Rádio Justiça, operada pela FPA, é a vencedora mundial do ICDB 2009

A emissora leva para casa o título de melhor programação do mundo veiculada no

Dia Internacional da Criança na Mídia, do Unicef

 

A Rádio Justiça – operada pela Fundação Padre Anchieta - recebeu nesta terça-feira (10), na sede da ONU, em Nova York, o prêmio mundial do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) de melhor programação entre os participantes do ICDB 2009 – International Children's Day of Broadcasting, o Dia Internacional da Criança na Mídia, realizado em 1º de março de 2009.

A equipe da emissora, representada por Madeleine Lacsko, coordenadora da Rádio, esperava receber somente o prêmio de melhor programação das Américas e Caribe, anunciado anteriormente. Mas acabou sendo surpreendida pelo reconhecimento mundial do projeto.  "No momento em que anunciaram o ganhador mundial foi uma surpresa, uma grande emoção. Esse prêmio é dado para rádios há dois anos; antes era voltado só para emissoras de televisão, e os únicos países que já ganharam foram a China e agora o Brasil, pela Rádio Justiça. A gente se sente muito honrado de trazer o nosso país para esse patamar", diz Madeleine.

A Rádio Justiça dedicou 24 horas de sua programação ao público infanto-juvenil, com um diferencial: quem planejou, produziu e apresentou foram as próprias crianças e adolescentes, todos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal e, também, ligados a instituições públicas. Jovens, de cinco a 18 anos, entrevistaram promotores, juízes, professores universitários e o rapper Mano Brown. Além disso, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, Eros Grau, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski também foram ouvidos pelos pequenos.

"Estávamos procurando uma pauta voltada para a infância e adolescência, e então ficamos sabendo dessa programação sugerida pelo Unicef. O proposto era produzir um único programa de criança e adolescente, e não 24 horas de programação. Conseguimos fazer um projeto maior do que o esperado, chegando a todas as escolas públicas do Distrito Federal, a todos os centros de atendimento social, e a todos os centros onde há menores em conflito com a lei, em internação ou cumprindo outro tipo de medida social", completa Madeleine.

Todos os anos, mais de 100 nações produzem conteúdo especial para o Dia Internacional da Criança na Mídia. A Rádio Justiça é a primeira emissora brasileira a ganhar o prêmio mundial do UNICEF por trabalhos realizados junto ao público infanto-juvenil. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado