ENTRE A LUZ E A SOMBRA, DE LUCIANA BURLAMAQUI, SERÁ EXIBIDO NO CANAL BRASIL



Longa-metragem vencedor do Prêmio de Melhor Documentário Ibero Americano do 25º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara fala sobre o sistema carcerário brasileiro


O primeiro longa-metragem da jornalista Luciana Burlamaqui, lançado no circuito comercial pela Videofilmes no final do ano passado terá nova oportunidade de ser visto no cinema nos dias 28 e 29 de abril, no IMS (Instituto Moreira Salles) na Mostra "2009 Segundo a Crítica", promovida pela Associação dos Críticos do Rio de Janeiro. Já em maio, dias 01, 02, 08 e 09, o público poderá conferir o documentário exibido em dois episódios veiculados pelo Canal Brasil.

A questão carcerária brasileira é o foco principal do longa-metragem e é abordada por um ângulo diferente do usual: o trabalho da atriz SophiaBisilliat como voluntária no sistema carcerário brasileiro e sua trajetória ao lado dos rappers Dexter e Afro-X, integrantes do grupo 509-E.

Em 2008, Entre a Luz e a Sombra foi condecorado com menção especial do júri e o prêmio do público na categoria melhor documentário no Festival de Cinema de Biarritz (França). No ano seguinte, foi o vencedor da Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul. Em março deste ano ganhou o prêmio de Melhor Documentário Ibero Americano pelo júri de críticos do 25º
Festival Internacional de Cinema de Guadalajara.

Sinopse
Durante sete anos, a partir do ano 2000, Luciana acompanhou a rotina desses três personagens no Carandiru e a tentativa de ressocialização de quem entrou na vida do crime. O idealismo de Sophia, que se desvinculou da carreira de atriz para se dedicar à causa carcerária, é destacado no filme.

Nascidos na periferia de São Bernardo do Campo, Marcos Fernandes de Omena (Dexter) e Cristian de Souza Augusto (Afro-X) foram amigos de infância, e reencontraram-se na cela 509-E, que terminaria batizando sua dupla musical anos depois.



Exibições de "Entre a Luz e a Sombra", de Luciana Burlamaqui


Maio (Canal Brasil)
Parte 1: Sábado, dia 01/05, às 21h e domingo, dia 02/05, às 14h.
Parte 2: Sábado, dia 08/05, às 21h e domingo, dia 09/05, às 14h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado