PENA BRANCA É HOMENAGEADO NA TV CULTURA



Telespectador pode relembrar imagens antológicas do artista, ao lado do irmão Xavantinho, no programa Ensaio desta semana. E no Viola, Minha Viola de sábado (13/2), uma de suas últimas aparições na televisão 



Decepar a cana, recolher a garapa da cana... É assim, com um de seus principais sucessos que a dupla Pena Branca e Xavantinho se apresenta no programa Ensaio, gravado em 1991 e que vai ao ar nesta quarta-feira (10/2), a partir das 23h, em homenagem a José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca, que faleceu ontem (8/2), aos 70 anos, vítima de um infarto fulminante.

O programa, carregado de emoção, mostra a legitimidade caipira desses violeiros, com imagens que exploram suas expressões e depoimentos que resgatam a infância em Uberlândia/MG, a vida dura na roça, a família, as festas na fazenda, o início da carreira e os diversos nomes artísticos que tiveram, como Peroba e Jatobá, Barcelo e Barcelinho, Xavante e Xavantinho e, por fim, o nome que os consagrou .

Os dois também falam da influência da família, sobretudo da mãe, na carreira: "Em casa, quem não cantava, dançava", conta Xavantinho, que provoca o mano, como se referia ao irmão Pena Branca: "Minha mãe dizia 'canta aí meu filho, e canta mais grosso Zé'". E Pena Branca completa: "Eu cantava fino, né. Mas naquela época podia cantar fino que não tinha problema. Vai eu cantar fino do tamanho que tô agora que é meio suspeito, né?", brinca.

A decisão de se mudar pra São Paulo é outro assunto comentado: "Nóis não era acreditado. Quando falava que vinha pra São Paulo, nego dava uma risada e punha a mão na boca".

Durante a entrevista, a dupla mostra sua indignação pela destruição da natureza: "Tem hora que a gente tem uma tristeza muito grande em ver a devastação, tudo se acabando, de onde corta, devasta, não se planta mais. E nosso trabalho musical é por aí, fazemos um alerta, acorda, estamos acabando com a vida...sem verde vamos respirar o quê? Daqui a pouco isso aqui tudo tá um deserto", alerta Xavantinho.

No repertório, cantam Cio da Terra, Boiadeiro do Norte, Calix Bento, Amo-te muito, Casinha de Aço, Velho Cativeiro, Reisada, Que Terreiro é Esse?, Mazzaropi, Felicidade, Memória de Carreiro, Cuitelinho e E a Mata Gemeu.

O Ensaio com Elza Soares, que estava previsto para ir ao ar amanhã, será exibido na próxima quarta-feira (17/2).

Homenagem no Viola:

No sábado (13/2), às 21h30, Inezita Barrozo apresenta uma edição especial do Viola, Minha Viola com trechos de vários programas que tiveram a participação do Pena Branca, dentre eles, um gravado em outubro de 2009 - uma das últimas aparições do músico na televisão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado