‘Peça Piloto’ desvenda o processo criativo de marcas e estilistas emergentes


O PRIMEIRO EPISÓDIO INÉDITO VAI AO AR NO DIA 
13 REVELANDO OS SEGREDOS DA MARCA 'GÊMEAS'

"Peça Piloto" é o novo programa sobre moda que o GNT estreia na sexta-feira, dia 13. Com direção de cinco jovens diretores estreantes na televisão – Alice Gomes, João Cândido, Patrícia Fróes, Gustavo Scofano e Bruna Benvegnú –, "Peça Piloto" vai mostrar aos assinantes o processo criativo de oito marcas e estilistas em ascensão, captando suas ideias e criações, desde a etapa de escolha de referências e conceituação, passando por todo o processo de desenho das roupas e escolha de tecidos, até a preparação e execução de um editorial de moda, como um preview para a coleção de inverno 2010.

O primeiro episódio mostra a marca "Gêmeas", criada pelas irmãs catarinenses Carolina e Isadora Krieger, ambas com 33 anos. As duas estilistas começaram com uma loja na Galeria do Rock, em São Paulo, onde vendiam peças selecionadas. Hoje, participam dos desfiles da "Casa dos Criadores", evento de moda que revela novos estilistas.

Para a coleção inverno 2010, as irmãs trabalham com o tema "elementos". Tecidos leves e muita transparência dão a tônica das peças. A inspiração vem do amor que as duas sentem pela fotografia e pela poesia, e pesquisa nunca é pouco para o processo criativo. Para a coleção com o tema "poetisa", desfilada na "Casa dos Criadores", fotos de Clarice Lispector e de Cecília Meirelles foram estudadas.

Antes de partir para o interior de São Paulo, onde está a costureira Lenita, Carolina deixa tudo pronto: tecidos comprados e aviamentos feitos. "A Carol vem 15, 20 dias antes do desfile, fica junto, faz as provas", conta a costureira predileta das gêmeas, que ainda dá conta de toda a produção para as lojas ao fim dos desfiles. No interior, as irmãs aproveitam momentos de descontração, sempre juntas. "Tudo na vida a gente passou juntas. Sempre tenho a ela e ela sempre tem a mim. A gente trabalha junta, tem a marca junta, o guarda-roupa é o mesmo, a gente dorme junto na mesma cama", conta Isadora.

O episódio mostra ainda todo o processo que leva a uma sessão de fotos. Desde a escolha da modelo até os imprevistos passados na produção. Em vez de uma bela paisagem de entardecer, o tempo estava nublado, com bastante vento. O resultado final, porém, agradou Carolina e Isadora, que conseguiram passar a sensação de leveza com as roupas esvoaçantes.

 

Ficha técnica do editorial de moda

Julia Liberati – produção

Rafael Assef – fotógrafo

Vanessa Rozan – maquiadora

Vito Mariella – cabeleireiro  

Janini Gertz – modelo

 

Sobre 'Peça Piloto'

No programa, a passarela é apenas uma consequência, o grand finale de todo um trabalho pensado e esmiuçado para que a plateia e o público em geral apreciem o estilo único de cada peça, específicas de uma marca ou estilista. A cada semana conheceremos um pouco mais sobre uma das marcas selecionadas, o jeito de cada estilista e o seu dia a dia, assim como a metodologia de trabalho de cada um deles. Ao final do programa, veremos o resultado da criação de três looks para um editorial fotográfico profissional. "Peça Piloto", produzido em parceria com Seda, conta ainda com a valiosa consultoria de sete dos melhores experts em cabelo do mundo.

Diretores

Alice Gomes – Produtora, diretora e roteirista, trabalha com produção audiovisual desde 2002, sempre à frente das produções da Glaz Video. Dirigiu e produziu o documentário de curta-metragem "10 anos dos Laboratórios de Roteiro no Brasil", uma produção para Esmeralda Produções, exibido na abertura do Laboratório SESC Rio de Roteiros para Cinema de 2007, na tenda do Festival do Rio. Como assistente de direção trabalhou nos longas-metragens "Inesquecível(2007), de Paulo Sérgio Almeida; e "Cazuza – O tempo não pára", de Sandra Werneck e Walter Carvalho. Com formação em jornalismo atua também com pesquisa de mercado cinematográfico e organização de seminários sobre cinema. Trabalha desde 2001 como jornalista e pesquisadora para o informativo FilmeB (www.filmeb.com.br). Trabalhou com Carla Esmeralda na coordenação de produção do Laboratório SESC Rio de Roteiros para Cinema Infantil, em 2004; do VI Laboratório Sundance de Roteiros no Brasil, em 2002; e do I Programa para o Desenvolvimento de Roteiro da Secretaria do Audiovisual, em 2001; além das três edições do Brasil Documenta – Fórum Internacional de Documentários, realizadas em 2001, 2002 e 2003 para o canal GNT/Globosat.

Patricia Fróes – Com 24 anos, estudou Artes Plásticas na Escola Panamericana de Arte de São Paulo e Cinema na PUC-Rio. É curadora internacional do Festival de Curtas do Rio de Janeiro desde 2006 e já trabalhou para outros importantes festivais como o Festival do Rio e o Anima Mundi. Com moda, trabalhou como produtora de desfiles para o Fashion Rio e editoriais para marcas como Totem e Nike Sportswear.

João Cândido Zacharias – Com 27 anos é formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, escreveu e dirigiu os curtas "O Primeiro Grito" (2004), "go or go ahead" (2006) e "Aquário" (2007). Para TV, integrou a equipe de roteiristas da nova série "Teca na TV" (2007), exibido pelo canal Futura. Foi assistente de direção do curta-metragem "Tá" (2008), premiado no Festival de Berlim do mesmo ano.

Gustavo Scofano – Tem 25 anos, é formado em Radio e TV pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou com seleção de conteúdos para os canais Globosat entre 2005 e 2006; na curadoria de filmes para o Festival do Rio e na programação/distribuição de filmes do Grupo Estação, principal circuito de cinema arte do Rio de Janeiro, entre 2007 e 2009.

Bruna Benvegnú – Tem 26 anos e é formada em Produção Editorial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bruna trabalhou na editora Jorge Zahar Editor como produtora gráfica.

 

Peça Piloto
GNT - Canal Globosat 
No ar toda sexta-feira, às 23h30

Horários alternativos: sábados, às 4h; domingos, às 14h30 e quartas-feiras, às 14h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado