Osesp integra programação de fim de ano da Rádio Cultura FM


 

Os programas Manhã Cultura, Tarde Cultura, Pianíssimo, Banchetto Musicale Especial e Sala de Concerto trazem canções e peças natalinas de Liszt, BartókMolter, Vivaldi entre outros. E o último dia do ano termina com Beethoven e a Sinfonia nº. 9 em ré menor

 

A Rádio Cultura FM (103,3 mHz) preparou um fim de ano musical com destaques do gênero clássico. No dia 26/12, sábado, a emissora põe no ar, a partir das 15h, o último programa da temporada de concertos de 2009 da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), gravado na Sala São Paulo. A transmissão, exclusiva, será conduzida pela jornalista Roxane Ré.

 

O pianista Arnaldo Cohen e os músicos da orquestra, sob a regência de  Yan Pascal Tortelier, interpretam as peças Abertura Festiva, Op. 96, de Dmitri Shostakovich, Concerto para Piano em lá menor, Op.16, de Edvard Grieg, Abertura Cubana, de George Gershwin, eWest Side Story: Danças sinfônicas, de Leonard Bernstein.

 

Dois dias antes, na véspera do Natal (24/12), os programas Manhã Cultura, das 8h às 10h, e Tarde Cultura, das 15h às 19h, inserem durante a seleção musical mensagens natalinas gravadas por artistas como Tom Zé, Gilberto Mendes, Emanuelle Baldini, Maria José Carrasqueira e Flô Meneses. Depois do recado, a rádio toca uma música a pedido de cada um deles. Convidado para participar da homenagem, André Mehmari, em vez de ler, repassa ao ouvinte uma mensagem em forma de música. O pianista criou temas natalinos especialmente para os dois programas da Cultura FM. Duas composições irão ao ar.

 

Ainda no dia 24/12, o Pianíssimo, programa apresentado pelo pianista Gilberto Tinetti, às 14h, traz duas transcrições de Wilhelm Kempf para os corais: Num komm' der Heiden Heiland, BWV 659 e Wachet auf! Ruft uns die Stimme, BWV 140, de Johann Sebastian Bach. Na seqüência, o pianista italiano Pietro Spada interpreta a série de peças Árvore de Natal (Weihnachtsbaum) de Franz Liszt.

 

Já no dia 25, no mesmo horário, o programa se divide entre transcrições de corais de Bach, incluindo Jesus Alegria dos Homens, na interpretação de Dinu Lipati, e as duas séries de Canções Romenas de Natal, de Bela Bartók.

 

No dia de Natal (25/12), às 19h, Maurício Mário Monteiro conduz a edição especial da série Banchetto Musicale, que vai tocar peças natalinas barrocas de Johann Molter, Vivaldi, Telemann, Corelli, Haendel, Sammartini e Charpentier. Excepcionalmente nesse dia não será apresentado o jornal Atenção Brasil, que, nos dias 28, 29, 30 e 31, às 19h, fará um resumo de tudo o que de mais importante aconteceu na cultura em 2009.

 

E por fim, o programa Sala de Concerto, no dia 25/12, às 21h, apresenta a ópera El Nino, de John Adams. Totalmente adequada ao dia, ela narra períodos bíblicos relevantes, como o nascimento e adoração de Jesus, o Massacre dos Inocentes por Herodes e a fuga para o Egito.

 

* Segue abaixo outros destaques da programação da Rádio Cultura FM

 

METROPOLITAN OPERA - Transmissões da Temporada 2009-2010

Domingo, dia 27 de dezembro, às 15h

Apresentação: Maestro Walter Lourenção

Produção: Adriana Braga

 

Os contos de Hoffmann

 

Dando continuidade às transmissões da Temporada 2009–2010 do Metropolitan Opera House de Nova York, no domingo, dia 27 de dezembro, a Cultura FM apresenta Os contos de Hoffmann, de Jacques Offenbach (1819-1880). No enredo, o personagem Hoffmann conta a alguns estudantes, em uma taberna, histórias de amores passados.

 

 

 

SALA DE CONCERTO

Quinta, 31 de dezembro, às 21h

Apresentação: Alfredo Alves

Produção: Adriana Braga

 

Beethoven – 9ª. Sinfonia

 

Encerrando o ano, no dia 31, às 21h, o programa Sala de Concerto apresenta a Sinfonia nº. 9 em ré menor, Op. 125, de Ludwig van Beethoven.

 

A gravação que será apresentada traz os solistas Jessye Norman (soprano), Brigitte Fassbaender (contralto), Plácido Domingo (tenor) e Walter Berry (barítono). Karl Böhm é o regente à frente da Associação de Concerto do Coro da Ópera de Viena e da Orquestra Filarmônica de Viena.

 

 

CENA BRASILEIRA

Sexta-feira, 1º de janeiro, às 20h

Apresentação e produção: Cynthia Gusmão

 

Jorge Antunes

 

Cynthia Gusmão entrevista o compositor Jorge Antunes, que comenta peças como Erosão e Origem do AmazonasObachirê e aSinfonia em cinco movimentos: o povo brasileiro, de sua autoria.

 

As peças são interpretadas pela Orquestra Sinfônica da Rádio Tcheco-Eslovaca, regida por Roberto Duarte, pelo Maracatu Estrela brilhante do Recife e pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, sob a batuta de  Silvio Barbato.

 

 

METROPOLITAN OPERA - Transmissões da Temporada 2009–2010

Domingo, dia 3 de janeiro de 2010, às 15h

Apresentação: Maestro Walter Lourenção

Produção: Adriana Braga

 

Elektra

 

No domingo, dia 3, às 15h, a Cultura FM apresenta mais uma transmissão da Temporada 2009–2010 do Metropolitan Opera House de Nova York. Em destaque, Elektra, de Richard Strauss (1864-1949).

 

No elenco da montagem do MET estão as sopranos: Susan Bullock (no papel título), Deborah Voigt e Felicity Palmer; o tenor Wolfgang Schmidt e o barítono Evgeny Nikitin. Coro e Orquestra do Metropolitan Opera, sob a regência de Fabio Luisi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado