DISCOVERY CHANNEL APRESENTA A NOVA SÉRIE “ENGENHARIA EXTREMA”


Os telespectadores que apreciam grandes obras da engenharia moderna ganham uma nova série sobre o tema que estreia sexta-feira, 5 de março, às 21h, no Discovery Channel. ENGENHARIA EXTREMA (MEGA ENGINEERING) mostrará como os avanços tecnológicos estão cada vez presentes no setor de construção civil e como isso influenciará a engenharia no futuro.

 

Por meio de imagens gráficas geradas por computador será possível conferir a cada episódio detalhes e curiosidades sobre alguns dos projetos mais caros e ousados do planeta, como o túnel sob o Estreito de Bering, ligando a Rússia ao Alasca, e uma cúpula gigante no Texas, com 460 metros de altura e 1600 metros de diâmetro.

 

A seguir, uma breve descrição dos episódios:

 

Cúpula sobre Houston

Estreia: 5 de março, às 21h

Houston, no Texas, está em atenção. A quarta cidade mais populosa dos Estados Unidos enfrenta furacões, temperaturas elevadas e outras consequências do aquecimento global. Uma cúpula gigante, com 460 metros de altura e 1600 metros de diâmetro, será erguida sobre os milhões de habitantes da cidade, demandando técnicas inovadoras de engenharia e construção de diversos países. Desde o Projeto Éden, às maiores cúpulas topográficas do mundo, passando por uma minúscula fábrica em Bremen, na Alemanha, que produz um plástico revolucionário, a ideia de uma cúpula do tamanho da cidade pode finalmente se tornar realidade.

 

Túnel do Estreito de Bering

Estreia: 12 de março, às 21h

O túnel sob o Estreito de Bering conectaria a Rússia ao Alasca, criando uma ferrovia de alta velocidade, uma rota de carga e um oleoduto. Com o dobro do comprimento do túnel do Canal da Mancha, este seria o mais caro e ambicioso projeto de túnel já traçado. Para construí-lo, escavadeiras gigantes trabalhariam em ambos os lados do estreito – separados por mais de 100 km – e se encontrariam no meio. De cada um dos lados, os trabalhadores assentariam quase 6500 km de ferrovia para conectar ao túnel as linhas ferroviárias mais próximas. Estações fronteiriças teriam de ser construídas em ambas as extremidades. Não bastasse isso, tudo teria de ser feito em condições adversas: gelo, montanha e pântanos de verão, sem contar os freqüentes terremotos que abalam a região.

 

Transporte Alternativo

Estreia: 19 de março, às 21h

O trânsito de Washington é igual ao de toda grande metrópole: caótico. As pessoas passam 150 milhões de horas por ano no trânsito, a um custo aproximado de 2,5 bilhões de dólares em combustível e tempo. Os urbanistas da cidade estão sem opção. Os ônibus poluem e só agravam a situação do trânsito. E a cidade não consegue expandir seu sistema metroviário de forma rápida o suficiente para atender à demanda. Mas a ajuda pode estar a caminho na forma de personal pods. Trata-se de um sistema de trânsito em alta velocidade, sem paradas, com aluguel de veículos, e que tem sido a pupila dos olhos dos engenheiros de trânsito por meio século. Um sistema personal pod automatizado redefiniria as regras do trânsito em Washington e seria um modelo para novos sistemas de transporte em todo o mundo. Mas o carro domina as vias urbanas há mais de 100 anos e não seria fácil retirá-los das ruas.

 

Cidade Subterrânea

Estreia: 26 de março, às 21h

Em Chicago, Illinois, estão alguns dos maiores arranha-céus dos Estados Unidos. No entanto, a escassez de imóveis no centro e o aumento no tempo de locomoção urbana fizeram com que alguns propusessem como solução uma cidade subterrânea. Desta forma a cidade poderia resolver seu problema de espaço e fornecer casas e escritórios a milhares de pessoas. Com base nas experiências de Moscou (onde se encontra o sistema metroviário subterrâneo mais profundo do mundo) e Amsterdã (onde os urbanistas desejam construir sob os canais), uma cidade subterrânea sob Chicago não só é tecnologicamente possível, como pode, um dia, ser extremamente necessária.

 

ENGENHARIA EXTREMA

 Discovery Channel

Estreia: sexta-feira, 5 de março, às 21h

Comentários

Aline Gomes disse…
Série absolutamente fantástica, vale muito apena.

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado