Canal Brasil exibe "Jards Macalé - Um Morcego na Porta Principal"

JARDS MACALÉ - UM MORCEGO NA PORTA PRINCIPAL – É TUDO VERDADE APRESENTAÇÃO: AMIR LABAKI – DOCUMENTÁRIO DE MARCO ABUJAMRA

UM DOS MAIS POLÊMICOS ARTISTAS BRASILEIROS ABRE SEU BAÚ DE MEMÓRIAS

 

INÉDITO e EXCLUSIVO: Jards Macalé – Um Morcego na Porta Principal (2009) (71') – Em seu primeiro longa-metragem documental, Marco Abujamra retrata a trajetória de um dos mais polêmicos artistas brasileiros. Ao lado do codiretor João Pimentel, o cineasta foi até a casa de Jards Macalé em Penedo, no interior do estado do Rio de Janeiro, e se debruçou sobre o baú de memórias, recortes de jornal e fotografias do músico.

O título escolhido pelos autores faz referência a um episódio marcante da carreira de Macalé. Em 1969, no auge da ditadura militar, ele decidiu se apresentar no Festival Internacional da Canção com a música Gotham City, de sua autoria em colaboração com Capinam. Os versos faziam alusão ao período de busca aos dissidentes políticos ("Era um céu alaranjado em Gotham City / Caçavam bruxas no telhado em Gotham City / No dia da independência nacional / Cuidado!"). A partir desse momento, ficou conhecido como Maldito, alcunha que prefere não carregar.

Outro momento emblemático aconteceu quase por acaso. Jards Macalé se achava falido financeiramente e, por isso, decidiu reunir grandes nomes para a realização de um show cujo objetivo seria arrecadar dinheiro para ele se manter. O evento ficou conhecido comoBanquete dos Mendigos e contou com a participação do próprio Macalé, além de Raul Seixas, Chico Buarque, Gal Costa, Luiz Melodia, MPB4, Edu Lobo, Milton Nascimento, Jorge Mautner, Paulinho da Viola e outros grandes artistas. Realizado em 1973, acabou associado às celebrações dos 25 anos da Declaração dos Direitos Humanos e foi alvo de repressão por conta do conteúdo "subversivo" das músicas.

Os produtores do documentário também apresentam relatos de quase 40 pessoas que contam histórias e impressões acerca do talento de Macalé. Autor de clássicos da música brasileira como Vapor BaratoMovimento dos Barcos e Mal Secreto, sua arte é multifacetada: principal parceiro do poeta Waly Salomão, violonista e arranjador de Gal Costa e Caetano Veloso, ator e autor de trilhas sonoras de filmes de Nelson Pereira dos Santos.

Dentre os entrevistados no documentário, o jornalista e crítico musical Nelson Motta, os músicos Gilberto Gil, Maria Bethânia, Paulinho da Viola, Jorge Mautner e Luiz Melodia, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o diretor teatral José Celso Martinez Corrêa e o cartunista Chacal. Em 2008, o filme recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival do Rio.

 

Canal Brasil

Sábado, dia 27/03, às 21h e domingo, dia 28/03, às 14h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado