Eurochannel apresenta minissérie inédita sobre a trajetória do importante ciclista italiano Gino Bartali



Prestigiado ciclista italiano, Gino Bartali é homenageado na minissérie inédita Bartali – O Homem de Ferro (Gino Bartali - L'intramontabile, 2006), que estreia dia 18/3, quinta-feira, às 22h, no Eurochannel.


Exibida em duas partes, a produção é estrelada pelo ator italiano em ascensão, o romano Pierfrancesco Favino, no papel do ciclista.

Tendo o período fascista e os anos seguintes à Segunda Guerra Mundial como pano de fundo, a minissérie aborda a trajetória de Bartali, em especial o início de sua carreira, sua forte ligação com o irmão Giulio, a rivalidade com o ciclista Fausto Coppi e as barreiras impostas pela condição física. Antes de se tornar ciclista, Bartali já utilizava uma bicicleta para realizar atividades clandestinas para o padre Leone durante a Segunda Guerra Mundial. Desde muito jovem, ele travava corridas de bicicleta com seu irmão Giulio e sempre vencia. Depois de tomar emprestada a bicicleta do mecânico da oficina do seu bairro, Bartali finalmente ganha a sua, que lhe dá a chance de participar de corridas profissionais.


Logo no ínicio da carreira, após vencer uma corrida e ter se casado, o atleta sofre uma grande decepção com a morte do irmão, que o faz pensar em abandonar o ciclismo. Incentivado pelo padre Leone, ele decide continuar no esporte. Impedido por motivo de saúde de participar em 1939 do seu primeiro Tour de France, a mais tradicional corrida ciclística da Franca, Barlali passou a mostrar seu ótimo desempenho a partir de 1940.


À medida que se consagrava, aumentava a sua rivalidade com Fausto Coppi, seu mais forte concorrente. Mas como uma das poucas exceções no esporte, os dois mantinham uma relação amigável quando estavam fora das pistas. Entre os fatos mais marcantes, Bartali amparou Coppi na morte de seu irmão, e Coppi retribuiu a atenção mais tarde com uma visita ao hospital em que ficou depois de ter sofrido um grave acidente de carro.


A carreira de Bartacli começou a declinar em 1954 devido a um grande machucado na perna. Veio a falecer em 2000, aos 86 anos, e foi enterrado com os pés descalços e vestido com o hábito franciscano, como era o seu desejo.

Destaque em Uma Noite no Museu (Night at the Museum, 2006), no papel de Cristóvão Colombo, e em As Crônicas de Narnia – Príncipe Caspian (The Chronicles of Narnia – Prince Caspian, 2008), como o general Glozelle, Pierfrancesco Favino estrelou filmes italianos de sucessos, entre eles El Alamein (2002), pelo qual foi indicado pela primeira vez ao prestigiado prêmio Donatello por seu papel coadjuvante, As Chaves de Casa (2004), reconhecido com o Nastro d' Argento Award de Melhor Ator, e Romanzo Criminale (2005), que lhe rendeu o prêmio David di Donatello.



Eurocinema: Bartali – O Homem de Ferro

Parte I - Estreia dia 18/3 (quinta-feira), às 22h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado