Especial da TV Cultura faz retrospectiva do clima em 2009



Linha do Tempo relembra os principais acontecimentos climáticos do Brasil e do mundo,
da chuva que fez São Paulo parar ao encontro de líderes de estado no COP-15, em Copenhague

No dia 8 de dezembro deste ano São Paulo parou. Uma chuva que há muito tempo não se via na cidade, em um único dia destruiu casas e automóveis, interditou ruas e avenidas principais, alagou bairros periféricos, enfim, causou um imprevisível transtorno urbano. O resultado deste caos é o ponto de partida do especial Linha do Tempo, da TV Cultura, que entrará na grade dia 30/12 (quarta-feira), às 23h30. Nele, serão revistos os principais assuntos e acontecimentos climáticos ocorridos ao longo do ano.

Com dinamismo, o programa resgata diversos casos de desequilíbrio ambiental que assolaram diversas regiões do Brasil e do mundo em 2009. A avassaladora enchente em Santa Catarina, as chuvas torrenciais em Minas Gerais, a inversão climática no nordeste brasileiro, o derretimento do gelo da Cordilheira do Himalaia, na Ásia, e a neve que literalmente encobriu, em dezembro, boa parte da Europa são alguns dos fenômenos naturais que estruturam o roteiro da retrospectiva, dividida em três blocos e conduzida por uma narração em off.

A repercussão do COP-15 também entra no especial. O evento realizado em Copenhague, na Dinamarca, reuniu representantes de 193 países para discutir o panorama do clima mundial. Foi considerado por muitos como frustrado, sobretudo por terminar sem um acordo entre nações.

Linha do Tempo ainda traz depoimentos do físico Paulo Artaxo. Ele, que também é membro do Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC), explica o porquê de certos eventos climáticos. Entrevistas pontuais ilustram a atração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado