Veneza Segundo Peter Ackroyds – Minissérie Inédita em 4 episódios no Film&Arts


Veneza Segundo Peter Ackroyds – Minissérie Inédita em 4 episódios

Quinta-feira, às 21.00 h.


Quem sabe seja a cidade mais bela do mundo. Veneza, conhecida como La Sereníssima, capturou o coração e a mente dos escritores e músicos através dos séculos. Agora, o autor de best-sellers Peter Ackroyd nos introduz na cidade a partir da arquitetura, da arte, da música e do teatro. Ackroyd descobre o mundo oculto dos palácios privados, explora o trabalho dos artistas de "vedute" do século XVIII, incluindo Guardi e Canaletto e transita os passos de John Ruskin, escritor inglês do século XIX que viu Veneza como uma cidade em decadência terminal.

EPISÓDIO 1 – A CIDADE COMO ARQUITETURA - Quinta 1 e 29

O autor Peter Ackroyd descobre a arquitetura de Veneza por meio dos passos do escritor inglês do século XIX, John Ruskin. Ele investiga o desenvolvimento dos edifícios da cidade, partindo do bizantino, através do gótico ao renascimento e explora a notável ilha cemitério de Isola di San Michele, lugar de descanso final de escritores e poetas.

EPISÓDIO 2 – A CIDADE COMO ARTE - Quinta 8

Dificilmente exista uma cena em Veneza que não tenha sido pintada: inclusive a fruta no mercado parece ter saído de uma natureza morta. O famoso autor Peter Ackroyd explora o trabalho dos artistas de "vedute" do século XVIII, incluindo Guardi e Canaletto, que criou os panoramas mais conhecidos desta serena cidade. Também se encontra com o historiador de arte Peter Lauritsen para examinar as pinturas de Tintoretto, o artista veneziano que trabalhava com tal velocidade que foi apelidado de 'Il Furioso'.

EPISÓDIO 3 – A CIDADE COMO MÚSICA - Quinta 15

Das canções cantadas pelas mulheres na beira do mar esperando que os pescadores voltem para casa a música sacra de Antonio Vivaldi, o autor Peter Ackroyd nos conta a história da música veneziana.

Designado para o Ospedale della Pietá em 1704, Vivaldi capacitou meninas órfãs para cantar e tocar instrumentos de uma forma que as tornou mundialmente famosas. A partir das novas evidências de seu trabalho, descobertas pelo autor inglês Micky Blanco, as música de Vivaldi são re-interpretada por um coral britânico.

EPISÓDIO 4 – A CIDADE COMO TEATRO - Quinta 22

Veneza é conhecida por seu carnaval, mas sempre foi uma cidade teatral. E assim, o autor Peter Ackroyd vai descobrindo que inclusive as linhas dos edifícios foram dispostas como se tudo fosse um grande cenário. Em Veneza, a teatralidade está em todas as partes, inclusive no drama interior de suas ruas e becos. E com o teatro vem a polêmica: La Fenice, o mundialmente famoso teatro de ópera que se incendiou em 1996 e agora foi reconstruído, foi criticado por alguns venezianos de ser um plágio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado