Rede Globo apresenta sua programação em 2010


 

No ano em que comemora 45 anos, a Rede Globo apresenta os enredos de 'Escrito nas Estrelas' e das novas novelas das oito e das sete; e traz séries inéditas como 'S.O.S. Emergência', 'A Vida Alheia' e 'Separação?!'. Além das coberturas da Copa do Mundo e das Eleições, o jornalismo da emissora apresenta 'Globo Mar' e 'Nós, Brasileiros'. E o 'Fantástico' anuncia uma série de novidades. Ao longo do ano, atrações já tradicionais na grade estreiam novos quadros, cenários e formatos, e até o fim de 2010 nomes como 'A Cura', 'As Cariocas' e 'Justiça para Todos', entre outros programas, chegam ao público pela primeira vez. Grandes sucessos do cinema chegam à 'Tela Quente' e a sessão inclui títulos como "Homem Aranha 3" e "Duro de Matar 4.0".

 

Renato Aragão estreia a temporada 2010 com 'Aventuras do Didi', no dia 04 de abril, logo após o 'Esporte Espetacular'. No ano em que o personagem Didi completa 50 anos, ele coloca o pé no futuro e leva a história para 2100. Na trama futurística, um grande empreendedor do ramo das telecomunicações, chamado Cristóvão Gates (José Victor Castiel), e suas três filhas, Marilyn (Naiumi Goldoni), Crace (Lua Blanco) e Uma Rita (Lynn Court), moram em uma casa repleta de tecnologias avançadas. O empresário contrata Didi e seus amigos para trabalhar na propriedade e eles descobrem a existência de um laboratório com recursos de ponta, incluindo uma máquina que liga a realidade ao mundo virtual. Didi se arrisca a viajar para a outra dimensão e lá se apaixona por Cariniana (Michelle Birkhouer), uma heroína que foge de guerreiros da floresta. 'Aventuras do Didi' tem redação final e direção-geral de Guto Franco e direção de núcleo de Jayme Monjardim.

 

Em seguida, Leandro Hassum e Marcius Melhem apresentam a nova temporada de 'Os Caras de Pau'. O programa traz a cada capítulo seis esquetes com uma visão bem humorada de um tema do cotidiano. Pedrão (Marcius Melhem) e Jorginho (Leandro Hassum) trazem assuntos como festa, academia, saúde, tecnologia, medos, dia das mães, futebol, entre outros. No domingo de páscoa, eles apresentam o episódio 'Ovos do ofício', a dupla tenta encontrar formas de celebrar a data sem gastar muito dinheiro. "Começamos com um especial de páscoa e logo de cara o personagem do Hassum está trabalhando em um loja, vestido de coelho rosa, e vou resgatá-lo; em um outro esquete, para agradar as namoradas, mas economizando, eles bolam um plano para dar o mesmo coelho de pelúcia para as duas", diverte-se Melhen. "O problema é que nem tudo sai como eles planejam e é aí que começa a brincadeira", completa Hassum. No elenco, se revezando em papéis diversos, estão Milena Toscano, Paulo Carvalho, Mayara Lepre, Roberta Rodrigues, Marcos Holanda, Miguel Nader, Augusto Madeira, André Dale, Candido Damm, Maíra Charken, Jorge Teixeira, Josie Antello e Patricia Pinho. A atração tem redação final de Chico Soares e Marcius Melhem, direção-geral de Márcio Trigo e direção de núcleo de Marcos Paulo.

 

Logo após o futebol, é a vez do 'Domingão do Faustão' estrear com um cenário totalmente transformado, que se destaca por uma estética moderna com um grande painel de LED que ocupa todo seu perímetro. O programa passa a ter somente uma parte e novos quadros e atrações entram na programação. Em 2010, o apresentador Fausto Silva anuncia uma nova edição do concurso 'Dança dos Famosos', bem como as disputas 'Sufoco' e 'Maratoma' – que também terão a participação de artistas e uma temporada com novos games, a partir do segundo semestre. Outra novidade é uma competição de família, em que pais e filhos participam de provas em um cenário monstruoso, dando a impressão de que são bem pequenos. 'Domingão do Faustão' tem direção de Ulysses Cruz, direção de criação de Márcio Trigo e direção-geral de Jayme Praça.

 

Na noite do domingo, o humor invade à tela com 'S.O.S. Emergência' e a história da divertida e inusitada rotina dos profissionais do hospital Isaac Rosenberg. "Todo mundo conhece histórias tristes e engraçadas passadas em um hospital. O que motivou a criação do programa foi chamar a atenção para as engraçadas", explica o autor Daniel Adjafre. "Pudemos brincar muito, encher de falhas e erros um ambiente que em teoria é bem sério", completa o também autor Marcius Melhem. Os dez personagens fixos trabalham no hospital e recebem, a cada episódio, pacientes com as mais diversas queixas. São eles, Dr. Solano (Ney Latorraca), Dra. Michele (Marisa Orth), Dra. Veruska (Maria Clara Gueiros), Dr. Wando (Bruno Garcia), Dr. Stênio (Cláudio Mendes), Dr. Brenon (Hugo Possolo), enfermeiro  Anderson (Fábio Lago), residentes Diego (Pedro Henrique Monteiro) e Cissa (Renata Tobelem) e recepcionista Rosário (Mariana Bassoul). 'S.O.S. Emergência' tem texto de Daniel Adjafre e Marcius Melhen e direção-geral de Mauro Mendonça Filho. 

 

Na segunda-feira, dia 05 de abril, Ana Maria Braga  traz um 'Mais Você' cheio de novidades. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre saúde e finanças, dois novos quadros: em 'E aí, doutor?', um médico fala das novidades da área médica e ajuda a esclarecer dúvidas do público; em "Será que eu posso?", um especialista em finanças participa do programa com dicas de como lidar com o dinheiro. Outra novidade é 'Meu dono de estimação', que traz a apresentadora contando histórias curiosas de animais de estimação e seus donos. E em abril, Ana Maria Braga arruma as malas e parte para a Ilha da Madeira, em Portugal, para realizar uma série de matérias sobre as belezas e os costumes locais. 'Mais Você' tem direção de núcleo de J.B. de Oliveira, o Boninho, e direção-geral de Vivi de Marco.

 

No mesmo dia, após o 'Globo Notícia', a 'TV Globinho' traz novos títulos para o horário, como o inédito desenho 'Pinguins de Madagascar'. A direção-geral do programa é de Carlos Magalhães e direção de núcleo, de J. B. de Oliveira, o Boninho.

 

A partir do dia 05, o 'Vídeo Show' dá início às comemorações dos 45 anos da Rede Globo. Os apresentadores Ana Furtado, André Marques, Fiorella Mattheis, Geoavanna Tominaga e Luigi Baricelli vão relembrar momentos marcantes da televisão em quadros como 'Revirando o baú' e 'Túnel do tempo'. Os repórteres Bruno De Luca, Cissa Guimarães e Thalita Rebouças não ficarão de fora desta celebração e trarão matérias sobre as novidades da emissora neste ano. 'Vídeo Show' tem direção de núcleo de J.B. de Oliveira, o Boninho, e direção-geral de Carlos Magalhães.

 

Vários sucessos do cinema nacional e internacional estão previstos para este ano, incluindo a exibição do documentário inédito sobre o cantor Michael Jackson, "This is it". A sessão de filmes começa com "Homem-Aranha 3", em 'Tela Quente', que vai ao ar logo depois de 'Viver a Vida'. Peter Parker (Tobey Maguire) encontra o equilíbrio entre sua devoção a M.J. e suas obrigações de super-herói. Mas quando sua roupa de Homem-Aranha torna-se negra e aumenta seus poderes, ela também transforma Peter em uma pessoa arrogante e negligente com quem ama. Enquanto isso, dois vilões se unem para arquitetar uma vingança contra o Homem-Aranha.  Sam Raimi  dirige a obra e o elenco que conta com Tobey Maguire além de Kirsten Dunst, James Franco e  Thomas Haden Church.

 

Na terça-feira, dia 06, logo após 'Viver a Vida', 'Casseta & Planeta, Urgente!' traz novos quadros e personagens, e o passaporte carimbado para a Copa do Mundo da África do Sul. "O Beto Silva e o Hélio de La Peña irão gravar parte do programa por lá", adianta o diretor José Lavigne. Entre os novos quadros estão "Trepúsculo", que revela o cotidiano de um jovem vampiro;  "Os Merds", com dois nerds adolescentes, Webson e Internelson, aficcionados por internet e videogame; além da "Campanha Dunga Bom Dia", a primeira enquete do programa. A atração tem direção-geral de José Lavigne.

 

Estreando em novo dia, 'Força-Tarefa' entra logo após o humorístico. Nas palavras do diretor José Alvarenga Jr., o segundo ano da atração policial será uma mistura de realidade, entretenimento e ação. "Também ganhamos mais cinco minutos em cada episódio, o que nos possibilitou uma história ainda mais completa", adianta. Na nova temporada, a notícia da gravidez de Jaqueline (Fabíula Nascimento) movimenta a história.  "A série vai trazer este conflito. O Wilson tem medo de ficar vulnerável, de ter um ponto fraco", explica Murilo Benício, que vive o Tenente Wilson. 'Força-Tarefa' tem texto de Marçal Aquino e Fernando Bonassi e direção-geral de José Alvarenga Jr..

 

Programa já tradicional das noites de quinta-feira, 'A Grande Família' retorna dia 08 em seu décimo ano. Nesta temporada, Lineu continua sendo o ponto de equilíbrio da família Silva, vivendo histórias hilariantes na repartição, ao lado de seu enrolado chefe, Mendonça (Tonico Pereira). Já a rotina de Nenê (Marieta Severo) e Bebel (Guta Stresser) muda com uma novidade: a matriarca começa a trabalhar e terá que cortar um dobrado para dar conta também da casa. E enquanto Agostinho (Pedro Cardoso) faz de tudo para ser deputado, com o mecânico Paulão (Evandro Mesquita) como seu cabo eleitoral, Tuco (Lucio Mauro Filho) finalmente ingressa na faculdade, embora continue levando a vida sem grandes compromissos, sonhando com uma carreira artística e desejando ser uma celebridade. Seu namoro com Gina (Natalia Lage) continua firme e a presença cada vez mais constante da jovem em casa provoca ciúmes em Nenê. O pasteleiro Beiçola (Tonico Oliveira) mantém o envolvimento com a invejosa Abgail (Marcia Manfredini), e segue apaixonado pela esposa de Lineu. Logo no episódio de estreia, Agostinho decide ajudar a comunidade construindo, no lugar do brejo do Paivense, o 'Complexo Aquático Oduvaldo Carrara'. O problema é que ele quer usar o 'piscinão' como plataforma para se candidatar a deputado. Lineu se revolta com a atitude do genro, pois no local ficam diversas pererecas que devem ser preservadas em seu habitat, e cria o movimento 'Salve as pererecas'. Com redação final de Bernardo Guilherme e Marcelo Gonçalves e escrito com colaboração de Adriana Falcão, Max Malmann, Claudia Jouvin, Mauricio Rizzo, Claudio Torres, Mariana Mesquita e Monsieur Leblon, o programa tem direção-geral de Maurício Farias.

Na sequência estreia 'A Vida Alheia'. O programa conta a história da desafiadora rotina dos profissionais da revista Vida Alheia, especializada na cobertura da vida pessoal de famosos. Sem medir consequências, a poderosa editora Alberta Peçanha (Claudia Jimenez) estampa nas capas da publicação – da qual Catarina Faissol (Marília Pêra) é proprietária – escândalos flagrados pelas lentes de seus paparazzi. Os fotógrafos Lírio (Paulo Vilhena) e Chico (Edgar Bustramante), por sua vez, fazem o que podem para conseguir, sem serem percebidos, os melhores cliques para ilustrar a polêmica revista. Já as repórteres Manuela (Danielle Winits) e Olívia (Karin Roepke) disputam espaço nas páginas da publicação. No primeiro episódio, suspeita-se que o filho da celebridade Verônica Moyana (Isabeli Fontana) não seja de seu marido, Alfredo (Geraldo Blota Filho). Manuela se encarrega de cobrir esta matéria e, para correr atrás do grande furo, chega até a se passar por uma babá. Este é apenas um dos disfarces que a repórter utilizará para estar sempre à frente da concorrência, com pautas quentes do universo das celebridades. Escrito por Miguel Falabella, com colaboração de Antonia Pellegrino, Carlos Lombardi e Flávio Marinho, o seriado tem direção de Cininha de Paula, Marco Rodrigo e Miguel Falabella e direção de núcleo de Roberto Talma.

Na sexta-feira, dia 09, os autores Alexandre Machado e Fernanda Young apresentam 'Separação?!'. O programa narra as peripécias de um casal, Karin (Débora Bloch) e Agnaldo (Vladimir Britcha), que descobre de uma hora para a outra que não sabe mais por que continua junto depois de tantos anos. Mas, por alguma razão, eles não conseguem deixar para trás a vida a dois. "É um casal que começa careta e vai enlouquecendo", adianta o diretor-geral José Alvarenga Jr. Com o relacionamento à beira de um colapso, a separação vai se alastrando. A vida profissional do casal é "contaminada" e logo no primeiro episódio ele faz um discurso acalorado sobre a burrice das mulheres na corretora em que trabalha. Só depois percebe a presença do novo chefe, ou melhor, da nova chefe, Anete (Rita Elmor). À esta altura, o estrago já foi feito. Com Karin é a mesma coisa. Sua chefe, Cinira (Cristina Mutarelli), que já foi casada três vezes, é também uma espécie de conselheira sentimental. Ainda mais problemática, ao invés de ajudar, acaba contribuindo para o caos total. Os amigos também não conseguem escapar do "espírito" da separação iminente. Gilda (Cláudia Ventura) e Delgado (Marcelo Várzea) são apaixonados, mas o romance dos dois dificilmente ofusca os escândalos do casal. A atração é comentada por um narrador, que tenta explicar as confusões em que o casal se mete com informações pseudo-científicas e estatísticas matrimoniais.

 

Dia 10, sábado, 'TV Xuxa' traz mais novidades para as manhãs de sábado, logo após 'Hanna Montana'. Além de um cenário repaginado, o programa traz novas atrações e quadros. No 'Melhor de Dois', famosos irão substituir por um dia um profissional que lide com crianças. Depois, dois dos pequenos e o profissional substituído, acompanhado por seu chefe, irão ao palco escolher qual dos convidados se saiu melhor na tarefa. 'TV Xuxa' traz também duas celebridades para disputar no palco um quiz, em 'Meninos contra Meninas'. Quem estreia a atração é a dupla de atores Paulo Vilhena e Juliana Paes. Em 'Ligação Surpresa', Xuxa escolhe uma pessoa da plateia e lhe faz três perguntas. Em seguida, liga para a casa do participante e se quem atender acertar as respostas, ganha um prêmio da atração. No quadro 'Tempo de Baixinho', grandes nomes disputam uma gincana em que terão que adivinhar perguntas sobre a época de suas infâncias. Além disso, a loira mostra no telão vídeos feitos pelos artistas em casa, em 'Dia Livre', contando um pouco sobre a intimidade de cada um fora das telinhas. As novidades não param por aí, além de exibir quadros já conhecidos do público como 'Fã de Carteirinha' e 'Papo X'. 'TV Xuxa' tem direção de núcleo de Roberto Talma, direção-geral de Mariozinho Vaz, e direção de Adriano Coelho, Ivana Braga e Patrícia Guimarães.

 

Também a partir do dia 10, Angélica traz novidades para as tardes de sábado no 'Estrelas'.  E se prepara para revelar detalhes inusitados da rotina de seus convidados. Este ano, o público irá conferir, por exemplo, como Luana Piovani consegue conciliar a agenda atribulada com aulas de balé clássico, um de seus exercícios físicos preferidos, e como Evandro Mesquita consegue conciliar agendas de shows e gravações com um programa semanal que não abre mão: a ida à feira. E para estrear um esquete que mistura entrevista e ficção, a apresentadora recebe José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Para o bate-papo, ele incorpora seu famoso personagem e tem como assistente o humorista Rodrigo Fagundes, admirador de seu trabalho. 'Estrelas' tem direção de núcleo de J.B. de Oliveira, o Boninho, e direção-geral de L.P. Simonetti. 

 

´Caldeirão do Huck´ completa 10 anos e entra no ar em clima de festa. E o aniversário será comemorado o ano inteiro. "Vamos revisitar a história do programa", adianta Luciano Huck. O famoso quadro "Pulsação" terá como tema a trajetória dos 10 anos da atração, relembrando histórias marcantes, desde a estréia, em abril de 2000. O apresentador também prepara matérias especiais. Este ano já viajou para o Havaí, onde surfou com Kelly Slater, e embarca em breve para Miami. "Sempre estamos atrás de boas histórias", diz Huck.

 

A nova temporada de 'Zorra Total', no ar aos sábados depois de 'Viver a Vida', está repleta de novidades para dar ainda mais humor às noites de sábado. Chico Anysio está em 'O Condomínio dos vampiros', e revive o vampiro Bento Carneiro como síndico do local. Outra novidade é a parceira de Helga Nemeczyk e Nelson Freitas, em 'Dada e Dodo'. Eles interpretam Dorinha e Darcênio, recém-casados que precisam se adaptar à vida a dois. Nelson Freitas também é o astro de 'O Viajante do Futuro', em que tenta voltar ao passado da história do Brasil para consertar os problemas que estão por vir. 'Visita me irrita' é o bordão de um novo quadro com Mariana Santos e Marcos Wainberg, vivendo o casal 'Catarina e Oswaldo'. Ela é uma excelente dona de casa, mas que não gosta de receber visitas, o que deixa seu marido irritadíssimo. 'Zorra Total', que tem direção geral de Maurício Sherman e redação final de Daniel Adjafre e Gugu Olimecha, traz ainda quadros já tradicionais da atração como 'Lady Kate', 'Juninho Play' e 'Vamos brincar de quê?'.

 

'Altas Horas' também comemora 10 anos e para o aniversário Serginho Groisman prepara surpresas ao longo do ano. O início das comemorações foi marcado por um programa especial, exibido no último dia 13, direto da tenda do Cirque du Soleil, em São Paulo. Nas próximas semanas, o 'Altas Horas' vai estrear novo cenário, ainda em formato de arena, mas com a plateia mais próxima dos convidados e do apresentador, além de atrações novas e reportagens que Serginho realizará no Brasil e no exterior. "Queremos uma participação ainda maior dos jovens, nas entrevistas e nos novos quadros", explica Groisman. Durante os programas deste ano, Serginho irá mostrar jovens que participaram do 'Altas Horas' ao longo da última década: o que mudou em suas vidas, o que estavam fazendo antes e o que estão fazendo hoje. Outro quadro será 'Minha Adolescência', em que artistas e músicos irão contar histórias sobre esse período da vida, além de mostrar fotos, filmes e objetos que marcaram sua adolescência. O 'Altas Horas' também fará uma mostra de 'Filmes Toscos', que deverão ser enviados pelos telespectadores através do site do programa. E o 'Pulpito 2010' sairá do estúdio e rodará o país para ouvir o que os jovens têm a dizer.

 

Dia 12, estreia 'Escrito nas Estrelas', a nova novela das seis da Rede Globo, de Elizabeth Jhin, com direção de núcleo de Rogério Gomes. A novela questiona os limites entre o plano físico e o espiritual, debate os  avanços da ciência genética em seus aspectos médicos e éticos, mas conta, acima de tudo, uma linda história de amor. Ricardo Aguillar (Humberto Martins) está viúvo há dez anos de Francisca (Cássia Kiss), é um médico conceituado, dono de uma Clínica de Reprodução Assistida e tem verdadeira adoração pelo único filho, Daniel (Jayme Matarazzo). Os dois amam-se profundamente, mas têm objetivos e temperamentos opostos. Viviane (Nathália Dill), uma mulher adorável, surge de forma inesperada na vida de ambos, desencadeando uma série de conflitos e um amor que transcende os limites da vida humana. A próxima novela das seis tem autoria de Elizabeth Jhin - com colaboração de Eliane Garcia, Lilian Garcia, Denise Bandeira e Duba Elia e pesquisa de Marilia Garcia -, direção de núcleo de Rogério Gomes, direção-geral de Pedro Vasconcelos e direção de Roberta Richard e Fabio Strazzer.

 

Um homem delicado que se casa com uma terrível mulher chamada Rasputia é a história condutora da coméida "Norbit", sucesso no cinema que a Rede Globo exibe na 'Tela Quente' do dia 12.  Norbit, interpretado por Eddie Murphy, além de conviver com a direção da mulher no trabalho, também é obrigado a aguentar seus cunhados. A vida de Norbit só ganha novo sentido ao encontrar Kate, um grande amor do passado que quer comprar o antigo orfanato de Mr. Wong, onde ambos cresceram.  O filme tem direção de Brian Robbins e no elenco conta com nomes como Thandie Newton, Terry Crews, Clifton Powell e Cuba Gooding Jr, além de Eddie Murphy.

 

 Na segunda-feira seguinte, dia 19, o público pode assistir a "Duro de Matar 4.0". Com a direção de Len Wiseman, Bruce Willis, Timothy Olyphant, Justin Long, Maggie Q e  Jeffrey Wright contam a história de um novo ataque terrorista aos Estados Unidos. Desta vez, um hacker invade a infraestrutura computadorizada que controla as comunicações, transporte e energia do país, ameaçando causar um gigantesco blecaute.

 

Para o dia 26, a 'Tela Quente' apresenta "Reino Proibido", história inspirada em um épico da literatura chinesa. A obra reúne Jet Li e Jackie Chan, duas lendas dos filmes de kung fu e artes marciais.  Li interpreta o Rei Macaco e o Monge Silencioso, jovem fanático por artes marciais que sonha regularmente com o Rei Macaco, um mestre na arte do kung fu, e frequenta uma loja de penhores em Chinatown.  Chan, assim como Li, também interpreta dois personagens na obra.  Ele é Lu Yan, um santo taoísta, e o dono da que o jovem frequenta.

 

Em seu quarto ano de exibição, o ´Som Brasil´ volta ao ar dia 30 de abril, após o ´Programa do Jô´, em homenagem ao sambista Adoniran Barbosa, por conta do centenário de seu nascimento. Colecionador de apelidos, em suas composições, ele retrata principalmente o cotidiano da população urbana de São Paulo. Especialmente para a estreia deste ano, Patricia Pilar, a primeira apresentadora da atração, assume o comando do programa que traz ao no palco Arnaldo Antunes e Os Demônios da Garoa, que popularizaram Adoniran. Para as próximas edições, Camila Pitanga reassume o posto. Ao longo do ano, a atração mensal continua celebrando grandes compositores nacionais, colocando em cena artistas consagrados e uma legião de novos talentos, intérpretes e músicos inéditos em TV ou ainda pouco conhecidos do grande público.

 

Em maio, estreia a próxima novela das oito, de Silvio de Abreu. Na trama, Bete Gouveia, interpretada por Fernanda Montenegro, é a matriarca de uma rica família paulista que tem sua vida transformada quando seu marido, Eugênio (Mauro Mendonça), à beira da morte, lhe revela um segredo que guardou por mais de 50 anos.  Ele conta que mentiu ao dizer que o primogênito dela não resistiu ao parto e que, na verdade, ele o entregou para uma família de empregados, imigrantes italianos, que voltaram com o bebê para a sua terra natal.  Atônita, Bete se depara com diversas questões que vão mudar o rumo de sua vida. A revelação do segredo causa tantas reviravoltas que nada será como antes...  Em um efeito dominó, a vida dela e de seu filho Totó (Tony Ramos) passam a sofrer as consequências do desenrolar desta história. Para dar ainda mais molho à trama entram os dois grandes vilões, Fred (Reynaldo Gianecchini) e Clara (Mariana Ximenes), disputando a herança deixada por Eugênio. A novela conta com Marcello Antony, Cauã Reymond, Carolina Dieckmann, Rodrigo Lombardi, Bruno Gagliasso, Daniel de Oliveira, Leandra Leal, Werner Schunemann, Francisco Cuoco, Irene Ravache, Gabriela Duarte, Vera Holtz, entre outros.  A novela tem direção de núcleo de Denise Saraceni, direção-geral de Carlos Araújo e Luiz Henrique Rios e direção de Allan Fiterman, Natalia Grimberg e André Câmara.

 

Em julho, Maria Adelaide Amaral assina a próxima novela das sete com a direção de núcleo de Jorge Fernando. A obra será uma mistura de dois clássicos de Cassiano Gabus Mendes: a parte cômica de 'Ti-Ti-Ti' com o núcleo romântico de 'Plumas e Paetês'. "A novela será uma homenagem ao grande autor que foi o Cassiano, trazendo alguns de seus personagens absolutamente irresistíveis", conta a autora.

 

Ainda em 2010, estréia a próxima temporada de 'Malhação', com texto de Emanuel Jacobina e direção de núcleo de Ricardo Waddington. O show do'Criança Esperança', no ano em que o projeto completa 25 anos, está previsto para agosto e tem jornalismo e entretenimento no evento que possibilita projetos sociais, educacionais e esportivos à crianças e adolescentes de todo o Brasil. E na quinta edição de 'No Limite', o diretor de núcleo J.B. de Oliveira, o Boninho, reúne um grupo de jogadores se revezando em provas que esbanjam adrenalina.

 

As estreias continuam e durante todo o ano a Rede Globo promove lançamentos em sua grade. 'Aline' volta em seu segundo ano. Nos novos episódios, a protagonista que dá título à série, tem problemas românticos com um "bonitão" que aparece em sua vida e causa problemas assustadores. Aline vai bater de frente com uma doutora que, para ela, o amor não é fruto do acaso, mas da matemática de encontros programados. Aline vai virar um musical. Aline vai ter um cachorro. Aline vai se dar bem, vai se dar mal. Otto e Pedro vão suar a camisa pra continuarem a ser os amados de Aline. Zé e Dolores, os pais de Aline, vão brigar muito, se separar novamente, encontrar novos amores e, quem sabe, voltar a viver juntos. Ainda tem a loja de CDs Pipo e Rico Records, o vizinho malucão Wallace, a vizinha gatinha Kelly e a vilã e síndica Dona Rosa. O roteiro final de 'Aline' é de Mauro Wilson e a direção-geral de Maurício Farias.

 

A apresentadora Fernanda Lima está no comando da segunda temporada de ´Amor & Sexo´, que tem direção-geral e de núcleo de Ricardo Waddington e roteiro de George Moura. No palco e nas ruas, Fernanda vai interagir com o público para falar sobre relacionamento e sexualidade. A estreia está prevista para o segundo semestre de 2010.

 

Este ano, 'Por Toda Minha Vida' retrata também grupos musicais, como As Frenéticas. Além disso, dois especiais já foram gravados, um sobre Adoniran Barbosa e outro que narra a trajetória de Cartola. Baseado em fatos reais, o programa conta com uma estrutura que compreende dramatização, depoimentos de familiares e amigos, além de trechos de shows e reportagens. No ar desde 2006, a atração tem direção de núcleo de Ricardo Waddington e redação final de George Moura. 

Baseado nas crônicas do livro "As Cariocas", de Sérgio Porto, também conhecido como Stanislaw Ponte Preta, a série com título homônimo traz histórias, adaptadas para os dias de hoje, em que o autor interpreta a psicologia de uma das belezas do Rio: a mulher. Adaptado por Euclydes Marinho, é dirigido por Daniel Filho.

 

Escrito por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, com direção-geral e de núcleo de Ricardo Waddington, o seriado 'A Cura' conta a história de um jovem médico do interior de Minas Gerais que é acusado de assassinato por talvez ter causado a morte de um colega de escola. Por outro lado, ele também se descobre capaz de curar pessoas através de cirurgias espirituais. Além do dilema de assumir, ou não,  esse poder, ele descobre que o médico morto que ele incorpora foi assassinado e sua vida também está ameaçada. Enquanto o mistério se resolve, cada episódio terá um arco dramático próprio envolvendo algum paciente e sua cura.

 

'Justiça para Todos' conta a história de um estudante de direito que é covardemente morto em uma briga. Anos depois, seus amigos – hoje um juiz, uma promotora, um advogado, uma delegada federal e um jornalista – se reencontram para tentar vingar sua morte, sempre dentro dos limites da lei. O seriado tem autoria de Antônio Calmon, com colaboração de Guilherme Vasconcelos e Leandra Pires, e direção de núcleo de Wolf Maya.

 

Um grupo de amigos, um local de encontro e muitas histórias para contar. 'Tudo Junto e Misturado' retrata o cotidiano de uma turma de seis pessoas que comentam suas experiências do dia a dia sempre abrindo o tema para novas discussões e possibilidades. Junto e misturado, o grupo trata de assuntos como futebol, inseguranças, trânsito, saúde, dentre outros. A partir de situações reais, eles especulam novos caminhos e traçam um paralelo do mundo contemporâneo com fatos da história mundial. Para discutir o trânsito nas grandes metrópoles, por exemplo, eles imaginam como D. Pedro I lidava com o problema na época em que as carruagens tomavam as ruas da cidade; e para explicar a importância do futebol no mundo masculino, retratam a reação de um obstetra quando precisa decidir entre realizar um parto e assistir seu time jogando. "Temos todo tipo de humor, do mais cotidiano ao mais absurdo", afirma o autor Bruno Mazzeo. No elenco estão nomes como Bruno Mazeo, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Débora Lamm e Fabíula Nascimento. A atração é escrita por Elisa Palatnik, Fábio Porchat e Rosana Ferrão com redação final de Bruno Mazzeo. A direção-geral é de Maurício Farias e a direção de núcleo de Guel Arraes. O programa tem estreia prevista para o segundo semestre.

 

O jornalismo em 2010

 

Eleições, Copa do Mundo e novos programas na grade da emissora. Em 2010, o jornalismo se prepara para as grandes coberturas do ano e traz novidades para os telespectadores. Já no dia 08 de abril, a Central Globo de Jornalismo estreia Globo Mar - programa que vai mostrar a riqueza e a vida no extenso litoral brasileiro. Os repórteres Mariana Ferrão e Ernesto Paglia viajam pelo país, sempre a bordo de um barco, para explorar esta parte do Brasil pouco conhecida pela maioria da população. Eles se alternam na reportagem e, semanalmente, apresentam um tema diferente. Cada episódio tem aproximadamente 25 minutos de duração.


O programa também vai revelar os bastidores da produção. Este making of costura as histórias de cada uma das expedições. As equipes de reportagem visitam paraísos ecológicos, como o Atol das Rocas (RN ), chegam a uma laje que forma ondas gigantes em  Santa Catarina e acompanham a pesca do atum em alto-mar, entre outros assuntos. Um biólogo marinho está presente em todas as expedições do 'Globo Mar'. E a equipe sempre viaja com um convidado especial a bordo.  

 

Eleições 2010 - O evento mais importante do calendário político brasileiro terá cobertura completa. O jornalismo acompanhará as pesquisas de intenção de voto e o dia a dia dos candidatos. Também já estão confirmadas as entrevistas, ao vivo, na bancada dos telejornais e os debates nos primeiro e segundo turnos.

 

Jornal Nacional desenvolve um projeto especial para mostrar o Brasil que irá às urnas de um jeito nunca visto na televisão. Em junho, Fátima Bernardes estará fora da bancada do JN. A jornalista fará parte da equipe que segue a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da África do Sul.

 

Em 2010, o Globo Rural completa 30 anos na grade da Rede Globo e investe em reportagens sobre as safras para os agricultores, os preços dos produtos e um completo informativo sobre as condições do clima. O programa vai acompanhar o grande desafio da agricultura brasileira: como produzir cada vez mais e melhor, respeitando o meio ambiente.

 

Bom Dia Brasil apresentará reportagens especiais sobre a Amazônia, séries sobre qualidade de vida nas cidades, além de ampla cobertura das eleições brasileiras e do Mundial de futebol. Alex Escobar conversará, diariamente, direto da África do Sul, com os âncoras Renato Machado e Renata Vasconcelos. O telejornal vai se aprofundar em coberturas sobre educação, saúde, transporte público, além de investir em mais informações de serviço para o telespectador.

 

Jornal Hoje começa a série interc@mbio.com, que acompanha, a partir desta segunda-feira, dia 22, a vida de cinco jovens brasileiros em três países: Inglaterra, Japão e Estados Unidos. Eles terão um blog hospedado no site do telejornal para contar a rotina em um país estrangeiro. O Jornal Hoje também traz de volta as entrevistas de sábado, com a repórter Renata Capucci. Em 2010, os telejornal vai apresentar outras séries sobre cultura, festas populares e comportamento.  

 

No Jornal da Globo, Carlos Sardemberg e Heraldo Pereira contribuem para a análise econômica e política neste ano de eleições.  William Waack estará na África do Sul, acompanhando de perto o dia a dia da Copa do Mundo. E, ao longo do ano, o Jornal da Globo vai ajudar o telespectador a entender como os acontecimentos mundiais afetam o bolso do brasileiro.  

 

No dia 06 de abril, o Profissão Repórter estreia terceira temporada com reforço na equipe. Uma dupla de novatos, recém-formados, se une ao grupo de jovens repórteres liderados por Caco Barcellos. Os jornalistas Eliane Scardovelli e Theo Ruprecht saem às ruas juntos, com a câmera em punho, para enfrentar os desafios da reportagem. O telespectador acompanhará todas as dificuldades e obstáculos do dia a dia da profissão.

 

Em 2010, Glória Maria estará na equipe do 'Globo Repórter'.  A primeira participação de Glória no programa será em um país asiático, que até então nunca havia sido visitado pelas equipes de reportagem da emissora. No cardápio do ano, programas sobre saúde, alimentação, comportamento, economia popular, aventura e natureza selvagem.

 

'Fantástico' anuncia uma série de novidades. Zeca Camargo percorre as megacidades do mundo, para novo quadro no programa. Entre elas, Xangai,  Tóquio, Cairo e Istambul.  O médico Drauzio Varella volta para investigar o que é mito e o que é verdade na medicina popular. O Fantástico ainda vai apresentar um quadro sobre adolescentes e estrear 'Pacato Cidadão', com o "casseta" Marcelo Madureira. Ele faz um turismo muito bem-humorado por países que não são propriamente considerados destinos turísticos. Lázaro Ramos protagoniza 'O Curioso' e Luiz Fernando Guimarães volta com 'O Super Sincero'.

 

Ainda este ano, o jornalismo estreia o programa 'Nós, Brasileiros', com histórias emocionantes de solidariedade e superação. As reportagens serão de Neide Duarte, Edney Silvestre e Marcelo Canellas.  

 

No dia 10 de abril, o 'Ação' estreia novo cenário, construído dentro do conceito de sustentabilidade: com madeira certificada na confecção dos painéis e no mobiliário artesanal fabricado no interior de Minas. Nos elementos gráficos, uma colméia representa as pessoas organizadas para o bem comum. O 'Ação', apresentado por Serginho Groisman, estreia o novo visual mostrando o trabalho do Instituto BioAtlântica.  A ONG desenvolve um projeto de conservação e restauração de áreas remanescentes da Mata Atlântica. O 'Ação' vai ao ar aos sábados, logo após o 'Globo Universidade'.

  

Copa do Mundo 2010 - Mais de 120 profissionais da Rede Globo viajarão à África do Sul para cobrir a mais importante competição de futebol do mundo. A proposta da emissora é transmitir, ao vivo, em alta definição e com som 5.1 surround, 56 dos 64 jogos do Mundial. Nos telejornais, os repórteres vão mostrar curiosidades sobre costumes locais, personagens e atrações das nove cidades-sedes das partidas. Há um ano no continente africano, o correspondente Renato Ribeiro continua trazendo histórias que envolvem cultura, política, comportamento, economia e claro, futebol.

 

Durante a Copa, Tiago Leifert vai comandar a Central da Copa – um estúdio, no Brasil, com cenário moderno e recursos que ajudarão o público a se informar de maneira divertida e inovadora.

 

Antes da competição, o 'Esporte Espetacular' vai apresentar as grandes forças da Copa e o documentário 'A História das Copas', com imagens de 1954 a 2006. No programa, apresentado aos domingos, Galvão Bueno prepara uma nova leva de entrevistas para o quadro 'Na Estrada com Galvão'. E o repórter Clayton Conservani traz novas aventuras no quadro 'Esporte Extremo'. 

 

O 'Globo Esporte' traz uma série especial sobre os cinco títulos do Brasil no futebol. As reportagens foram produzidas nos países das conquistas. Em 2010, o programa continua com seu formato inovador.

  

Nas transmissões de futebol, os recursos tecnológicos de última geração vão proporcionar novidades no tira-teima e um programa que mapeia a movimentação dos jogadores pelo gramado. Neste ano, a Globo vai transmitir as semifinais e a final da Liga dos Campeões de Europa. Em 2010, na Rede Globo, os telespectadores também poderão assistir às disputas de automobilismo, vôlei, natação, ciclismo, ginástica artística, basquete, atletismo, além de esportes radicais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado