Programação da Rádio Cultura FM (29/11 a 6/12)

TEATRO DE ÓPERA

Domingo, 29 de novembro de 2009, às 15h

Apresentação: Maestro Walter Lourenção

Produção: Adriana Braga

 

O programa Teatro de Ópera apresenta no domingo, dia 29/11, às 15h, a ópera Guilherme Tell, do compositor italiano Gioacchino Rossini (1792-1868).

A gravação que será apresentada foi realizada em Londres, em setembro de 1978 e nos meses de junho e agosto de 1979, e traz o barítono Sherrill Milnes no papel de Guilherme Tell, o tenor Luciano Pavarotti como Arnoldo, e a soprano Mirella Freni como Matilde. Sob regência de Riccardo Chailly, o concerto é executado pela Ambrosian Opera Chorus e Orquestra Filarmônica Nacional.

 

Guilherme Tell é a última das óperas de Rossini e sua primeira no estilo da Grande Ópera Francesa. O libreto é de Étienne de Jouy, com revisão de Hippolyte Louis Florent Bis, baseado na peça Wilhelm Tell (Guilherme Tell em alemão), de Schiller.

 

A estreia da peça foi na Opéra de Paris, em 3 de agosto de 1829. O sucesso foi enorme e, por isso mesmo, o compositor causou grande espanto quando decidiu se retirar da vida musical logo depois da primeira execução de Guilherme Tell. Rossini passou os últimos 40 anos de sua vida praticamente sem escrever música. Só voltou a compor no final de seus anos algumas obras sacras e peças para piano solo.

 

 

 

TEMA E VARIAÇÕES

Segunda-feira, 30 de novembro, às 11h

Apresentação: Maestro Júlio Medaglia

Produção: Marta Fonterrada

 

O Advento

A edição de segunda-feira é dedicada ao advento, período que se inicia no quarto domingo que antecede o Natal. O advento é o primeiro tempo do ano litúrgico. Para os cristãos, é um tempo de preparação, alegria e expectativa para a chegada de Jesus.

O programa Tema e Variações celebra a entrada do advento com missas, responsórios e outras obras musicais.

No ar de segunda a sábado, às 11 horas.

 

 

TEMA E VARIAÇÕES

Terça-feira, 1º de dezembro, às 11h

Apresentação: Maestro Júlio Medaglia

Produção: Marta Fonterrada

 

No dia 1º de dezembro, o programa Tema e Variações fala de compositores que, em algum momento de suas vidas, se esconderam atrás de pseudônimos. Alguns faziam porque queriam, outros porque precisavam.

O compositor Fernando Lobo era engenheiro e assinava suas composições como Marcelo Tupinambá. Já Francisco Mignone, quando compunha música popular, usava o nome Chico Bororó.

 

Outro exemplo é o de Robert Schumann. O músico e pianista alemão usava os nomes Eusebius e Florestan para creditar as anotações do seu diário e as críticas que escrevia para a Nova Gazeta Musical, um periódico criado por ele em 1834. O programa vai tocar o Carnaval Op. 9, composição de Schumann que faz referência aos dois pseudônimos.

 

 

SALA DE CONCERTO

Sexta-feira, 4 de dezembro, às 21h

Apresentação: Alfredo Alves

Produção: Adriana Braga

 

Esta edição de Sala de Concerto traz a apresentação do grupo CONCERTO KÖLN, com a participação da mezzo-soprano Vivica Genaux, na Temporada Internacional de Concertos 2009, da Sociedade de Cultura Artística. Uma gravação realizada com exclusividade pela Rádio Cultura FM, em maio deste ano, na Sala São Paulo.

 

No programa, obras de Georg Friedrich Haendel, Antonio Lucio Vivaldi e Johann Adolf Hasse.

 

Fundado em 1985 por um grupo de jovens músicos vindo de diversas escolas da Europa, o CONCERTO KÖLNtem sede na cidade alemã de Colônia. A escolha do repertório desta orquestra de câmara recai, em grande parte, sobre a música do século XVIII. O grupo realiza turnês freqüentes pela América, Ásia, além de apresentações por quase todos os países europeus.

 

 

PIANÍSSIMO

Domingo, 06 de dezembro, às 14h

Apresentação: Pianista Gilberto Tinetti

Produção: Adriana Braga

 

Ciclo Evgeny Kissin – Parte 1

 

Na edição deste domingo, Gilberto Tinetti dá início ao ciclo dedicado ao pianista russo Evgeny Kissin. Este ciclo, formado por quatro programas, seguirá por todos os domingos do mês de dezembro.

No primeiro programa serão apresentadas obras de Frédéric Chopin: o Concerto nº 1 em mi menor para piano e orquestra; o 1º movimento, Maestoso, do Concerto nº 2 em fá menor, Op. 21, e a Mazurca, Op. 63 nº 2 em fá menor.

 

Todas essas peças fazem parte do primeiro CD lançado por Evgeny Kissin, gravado ao vivo, na Grande Sala do Conservatório de Moscou, em 1984, quando o pianista, nascido em outubro de 1971, tinha apenas 12 anos.

 

Nas gravações dos Concertos, Evgeny Kissin é acompanhado pela Orquestra Filarmônica de Moscou, sob a regência de Dmitri Kitaenko.

 

Pianíssimo é apresentado diariamente na Cultura FM às 14h, sendo reapresentado à 01h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado