SUPER 8 – TAMANHO TAMBÉM É DOCUMENTO ESTREIA DIA 4 DE JANEIRO NO CANAL BRASIL






Série dirigida por Clovis Molinari Jr. resgata imagens raras dos anos 70 e 80 gravadas no formato Super-8

Resgatar um estilo cinematográfico praticamente esquecido do grande público é a proposta do diretor Clovis Molinari Jr. em “Super-8 – Tamanho Também é Documento”, que estreia no dia 4 de janeiro, à meia-noite, no Canal Brasil. Em 13 episódios, a série mostra imagens raras e inéditas de filmes gravados em Super-8, formato cinematográfico que surgiu em meados dos anos 60 e inspirou cineastas como Quentin Tarantino, Roman Polanski, Pedro Almodóvar, Ivan Cardoso e Glauber Rocha.

O programa traz uma seleção de produções do final dos anos 1970 e a metade dos 80, período de grande agitação cultural, ditadura militar e guerra fria. Os filmes gravados no formato Super-8 se popularizaram entre as famílias brasileiras por possibilitarem gravações amadoras de baixo custo e boa qualidade, mas logo começaram a fazer sucesso entre cineastas, estudantes e artistas plásticos interessados em fazer um cinema underground, fora do circuito comercial das salas de exibição. O Super-8 funcionou como uma válvula alternativa para quem enfrentou a repressão e a censura que marcaram esse período.

De 1.800 minutos de Super-8 convertidos para vídeo, foram produzidos 13 programas de 30 minutos. Reunidos em episódios temáticos, o programa debate questões como a história do formato, os cinemas doméstico, político e experimental, além de mostrar obras de diretores brasileiros praticamente desconhecidos do grande público. De filmagens domésticas às imagens captadas nas ruas (imagens de protestos, conflitos com a polícia e eventos importantes do processo de redemocratização); do documentário à ficção, da banalidade do dia-a-dia aos momentos que entraram para a História, cada episódio traz filmagens nunca exibidas na televisão brasileira.

A série mostra a diversidade de produções em Super-8, exibindo desde um desenho animado feito diretamente na película, até um filme clandestino feito na cela de Jessie Jane, presa no presídio Tavalera Bruce, em Bangu, além de imagens do velório de Glauber Rocha e da derrubada do histórico prédio da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Rio de Janeiro. Há ainda a apresentação de filmes de cineastas nacionais que produziram obras singulares em Super-8, como Jorge Mourão, José Araripe Jr., Rudi Santos, Edilson Plá e Maurício Lissovsky.

Clovis Molinari Jr. conta que a ideia para a atração surgiu quando ficou responsável pela guarda de um grande arquivo de filmes do formato super-8 no Arquivo Nacional. “Espero que o programa ajude a entender um tipo de cinema e a sua época; revelar filmes que até hoje estão desconhecidos do grande público, e que apareçam cineastas e anônimos que nunca tiveram a chance de mostrar suas gravações”.

Serviço – “Super-8 – Tamanho Também É Documento”
Estreia: 04 de janeiro, segunda-feira, à 0h.
Horário alternativo: De quinta para sexta, às 4h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado