CONSUMO INFANTIL É TEMA DE DOCUMENTÁRIO NA TV CULTURA



Nesta quinta (15/10), a emissora apresenta Criança, a alma do negócio, que reflete sobre o impacto da publicidade na formação de crianças e adolescentes



O efeito da publicidade no comportamento e nos valores das crianças é o mote do documentário Criança,a alma do negócio, que a TV Cultura apresenta nesta quinta-feira (15/10), às 23h10, no Especial Cultura.



Dirigido pela cineasta Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, o filme promove uma reflexão sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa impactam na formação de crianças e adolescentes, uma vez que o mercado infantil no Brasil movimenta 130 bilhões de reais por ano, segundo pesquisa realizada pela revista Exame, da editora Abril.



A obra mostra que hoje em dia as crianças preferem ir ao shopping ou ver TV a brincar, conhecem marcas pelo logotipo e, apesar de terem uma vasta coleção de brinquedos e jogos, sempre se encantam pelos novos lançamentos.



Realizado em São Paulo, o documentário traz depoimentos de pais e filhos, além de entrevistas com educadores, sociólogos, pesquisadores, psicanalistas e outros especialistas que se dedicam ao tema.



Para Ana Lúcia Villela, presidente do Instituto Alana e mestre em Educação, a publicidade fala diretamente com a criança, de forma premeditada. "Por que usar bichinhos no meio das propagandas e falar numa linguagem bastante infantil? Porque hoje sabe-se que 80% da influência de compra dentro de uma casa vêm das crianças".



Já para Inês Silva Sampaio, coordenadora de pesquisa e mestre em sociologia, "a maior dificuldade que talvez os pais tenham é que eles conversam com as crianças num sábado, num domingo, num dia à noite em casa. Ou seja, de vez em quando. Já a publicidade fala com essa criança todos os dias".



De acordo com dados da Associação Dietética Norte Americana Borzekowiski Robison, bastam apenas 30 segundos para uma marca influenciar uma criança. Além disso, segundo recente pesquisa do IBGE, a criança brasileira é a que mais assiste TV no mundo, com uma média de 4 horas e 50 minutos.



Ficha Técnica

Direção: Estela Renner
Ass. de direção: Camila Battistelli
Produção: Marcos Nisti - Maria Farinha Produções
Roteiro: Estela Renner e Renata Ursaia
Gênero: Documentário
Classificação indicativa: livre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado