5 VEZES MACHADO ESTREIA DIA 22 DE MAIO NO CANAL BRASIL



 

Cinco contos de Machado de Assis ganham adaptação para a televisão, sob direção geral de Jom Tob Azulay

 

Cinco dos mais conhecidos contos de Machado de Assis vão ganhar a tela do Canal Brasil a partir do dia 22 de maio. Sob direção geral de Jom Tob Azulay, a série 5 Vezes Machado recria algumas das obras de um dos maiores autores da literatura brasileira. Coproduzido pelo Canal Brasil, em parceria com a Bossa Produções, cada episódio aborda temas característicos nos romances do escritor, como relações amorosas, paixões, ambições, costumes populares e de época retratam a segunda metade do século XIX.

 

Os episódios foram gravados em cidades históricas do Vale do Paraíba do Sul, no Estado de Rio de Janeiro, onde ainda encontram-se intactas fazendas e casas que remetem à época em que os contos foram escritos. Cada programa foi dirigido por um cineasta, que selecionou atores, na maioria amadores, das cidades onde cada episódio foi gravado. Jom Tob Azulay – que assina a direção geral do projeto – Helena Lustosa, Liloye Boubli, Mario Vieira da Silva e Octávio Bezerra foram os diretores escolhidos para as filmagens.

 

Serviço – 5 Vezes Machado

Estreia: Sábado, às 20h.

Horário alternativo: domingo, às 13h; terça, às 10h.

 

Sinopse e ordem de exibição dos contos:

 

Episódio 1: O Caso da Vara  Dirigido por Liloye Boubli, o episódio narra as desventuras de um seminarista fugitivo que tem medo de voltar para casa e ser obrigado pelo pai a continuar os estudos. Para que isso não aconteça, Damião (Luis Fernando Bruno) se esconde na casa de Sinhá Rita (Juliana Terra), depois de muito insistir com a mulher. Enquanto isso, João Carneiro (Roberto Monzo), o namorado da moça, tenta fazer o pai do menino mudar de ideia quanto à carreira do filho. Porém, Sinhá maltrata sem piedade uma de suas escravas. Apesar de essa situação incomodar Damião, chega o momento em que ele fica em dúvida se ajuda a pobre coitada ou se entrega a vara para que seja castigada.

 

Episódio 2: Uns Braços  Com direção de Jom Tob Azulay, o programa narra a história de Inácio (Lucas Sant'Anna), adolescente pobre enviado pelo pai à casa do solicitador Borges (Nei Leontsinis) para trabalhar. Com a convivência, ele se apaixona por dona Severina (Ítala Mattos), esposa do patrão. Ela, por sua vez, também se sente atraída pela meninice do rapaz, apesar de achá-lo muito jovem. Um romance que se consagra num beijo dado enquanto Inácio dorme, mas bruscamente interrompido quando o garoto é dispensado.

 

Episódio 3: Teoria do Medalhão – Quando Janjão (Pablo Barbosa) atinge a maioridade, seu pai (Nei Leontsinis) o aconselha acerca de questões da vida, dizendo que a melhor dentre todas as carreiras é a de medalhão. Mas, para ter sucesso na profissão, o jovem deve abrir mão de seus conhecimentos, da sua originalidade e, além disso, não pode ter ideia própria. O rapaz tem de se manter neutro, usando palavras belas – ainda que sem sentido – e decorando frases de efeito para serem ditas com o objetivo de impressionar os ouvintes. O pai pede ao filho que busque maneiras mais fáceis e rápidas de parecer ser bom em tudo.  O episódio tem a direção de Mario Vieira da Silva.

 

Episódio 4: Entre Santos – Narrado em primeira pessoa e dirigido por Helena Lustosa, Entre Santos acompanha a experiência de um capelão (Bruno Rezende) que presencia a conversa de alguns santos visíveis na forma humana. São Miguel (Alvaro Machado), São José (Rodrigo Hallvys), São Francisco de Paula (Pablo Henrique), São João Batista (Roberto Lopes) e São Francisco de Sales (Paulo Lamego) analisam a confissão dos fiéis, tecendo comentários acerca da alma e da vida dos pecadores.

 

Episódio 5: Uma Visita de Alcebíades – Joaquim Soares (Tonico Pereira), estudioso de História e Literatura Grega estira-se no sofá e abre um tomo de Plutarco, enquanto aguarda a hora de ir a um baile da corte. A página aberta é sobre o herói dos jogos olímpicos, Alcebíades (Joana Seidl), que subitamente aparece em carne e osso, trajado à antiga de saiote e sandálias. O grego senta-se numa poltrona, e os dois começam a conversar: o estudioso logo conta que se preparava para ir a um baile. Alcebíades não sabe bem o que é isso, mas decide fazer companhia ao novo amigo. O episódio é dirigido por Octávio Bezerra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado