

O anúncio será realizado em evento no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, no dia 28, às 19h, em cerimônia com apresentação do ator e diretor Fernando Ceylão e pocket show de Moska, que comandam, respectivamente, os programas "Amorais" e "Zoombido". O filme vencedor será exibido no dia 28 de setembro, às 23h30.

Em 2008, o Canal Brasil premiou os concorrentes com R$ 10 mil por filme, ganhando em contrapartida o direito de exibir os trabalhos com exclusividade. A premiação – que conta com um júri formado por jornalistas especializados em cinema dos principais veículos do país – tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas, contemplando os vencedores na categoria curta-metragem, além de exibir o filme durante a programação do Canal Brasil.

Grande Prêmio M1ND Canal Brasil de Curtas-Metragens

Dia 22, terça-feira, às 22h

"Os Filmes Que Não Fiz" – Premiado no Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo.

Sinopse: O curta-metragem mostra de forma divertida e cínica a filmografia de um realizador completamente desconhecido que possui muitos projetos e roteiros, mas não tem nenhum filme produzido. Ou seja, a filmografia de um diretor sem filmes. Para a montagem, foram produzidos trailers de cinco trechos de obras nunca filmadas. Dirigido por Gilberto Scarpa, o filme conquistou os troféus de melhor filme na categoria e direção de arte no Cine-PE; melhor curta eleito pelo júri popular no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, no Brazilian Film Festival de Toronto e no Festival de Cinema de Juiz de Fora.

"Café com Leite" – Premiado no Festival de Brasília.

Sinopse: Rodada na cidade de São Paulo, a estreia de Daniel Ribeiro na direção acompanha a história de um casal homossexual que precisa mudar de planos do dia para a noite. Danilo (Daniel Tavares) estava prestes a sair de casa para morar com o namorado, Marcos (Diego Torraca), quando os pais morrem em um acidente. O rapaz deve, então, cuidar do irmão caçula, Lucas (Eduardo Melo). A produção levou o ganhou os troféus de melhor curta-metragem nos festivais de Berlim, Miami (EUA) e no Florianópolis Audiovisual Mercosul, além do Prêmio do Público no Festival GLBT de Turim (Itália).

"Remo Usai – Um Músico para o Cinema" – Premiado no Festival É Tudo Verdade.

Sinopse: Dirigido por Bernardo Uzeda, o documentário remonta a trajetória de Antonio Remo Usai, compositor que, embora não esteja na ativa, ainda é o mais produtivo da história do Cinema Brasileiro. Entre 1957 e 1985, o músico assinou a trilha sonora de mais de cem longas, entre dramas, policiais, comédias, pornochanchadas e clássicos do Cinema Novo. Em 2008, "Remo Usai – Um Músico para o Cinema" ganhou o troféu de melhor documentário em curta metragem no festival É Tudo Verdade.

"Um Ramo" – Premiado no Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema.

Sinopse: O universo sobrenatural inspira o roteiro do curta-metragem dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra. O título do filme é o primeiro sinal da metamorfose que perpassa a vida de Clarisse (Helena Albergaria), jovem professora que descobre uma pequena folha crescendo em seu braço e deturpando seu corpo. Dentre os troféus recebidos, os Mucuripes nas categorias atriz e diretor no Cine Ceará; além do Calunga de melhor curta-metragem em 35mm no Cine PE; todos em 2008. No ano anterior, faturou o Descoberta Kodak de melhor curta-metragem da Semana da Crítica em Cannes.

"O Guardador" – Premiado no Cine PE – Festival Audiovisual do Recife.

Sinopse: Em um dos laboratórios que compõem o Setor de Anatomia da Universidade Federal da Paraíba, o documentarista Diego Benevides encontra Fernando Batista Guimarães. Cercado por estantes repletas de esqueletos e ossos humanos, ele revela seu inusitado ofício: cuidar dos cadáveres utilizados nas aulas práticas da instituição. Com 37 anos de profissão, o técnico em anatomia e necropsia fala sobre a paixão por aquilo que faz, explica a maneira correta de tratar o material de estudo dos alunos e mostra suas "ferramentas de trabalho". Em 2008, o Cine PE – Festival do Audiovisual concedeu à produção o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio da Crítica.

Dia 23, quarta-feira, às 22h

"Dossiê Rê Bordosa" Premiado no Anima Mundi

Sinopse: Fama? Ego inflado? Espírito de porco? Quais os reais motivos que levaram o cartunista Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação no auge da fama? Animada em stop motion, a produção investiga os bastidores deste vil crime. Cesar Cabral "costurou" em massinha entrevistas de Angeli, criador dos personagens da revista Chiclete com Banana; do editor Toninho Mendes; do cartunista Laerte; do psicólogo Tales Ab'Saber e de outros "cúmplices".

Sucesso absoluto nos principais festivais de cinema por onde passou, o documentário de Cesar Cabral ganhou mais de 50 troféus, dentre os quais, em 2008, o de melhor animação brasileira e curta-metragem no Anima Mundi, tanto na edição do Rio quanto na de São Paulo; melhor curta eleito pelos júris oficial e popular no Festival de Paulínia; melhor roteiro e montagem em Gramado; menção honrosa no É Tudo Verdade; melhor roteiro e trilha sonora no Cine-PE; eleito entre os 10 filmes favoritos pelo público no Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo; prêmio do júri popular no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro; e melhor animação internacional no Festival de Cinema de Viña del Mar (Chile). Em 2009, já faturou os títulos de melhor curta de animação no Prêmio Vivo da Academia Brasileira de Cinema, no Los Angeles Brazilian Film Festival e no FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul; Prêmio FIESP/SESI do Cinema Paulista; melhor curta eleito pelo júri popular no Curta Brasil – São Paulo Film Comission e na Mostra de Cinema de Tiradentes; melhor direção de arte no Brazilian Film Festival de Miami e menção honrosa no Festival de Cinema de Huesca (Espanha).

"Booker Pittman" – Premiado no Festival de Gramado

Sinopse: Rodrigo Grota dirige a cinebiografia do saxofonista norte-americano Booker Pittman. O curta-metragem conta com os atores Edson Montenegro e Cleo de Paris no elenco. A tumultuada trajetória do músico, conhecido como Mestre Buca por aqui, ganha contornos poéticos no filme. Além do Prêmio Aquisição Canal Brasil, o curta-metragem também ganhou no Festival de Gramado os troféus de melhor música e direção de arte. Rodrigo Grota levou para casa ainda o Prêmio da Crítica e o Especial do Júri na noite do evento.

"A Cidade e o Poeta" – Premiado na Mostra de Cinema de Tiradentes

Sinopse: Rafael Queiroga, Bete Mendes e Jorge Teixeira, dentre outros atores, tornam-se personagens do povo no curta-metragem de Luelane Corrêa. O filme relata histórias do cotidiano em volta da estátua construída em sua homenagem, no calçadão de Copacabana, zona sul do Rio. Através de depoimentos, cidadãos comuns e personalidades como a escritora Teresa Cristina Meireles de Oliveira relembram o dia-a-dia de um dos poetas mais reconhecidos no cenário das Letras. Em 2007, melhor curta documentário no Grande Prêmio Vivo de Cinema e o Prêmio Cine Santa no Vitória Cine Vídeo.

"A Cauda do Dinossauro" Premiado no FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul.

Sinopse: Dirigido por Francisco Garcia, o filme é baseado em texto original do cartunista Angeli, sob o pseudônimo de Ed Campana, publicado em 1986 na revista Chiclete com Banana. No submundo decadente de uma cidade em ruínas, onde nada mais é permitido e os seres sexuados estão em extinção, uma mulher busca o último dos prazeres com o único homem disponível. Antes de morrer, o Último dos Escrotos (Mário Bortolotto) deve passar a libido para uma Virgem (Christiane Tricerri). Um diálogo irônico sobre o pseudoliberalismo sexual e religioso oitentista, drogas, Aids, imperialismo americano e movimento underground representados nos quadrinhos de Angeli.

O curta-metragem recebeu o Prêmio ABC de melhor fotografia; melhor direção de arte no FAM; fotografia e atriz no Curta Santos; todos em 2008. No exterior, participou das seleções do Festival Brasil Noar de Barcelona, Mostra de Cinema em Leipzig (Alemanha) e Los Angeles Brazilian Film Festival.

"Muito Além do Chuveiro" – Premiado no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro

Sinopse: Histórias de catarse, alegria e amizade num documentário dirigido e roteirizado por Poliana Paiva. Adeptas da moda do karaokê, pessoas comuns soltam a voz na noite do Rio de Janeiro. A produção busca desvendar os sentimentos que rondam os pop stars populares, aqueles que se realizam com pequenos shows e têm como plateia os outros frequentadores do bar. O filme recebeu menção honrosa no Vitória Cine Vídeo e o troféu de melhor filme no Araribóia Cine, em Niterói (RJ).

Sobre a M1ND

A M1ND é uma empresa genuinamente brasileira, nascida em 2004 como um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços para telefonia móvel. Presidida por Alberto Magno, sócio de outras empresas do segmento televisivo, como a AS TV, a Broadcast e o Canal Brasil, a M1ND apresenta como core business o desenvolvimento de soluções para TV pelo celular.

No ano passado, a M1ND investiu de maneira significativa em tecnologia, construindo seu próprio head end, no Rio de Janeiro, de onde é capaz de receber, captar, decodificar, encodar e transmitir qualquer sinal de áudio e vídeo, seja ele via satélite, fibra ou mídia. Com mais de 200 mil assinantes, a empresa é líder em soluções para Mobile TV no Brasil, detendo mais de 45% do mercado nacional. Para saber mais acesse: www.m1nd.com.br

Exibição dos curtas concorrentes:

Horários: terça, dia 22/09, às 22h e quarta, dia 23/09, às 22h.

Alt.: madrug. ter./qua., dia 23/09, às 2h30 e madrug. qua./qui., dia 24/09, às 2h30.

Exibição do Curta Vencedor:

Horário: sábado, dia 26/09, às 22h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado