Eurochannel celebra os gênios da música erudita Gennady Rozhdestvensky e Sergei Prokofiev

Apesar do passado político autoritário e controverso, a Rússia se tornou uma das mais fortes referências da música erudita mundial. Sem estímulos e mantidos sob permanente vigilância, alguns músicos e compositores russos buscaram melhores oportunidades fora do país, enquanto outros enfrentaram obstáculos em busca de reconhecimento. No dia 5/11, quinta-feira, a partir das 22h, oEurochannel homenageia o talento de dois grandes nomes da música clássica em especiais exclusivos: o documentário Cenas da Vida Musical na Rússia Stalinistacentrado no maestro Gennady Rozhdestvensky, e o concerto Zdravitsa - Cantata de Prokofiev, obra-prima do compositor Sergei Prokofiev.

 

Cenas da Vida Musical na Rússia Stalinista

 

Dirigido por Bruno Monsaigeon, Cenas da Vida Musical na Rússia Stalinista narra as dificuldades que os músicos tiveram para conseguir desenvolver a carreira na Rússia do século XX. O filme revela esse aspecto não tão conhecido da história musical do país por meio de relatos de quem a viveu, com destaque especial para o maestro Gennady Rozhdestvensky.

 

Referência do Teatro Bolshoi (Rússia), e convidado por diversos países para conduzir concertos sinfônicos e produções de óperas, Rozhdestvensky já regeu orquestras conceituadas, como as Orquestras Sinfônicas da BBC (Reino Unido) e de Viena, a Filarmônica de Estocolmo e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

 

O diretor do documentário, Bruno Monsaingeon, é violinista, mas ao longo dos últimos 30 anos dedicou a maior parte de seu tempo à realização de filmes sobre grandes músicos, como Nadia Boulanger, Viktoria Postnikova, Gennady Rozhdestvensky, Murray Perahia, Michael Tilson Thomas, Zoltan Kocsis, Friedrich Gulda, Paul Tortelier, Julius Katchen, Marie-Claire Alain, Valery Sokolov e, principalmente, Yehudi Menuhin e Glenn Gould. Em parceria com esses dois últimos, o diretor fez seus filmes mais aclamados pelo mundo, como The Open Wall, Menuhin in China e The Goldberg Variations.

 

Eurocinema: Cenas da Vida Musical na Rússia Stalinista

Estreia dia 5/11 (quinta-feira), às 22h

 

Cenas da Vida Musical na Rússia Stalinista (The Red Baton: The Scenes of Musical Life in Stalinist Russia, França, 2004)

Direção: Bruno Monsaigeon

Duração: 60 minutos

Gênero: Documentário

Sinopse: De 1917 a 1990, a União Soviética era um local que apresentava um fascinante paradoxo. Em meio a um ambiente de constantes dificuldades materiais e de violência psicológica, e até mesmo terror, floresceu uma das mais ricas e intensas atividades musicais do século XX. Brilhantes músicos, compositores, bailarinos e orquestras exerceram suas artes durante esses 70 perigosos anos, nos quais tiveram de conviver com condições que, de tão precárias, chegavam a ser grotescas. O filme conta essa parte da história com base em relatos de quem a viveu, como o maestro Gennady Rozhdestvensky, nascido em 1931, filho de pai maestro e de mãe cantora. Músicos como Prokofiev, Shostakovich e Schnittk trabalharam com ele, além de outros grandes nomes que atuaram ao seu lado: Oistrakh, Gillels, Richter e Rostropovich. Juntos, eles sobreviveram a momentos de tirania, como os praticados pela União dos Compositores, a perseguição aos músicos judeus e à prática de música didática, ordenada por Stálin e Zhdanov.

 

Zdravitsa - Cantata de Prokofiev

 

Depois de excursionar por países como Estados Unidos, França e Alemanha, e ser reconhecido por suas composições originais, mesclando melodias e elementos de instrumentação diferenciados, Sergei Prokofiev retorna à União Soviética, onde é denunciado por formalismo burguês. Para conquistar apoio das autoridades russas, o compositor e pianista passou a compor obras políticas, entre elas a cantata Zdravitsa.

 

Produzida em 1939, em comemoração ao aniversário de 60 anos de Stálin, e conduzida pelo próprio maestro Gennady Rozhdestvensky, a cantata foi inspirada em canções folk de teor político, adaptadas ao gênero lírico. Embora as letras soem com certo tom de revolta, a musicalidade revela harmonias e ritmos característicos do consagrado compositor.

 

Eurocinema: Zdravitsa – Cantata de Prokofiev

Estreia dia 5/11 (quinta-feira), às 23h

 

Sinopse: Conduzida originalmente por Nikolai Golovanov, em 1939, a Cantata de Prokofiev foi produzida para celebrar o 60º aniversário de Josef Stálin. O Eurochannel apresenta o concerto escrito por Sergei Prokofiev, sob regência de Gennady Rozhdestvensky, maestro russo que, aos 78 anos, coleciona até mesmo uma indicação ao Oscar pela trilha sonora de O Ballet Bolshoi (The Bolshoi Ballet, 1957).

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado