Eurochannel exibe maratona especial de Coleção de Artistas




Dia 12/12, sábado, a partir das 13h, o Eurochannel apresenta maratona especial de Coleção de Artistas, série que revela o universo, a trajetória e as obras de pintores e escultores que marcaram a história. O talento de Monet, Renoir, Rodin, Rousseau, Picabia e Duchamp ilustram a maratona.

Além das motivações, ambições e objetivos que fizeram desses artistas personalidades únicas, os programas mostram, de forma exclusiva, as particularidades e os encantos de suas produções.

Euromagazine: Coleção de Artistas

Maratona 2

Dia 12/12 (sábado), às 13h

Monet

Sinopse: Monet (1840-1926) foi um dos grandes pintores da Humanidade e um dos mais importantes representantes do impressionismo. Uma de suas principais pinturas, Impressão: Nascer do Sol batizou esse movimento artístico. Como temática principal, suas obras de arte retratavam as paisagens da natureza. Monet trabalhava cores e luzes de forma harmônica para criar imagens belas e fortes. Entre suas obras mais famosas estão as pinturas da catedral de Rouen (1892-1894), onde o artista retratou sua construção em diversos momentos do dia.

Renoir

Sinopse: Pinturas, desenhos, fotografias e retratos de família reconstroem a vida do inesquecível Renoir que, mesmo tendo uma vida dolorosa, principalmente nos últimos dias de sua existência, construiu uma trajetória artística extremamente alegre. O prazer de pintar, inclusive, é uma de suas marcas. Amante de tudo que é belo e gracioso, Renoir tinha preferência por retratar figuras humanas, especialmente mulheres

Rodin

Sinopse: Um dos mais famosos escultores do mundo, o francês Auguste Rodin teve uma trajetória difícil no século XIX. Depois de passagem medíocre pela escola e de ter falhado três vezes na Escola de Belas Artes, ele causou um grande escândalo quando exibiu uma de suas esculturas pela primeira vez em um salão. Ele chegou a trabalhar para outros artistas, como um mero auxiliar. Depois de muita obstinação, Rodin atingiu seus objetivos e atualmente é considerado um dos mais importantes escultores mundiais.

Rousseau

Sinopse: A arte de Rousseau parece simples em um primeiro olhar. No entanto, com um pouco mais de atenção é possível identificar uma sensibilidade espantosa. De origem humilde, o pintor precisou ignorar sua vocação artística e arrumar um emprego formal. Seu debut no mundo da arte foi ocorrer apenas aos 41 anos de idade. Mesmo com o apoio de Apolinaire e Picasso, foi difícil para Rousseau atrair a atenção para suas obras. Para ele, o objetivo da arte é promover a harmonia e a liberdade. Com isso, suas telas são expressões de amor e fraternidade, um mundo utópico no qual selvas e alegrias adornam a civilização.

Picabia

Sinopse: Pintor, poeta, roteirista e, sobretudo, polêmico. Este era Francis Picabia, uma das principais figuras artísticas do século XX. Amigo próximo de Marcel Duchamp, ele explorou a pintura para ampliar seu campo de visão sobre a arte, ao mesmo tempo em que a reinventava. Buscando novos caminhos, ele nunca cedeu às ofertas de lucros e vantagens, recusando quaisquer tentações de seguir as regras de mercado e do chamado "bom gosto". Porta-voz da liberdade, ele não deu ouvidos aos críticos de arte – e até hoje os assusta e desconcerta.

Duchamp

Sinopse: Renomado artista, Marcel Duchamp muita vezes foi negligenciado pela história. Mesmo assim, ele deixou uma marca duradora no mundo por meio de sua arte inovadora e conceitual. Situado entre o banal e o provocativo, o trabalho dele encantou a América, sobretudo com o explosivo Nu descendant l'escalier (nu descendo a escada). Com base em desenho ilustrado sobre a vida de Duchamp, realizado por Jacques Caumont e publicado em 1977, o programa mostra o destino artístico do artista, bem como os lugares em que viveu e seu espírito revolucionário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado