"Panair do Brasil" é o destaque na faixa "É Tudo Verdade", no Canal Brasil

PANAIR DO BRASIL – É TUDO VERDADE – APRESENTAÇÃO: AMIR LABAKI

A HISTÓRIA DA PRIMEIRA EMPRESA BRASILEIRA DEDICADA À AVIAÇÃO COMERCIAL

DIREÇÃO DE MARCO ALTBERG

 

INÉDITO e EXCLUSIVO: Panair do Brasil (2008) (71')  Dirigido por Marco Altberg, o documentário resgata a história da empresa pioneira na aviação comercial do país. Depoimentos de passageiros ilustres, como o jornalista Artur da Távola, o músico Milton Nascimento, a atriz Norma Bengell e o senador Eduardo Suplicy; além de testemunhos de ex-funcionários e dos herdeiros da companhia – as famílias Rocha Miranda e Simonsen – enriquecem a obra.

 

Narrado por Paulo Betti, o filme relata a trajetória de pioneirismo e glamour daquela que foi, durante décadas, a maior e mais querida empresa aérea – imortalizada por Elis Regina na música Conversando no Bar. A produção relembra também o drástico fechamento da companhia por ordem do governo militar e a luta de seus antigos funcionários e representantes por reparação moral.

 

Fundada como subsidiária da norte-americana NYRBA em 1929 e incorporada pela Pan American no ano seguinte, teve seu nome modificado de NYRBA do Brasil para Panair do Brasil. Responsável por toda a infraestrutura de telecomunicações aeronáuticas do país, construiu e equipou, com recursos próprios, boa parte dos aeroportos do Norte e do Nordeste. Em abril de 1946, ligou pela primeira vez a América do Sul à Europa, África e ao Oriente Médio. Após reinar durante décadas como a marca brasileira mais conhecida internacionalmente, encerrou suas atividades abruptamente, em 1965, por determinação do governo militar.

 

Diretor e produtor, Marco Altberg estreou no cinema aos 16 anos como assistente de direção do Cinema Novo. Foi montador, roteirista, diretor de produção e produtor executivo em diversos filmes antes de realizar os primeiros longas-metragens: Prova de Fogo (1980) eAventuras de um Paraíba (1983). Nos últimos anos, vem trabalhando como diretor e produtor independente de TV, mantendo programas com conteúdo voltado para a cultura e o meio ambiente.

 

Panair do Brasil foi exibido no Festival do Rio, em 2007. No ano seguinte, participou da mostra competitiva do Festival de Belém e da Retrospectiva do Cinema Brasileiro no CineSesc, em São Paulo.    

 

 

Sábado, dia 03/04, às 21h e domingo, dia 04/04, às 14h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado