Documentários lembram os 20 anos da queda do muro de Berlim


Nos dias 8 e 9 de novembro (domingo e segunda-feira), o GNT lembra os 20 anos da queda do muro de Berlim. A faixa "GNT.doc" exibe os documentários inéditos "O Muro de Berlim – Fuga para a Liberdade" no domingo, e "Berlim: Onde Está o Muro"na segunda-feira. A construção, que dividia a capital alemã, foi derrubada no dia 9 de novembro de 1989, mas ainda mantém marcas no país.

O primeiro dos filmes, "Muro de Berlim – Fuga para a Liberdade", mostra a história do muro, através de imagens de arquivo nunca antes exibidas. Para o lado ocidental, era um símbolo odiado das tensões de Guerra Fria. Já para o lado oriental, representava um obstáculo mortal para a liberdade. O documentário lembra histórias de berlinenses do leste que ousaram desafiar as autoridades e o muro de Berlim nas tentativas de libertação. Através de enormes túneis sob o muro, em porta-malas de carros, ou voando por sobre o muro, estes alemães tentavam chegar no lado oeste. Ele tem a narração e apresentação de Silio Boccanera.

"Berlim: Onde Está o Muro" traz uma perspectiva do presente e se propõe a responder às seguintes perguntas. O muro de concreto simplesmente desapareceu no ar? Onde estão os restos da construção que separou tantas famílias e acabou com tantas vidas? E as pessoas que guardaram como lembrança um pedaço do muro, que histórias têm para contar? Guardaram como souvenir ou para fazer algum negócio com o que restou?

O documentário constata que o objeto ainda está presente tanto na memória quanto na vida dos alemães. Mistérios e extravagâncias cercam o uso das sobras do muro, que deixou verdadeiras lacunas na paisagem da cidade. O documentário, dirigido por Eike Sasse, localiza partes do muro comercializadas pelas ruas da Alemanha, e até mesmo em outros países, em lugares jamais imaginados.

 

O Muro de Berlim – Fuga para a Liberdade – INÉDITO

GNT – Canal Globosat

No ar domingo, dia 8, à 0h30

Horário alternativo: sexta-feira, dia 13, às 5h

 

Berlim: Onde Está o Muro – INÉDITO

GNT – Canal Globosat

No ar segunda-feira, dia 9, às 21h

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado