GNT conta a história de Lena Baker, primeira e única mulher a ser condenada à cadeira elétrica nos Estados Unidos


"A História de Lena Baker" é o segundo filme inédito da programação especial "Histórias Reais", que será exibido dia 14 no GNT, na faixa "Mulheres no Cinema". O filme é baseado em fatos reais que ocorreram com Lena Baker, uma mulher afro-americana nascida nos Estados Unidos racista do início de 1900. Ela foi a primeira mulher a morrer na cadeira elétrica na Geórgia pelo assassinato de seu patrão, que a forçava à escravidão sexual.

No início de 1900, a menina Lena (Tichina Arnold) e sua mãe (Beverly Todd) ganhavam a vida colhendo algodão nas plantações do sul de Cuthbert, na Geórgia. Lena cresceu e começou a trabalhar como prostituta durante os anos de 1920 numa tentativa de ganhar dinheiro suficiente para se mudar para o norte e começar uma vida nova. Ela é presa antes de realizar seu sonho e sentenciada a dez meses de trabalho forçado. Quando saiu da prisão, voltou a morar com a sua mãe. Anos mais tarde, parecia que Lena tinha finalmente superado seus demônios internos. Ela tinha três filhos, não bebia mais, ia a Igreja regularmente e ajudava sua mãe lavando roupa. Mas quando tudo indicava que Lena teria uma vida tranquila e seria capaz de esquecer as dificuldades de seu passado, foi trabalhar com Elliot Arthur (Peter Coyote), um homem branco tirânico conhecido pelo seu temperamento raivoso e por ser um bêbado.

Com o tempo, Lena e Elliot passam a ter um relacionamento complicado, regado a álcool, crueldade e uma problemática necessidade um do outro. Frequentemente ele sequestrava Lena de sua casa e a prendia durante semanas, mantendo-a longe de sua mãe e das crianças. Mas em uma noite, Lena finalmente decide dar um basta e tenta escapar de Elliot. Na luta travada, o revólver que disputam acidentalmente dispara. Elliot Arthur, um homem branco, é morto por Lena Baker, uma mulher afro-americana. Ela é presa logo depois por um xerife (Michael Rooker) que não pode fazer nada em face dos valores morais da época. O julgamento foi rápido e o júri, composto por 12 homens brancos, decidiu que Lena era culpada do assassinato em menos de seis horas. Lena Baker foi executada em 1945 e foi perdoada postumamente em 2005. A direção do filme é de Ralph Wilcox e no elenco, além de Tichina Arnold, atuam Dwayne Boyd, Chris Burns e Kenny Cook.

A HISTÓRIA DE LENA BAKER – INÉDITO

GNT - Canal Globosat
No ar dia 14 de janeiro, quinta-feira
, às 22h

Horários alternativos: sábado, dia 16, às 16h; segunda-feira, dia 18, às 16h; domingo, dia 24, às 8h30

Comentários

Unknown disse…
Contundente,doloroso, absolutamente real uma história de lobo e cordeiro, pensar que tantos foram coniventes nos leva a pensar no quanto a omissão dos que podem, faz a diferença para aqueles que são injustiçados e não tem poder de decisão.
Unknown disse…
Acabo de assistir a História de Lena Baker, exibido pelo GNT...Surpreendente e perturbador, nos coloca frente à uma infeliz realidade, a injustiça...

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado