TV Cultura homenageia São Paulo com programas sobre a cidade

 

Crônicas de São PauloHistórias dos Bairros Arena Conta Arena diversificam forma de perfilar uma das mais importantes cidades do planeta, que comemora, no próximo dia 25, 456 anos

 

No mês em que a cidade faz aniversário, a TV Cultura inclui na sua programação três atrações semanais que, além de resgatar traços históricos de São Paulo, ampliam o diversificado mosaico sóciocultural da maior metrópole do Brasil. São elas: Crônicas de São PauloHistórias dos Bairros Arena Conta Arena. Juntas, elas integram o especial São Paulo 456 Anos. A estreia será no próximo domingo (10/1/2010). Os dois primeiros programas serão exibidos consecutivamente a partir das 22h. Já o Arena Conta Arenaocupará a faixa das 22h30.

 

Crônicas de São Paulo


Com uma linguagem atrelada ao universo do curta-metragem, o programete Crônicas de São Paulo – a definição programete é por conta da sua duração, que varia de 5 a 10 minutos – reúne uma série de obras audiovisuais que abordam temas característicos da capital paulista. Intervenção urbana, despoluição de São Paulo e a passagem do tempo são alguns dos assuntos. Entre os dias 10 e 31 de janeiro, vão ao ar, aos domingos, os curtas Samparkour, Cidade LimpaFatia Paulista eSão Paulo Além das Horas.

A origem do Crônicas de São Paulo vem de um projeto homônimo realizado pela Secretaria Municipal de Cultura em 2007, que selecionou, por meio de edital, dez propostas de curtas-metragens.

 

Histórias dos Bairros


Foi iniciativa da mesma pasta a criação de Histórias dos Bairros. Fruto também de um edital, o projeto selecionou 20 documentários que retratam história e geografia de bairros da metrópole paulistana. Durante quatro domingos de janeiro, a TV Cultura põe no ar, logo após o Crônicas de São Paulo, os filmes Pompeia e Vila Romana – A Geografia que Une Caminhos Diferentes (10/1), Cinzas Eternas – Uma Declaração de Amor a Lapa (17/1), Doces Lembranças – Histórias Saborosas do Pari (24/1) e Caixa Mágica (31/1).

 

Arena Conta Arena

                           
Fechando a lista dos especiais em homenagem à cidade que nunca para, a emissora ainda conta a história de um dos mais simbólicos espaços teatrais de São Paulo. O programa Arena Conta Arena, que começa dia 10/1 e vai até a véspera do aniversário de São Paulo (24/1), desenha o perfil cronológico do Teatro de Arena, apontando fatos sociopolíticos que o acompanharam. E apresenta depoimentos de seus principais integrantes, como Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri, Eva Wilma, Antonio Fagundes e Rolando Boldrin.

 

Oriundo de uma iniciativa da Cia. Livre da Cooperativa Paulista de Teatro, o projeto foi viabilizado através do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura, e teve apoio do Centro Cultural São Paulo.

 

As reprises dos programas irão ao ar às quartas, a partir do dia 13/1. Crônicas de São Paulo Histórias dos Bairros serão reexibidos à 1h30; Arena Conta Arena, às 2h.  

 

Serviço (Programação do mês de janeiro):

 

CRÔNICAS DE SÃO PAULO

Horário de exibição: 22h

 

10/jan – Samparkour

Samparkour revela a cidade de São Paulo sob o ponto de vista de um atleta que pratica o Le Parkour. O curta acompanha as intervenções de Zico Corrêa em importantes pontos da metrópole.

 

17/jan – Cidade Limpa

Uma visão do sentimento dos paulistanos por ter uma cidade efetivamente limpa, sem os esqueletos de outdoors que sobraram espalhados pela cidade.

 

24/jan – Fatia Paulista

Utilizando-se do subgênero chamado "trecho da vida" (slice of life), em que acompanhamos acontecimentos relativos a um ou mais personagens ao longo de um período mais ou menos delimitado, a animação Fatia Paulista mostra situações simultâneas que acontecem na cidade de São Paulo.

 

31/jan – São Paulo Além das Horas

O tempo e a percepção de como ele transformou a cidade, sob a ótica de Augusto Fiorelli, o relojoeiro que ao longo de 60 anos ajustou os principais relógios de rua de São Paulo.

 

HISTÓRIAS DOS BAIRROS

Horário de exibição: 22h (logo após o Crônicas de São Paulo)

 

10/jan – Pompeia e Vila Romana – A Geografia que Une Caminhos Diferentes

Uma viagem pelo tempo para contar a história de Vila Romana e Pompéia, dois bairros da zona oeste de São Paulo marcados pela imigração de italianos no início do século 20. O filme parte de uma Pompéia conhecida como berço do rock no Brasil e que originou grupos como Mutantes, Tutti Frutti, Made in Brazil e elevou o bairro ao status de uma "Liverpool Brasileira". Por outro lado, Vila Romana é retratada pelo romantismo de suas origens, seu trabalho, crescimento e o começo de uma verticalização que preocupa moradores e põe em risco a memória de um bairro cujo charme é seu jeito de interior.

 

17/jan – Cinzas Eternas – Histórias de Paixão pelo Bairro da Lapa

Acompanhamos aqui a história de Osmar Bueno de Carvalho, um dos criadores da bandeira da Lapa e participante ativo da vida social e política da comunidade desde 1927. Falecido há nove anos, deixou por escrito seu desejo de que suas cinzas fossem espalhadas por algumas das ruas em que viveu por toda a vida. Essa e outras histórias de paixão pelo bairro são retratadas em Cinzas Eternas.

 

24/jan – Doces Lembranças – Histórias Saborosas do Pari

O cheiro das antigas fábricas de doces que funcionaram durante décadas no bairro impregnou a memória de diversas gerações de famílias aqui residentes. É justamente pelo olfato que o documentário Doces Lembranças resgata as histórias do Pari. Com mais de 400 anos de existência, tornou-se uma pequena babilônia: árabes, portugueses, libaneses, bolivianos, armênios, sírios e italianos se misturam nesse documentário.

 

31/jan – Caixa Mágica

Um documentário sobre a influência da imigração árabe na região do centro de São Paulo, precisamente nas imediações da Rua 25 de Março, conhecida por seu intenso comércio. Misturando linguagem documental e ficção, conta com a participação de atores, historiadores e representantes da comunidade árabe que viveu e ajudou a construir a trajetória do bairro.

 

ARENA CONTA ARENA

Horário de exibição: 22h30

 

10/jan – 1º Programa (1953 a 1959)

Programa fala da fundação da Primeira Companhia de Teatro em Arena e de histórias do espetáculo Eles não Usam Black-Tie.

 

17/jan – 2º Programa (1959 a 1963)

Segunda parte do especial retrata a criação de uma dramaturgia brasileira e o novo jeito de interpretação. Dá atenção também aos atores que ajudaram e ainda ajudam a contar a história do teatro brasileiro.

 

24/jan – 3º Programa (1965 a 1972)

Na pauta, os musicais, os teatros político e humano, a resistência política da época, a censura, o ano de 1969 e o exílio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado