Destaques da Radio MEC de 14 a 20 de fevereiro de 2010

MEC AM e Rádio Nacional juntas na cobertura dos Desfiles no Sambódromo

Sábado, domingo e segunda-feira de Carnaval, a partir das 19 horas, as Rádios MEC AM (800kHz) e Nacional do Rio (1130kHz) fazem a transmissão conjunta, ao vivo, do Desfile das Escolas de Samba na Avenida Marquês de Sapucaí. As equipes das duas emissoras da EBC no Rio de Janeiro vão cobrir os desfiles das agremiações do Grupo de Acesso, os dois dias mais concorridos com as Escolas de Samba do Grupo Especial e a apuração na terça-feira e na Quarta-feira de Cinzas, dias 16 e 17. E no sábado, dia 20, também a transmissão do Desfile das Campeãs.

Através da MEC AM e da Rádio Nacional, os ouvintes vão acompanhar os acontecimentos na Passarela do Samba comentados por Adelzon Alves, Dalila Villa Nova, Hilton Abi Rihan, Rubens Confete e Dorina. Na apresentação, os jornalistas Xico Teixeira, Marcos Gomes, Amaury Santos, Mário Silva e Carlos Alberto Silva. A reportagem vai contar com Tiago Alves, Daurea Gramático, Clarissa Brandão, Astrid Nick e Cláudio da Matta.

Durante os dias de Carnaval (dias 13, 14, 15 e 16), a MEC AM e a Nacional terão uma programação musical especial, entremeada com histórias carnavalescas e a entrada ao vivo de repórteres e do jornalismo, trazendo as principais notícias durante o reinado de Momo. O movimento da cidade, a passagem dos blocos e as notícias da festa em todo o Brasil estarão presentes nessa cobertura.


Outros Destaques

DOMINGO, 14 de fevereiro

Som Infinito – 7h
MEC FM 98,9 Mhz
Polifonia Portuguesa do Século XVII

O programa foca em duas obras de dois compositores representativas da polifonia portuguesa do século XVII: as missas Dilectus Meus, de Filipe de Magalhães (1571-1652) e Pro Defunctis, de Duarte Lôbo (1565-1646). A interpretação é do The William Byrd Choir, sob a direção de Gavin Turner.

Produção e apresentação Félix Ferrá.


A Arte de Guiomar Novaes – 12h
MEC FM 98,9 Mhz

Neste 7º programa, além dos depoimentos de Guiomar Novaes sobre sua carreira, as interpretações da pianista para o Concerto para Piano, nº 20, em Ré menor, K. 466, de Mozart; os Prelúdios do livro I – (1910): 05 - Les colines d'Anacapri, 10 - La cathédrale engloutie e 12 – Minstrels; Estampes – (1903): 02 – La soirée dans Grenade e Images II - (1908): 03 - Poisson d'or, todas de Debussy. Com a Pro Musica Orchestra, de Vienna , sob a regência do maestro Hans Swarowsky.

Produção e apresentação Lauro Gomes.
Domingos, ao meio-dia.


Ópera Completa – 15h
MEC FM 98,9 Mhz
Simon Boccanegra, de Verdi

Com quatro décadas de carreira no Metropolitan Opera House, o lendário tenor espanhol Plácido Domingo faz história mais uma vez ao interpretar o papel-título do thriller político de Verdi, originalmente escrito para um barítono. No elenco estão Adrianne Pieczonka, Marcello Giordani e James Morris, sob a batuta do maestro James Levine.

Baseada no drama homônimo do escritor andaluz Antonio Garcia Gutierrez, a primeira versão de Simon Boccanegra foi lançada em 12 de março de 1857 no Teatro La Fenice, em Veneza, com o libreto de Francesco Maria Piave recebendo fortes críticas. A estreia no La Scala em 1859 foi um fiasco, levando Verdi a rever a obra, em parte também para testar a possibilidade de trabalhar com o libretista Arrigo Boito. A nova versão foi apresentada no La Scala em 1881 com grande sucesso, sob a direção de Franco Faccio e um elenco de prestígio.

Simon Boccanegra retrata um drama de forma bastante avançada para a época, especialmente do ponto de vista da caracterização. Há uma preponderância das vozes masculinas, para um único personagem feminino. A obra se passa da Itália do século XIV e é repleta de intrigas e reviravoltas. Verdi tinha uma incrível habilidade em combinar política e relações humanas, sendo esta ópera em três atos e um prólogo um de seus trabalhos mais sombrios e envolventes.

Produção e apresentação Lauro Gomes.
Domingos, 15h.


Sala de Música – 23h
MEC FM 98,9 Mhz
Especial Jacob do Bandolim

O Sala de Música traz um especial sobre o músico Jacob do Bandolim, com depoimento de Elena Bittencourt, filha de Jacob e presidente do Instituto Jacob do Bandolim, e também do próprio Jacob, em gravação do acervo da emissora.

Na seleção musical, o conjunto Época de Ouro e Armandinho interpretam Sai do caminho, o grupo Nó em Pingo d'Água vai de Migalhas de amor e o Nosso Choro, de Meu segredo. Outros músicos também homenageiam Jacob ao relembrarem composições do bandolinista, como as duplas: Laércio de Freitas e Alessandro Penezzi (Velhos tempos), Andréa Ernest e Tomás Improta (Cristal), Joel Nascimento e Hamilton de Holanda (Falta-me você), Nicolas Krassik e Sergio d'Oliveira (Pérolas), Cristóvão e Andréa (Nosso romance).

Músico, compositor e bandolinista, Jacob do Bandolim foi um dos mestres do choro. São de sua autoria clássicos do gênero como Noites Cariocas e Doce de Coco. Ele alcançou popularidade ao montar o conjunto Época de Ouro, que permanece em atividade. Jacob do Bandolim faleceu no Rio de Janeiro, em 13 de agosto de 1969.

Produção e apresentação Jorge Roberto Martins.

MEC AM 800 kHz: quartas-feiras, 23h; e domingos, 16 horas.


SEGUNDA-FEIRA, 15 de Fevereiro

Caderno de Música – 11h45 
MEC FM 98,9 Mhz
Carnaval

Aproveitando o período carnavalesco, o Caderno de Música faz uma edição especial abordando a história do Carnaval, além de apresentar alguns instrumentos e os principais ritmos relacionados à festa de Momo.

Produção Marcelo Brissac
Assistente de produção Carina Amorim
Estagiária de produção Paula Buscacio
Apresentação Sidney Ferreira


A Ópera – Theatro Municipal 100 Anos – 22h
MEC FM – 98,9 Mhz

Eduardo Álvares – 1º programa

O programa dedica duas edições ao tenor Eduardo Álvares. Na primeira, além do depoimento do cantor lírico brasileiro de renome internacional, são apresentadas as suas interpretações de trechos das óperas Tosca e La Bohéme, de Puccini;Luiza MullerDon Carlo e Um Baile de Máscaras, de Verdi.

O segundo programa irá ao ar no dia 22, segunda-feira.

Produção Lauro Gomes.


Momentos de Jazz – 23h
MEC FM – 98,9 Mhz

Nesta segunda, dia 15, o programa fala de Harry James, um mestre do trompete e um dos bandleaders mais populares da primeira metade da década de 1940.

Na quarta, 17, é a vez de relebrar Benny Goodman. O clarinetista formou sua orquestra em 1934 que foi o primeiro grupo de jazz a se apresentar em público integrando músicos brancos e negros (Teddy Wilson, Lionel Hampton, Cootie Williams e Charlie Christian).

Na sexta, 19, o programa aborda o álbum Chris Connor Sings The George Gershwin Book, editado na década de 1950. A cantora de jazz Chris Connor é conhecida por seu estilo distinto e pelo timbre característico de sua voz.

Produção e apresentação Nelson Tolipan.

Segundas, quartas e sextas-feiras, 23h.


QUARTA-FEIRA, 17 de Fevereiro

Mosaico – 0h
MEC FM 98,9 Mhz
Pini di Roma & Feste Romane, de Ottorino Respighi

A atmosfera dos pinheiros e a energia das festas de Roma, na visão de Ottorino Respighi (1879-1936), serão transmitidas pelas ondas da MEC FM, na audição das obras Pini di Roma & Feste Romane, do compositor italiano. A interpretação é daOrquestra da Filadélfia, sob a regência de Riccardo Muti (registro de 1984).

Produção e apresentação Weber Duarte.

Quarta, à meia-noite.


sexta-feira, 19 DE Fevereiro

Tempos Modernos – 0h
MEC FM 98,9 Mhz
Dolmen Music, de Meredith Monk

Radical e hermética, a arte vocal de Meredith Monk desafia classificações. Tempos Modernos traz algumas das obras da compositora americana, dos anos 70 do século XX, em gravações de 1980 e 81.

Produção e apresentação Weber Duarte.

Sexta-feira, meia-noite.


SÁBADO, 20 DE Fevereiro

Rádio Maluca – 11h – Ao vivo
De que lugar do Brasil você mais gosta?

Com a indagação, a Rádio Maluca quer fazer a criançada não só viajar na imaginação pelo país, mas também saber o que a turma pequena conhece, ou deseja conhecer, da terra onde nasceu.

A história do dia vai ser contada pela Cia. Carroça de Mamulengos, grupo que utiliza dança, música, canto, bonecos e elementos circenses incorporados às brincadeiras.

Participação da repórter mirim Lúcia Fidalgo.

Produção e apresentação Zé Zuca.
Sábados, 11h.
Ao vivo, direto do auditório da Rádio Nacional.
Praça Mauá, 07 – 21º andar

MEC AM 800KHz e Rádio Nacional AM 1130 kHz
Pela internet: www.ebc.com.br ou www.radiomec.com.br
Blog: www.rmaluca.bogspot.com


Música e Músicos do Brasil – 12h 
MEC FM 98,9 Mhz
Marcos Alan

A violonista e professora Graça Alan, fala sobre a vida, carreira e composições de Marcos Alan, seu irmão, falecido precocemente aos 17 anos. No programa, gravações do violonista e compositor tocando obras de Heitor Villa-Lobos e de sua autoria.

Violonista prodígio e incomparável intérprete de Villa-Lobos, Marcos Alan teve seu trabalho preservado, graças à dedicação de sua irmã Graça Alan. Antigas gravações ao vivo do jovem violonista morto aos 17 anos foram masterizadas, salvando do esquecimento o registro do talento do músico no CD Marcos Alan – Violão, considerado uma verdadeira preciosidade e que foi lançado em outubro de 2009.

Produção e apresentação Lauro Gomes.


A Grande Música – 19h
MEC FM 98,9 Mhz

O programa apresenta a gravação do concerto com a Orquestra Sinfônica Nacional, sob a regência de Lutero Rodrigues, e com o Quarteto Radamés Gnatalli, realizado na Sala Cecilia Meireles, no Rio de Janeiro, durante a 18ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea. As obras apresentadas tiveram suas estreias mundias neste evento e são dos compositores José Orlando Alves, Jorge Antunes e Marcus Siqueira.

Produção Maria Emília Matos e José Schiller.
Apresentação José Schiller.

Sábados, 19h.


Acervo MEC– 22h
MEC FM 98,9 MHz
Homenagem a Paulo Santos – 3º programa

Segunda parte da entrevista com Paulo Santos realizada por Lauro Gomes, em outubro de 1989. O Acervo MEC, durante o mês de fevereiro, homenageia o radialista Paulo Santos, falecido em dezembro do ano passado. Por quase 40 anos, ele foi a voz oficial da Rádio MEC, marcando a história do rádio brasileiro com os programas Tempo de Jazz e Encontro com o Jazz, um dos primeiros do gênero no país.

Pesquisa e seleção Thiago Regotto. 
Apresentação Toni Villani.

Sábados, 22h.


Apoio Cultural 


COMO SINTONIZAR

Rádio MEC AM Rio de Janeiro – AM 800 kHz
Radio MEC AM Brasília – AM 800 kHz
Rádio MEC FM Rio de Janeiro – FM 98,9 MHz
Rádio Nacional Rio de Janeiro – AM 1.130 kHz
Rádio Nacional AM Brasília – AM 980 kHz
Rádio Nacional FM Brasília – FM 96,1 MHz
Rádio Nacional da Amazônia – OC 11.780 kHz e 6.180 kHz
Rádio Nacional do Alto Solimões – AM 670kHz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado