Copa do Mundo é tema de série infanto-juvenil na TV Cultura


No dia 22 de maio (sábado) entra no ar a série  A minha copa do mundo, com histórias sobre a relação das crianças com o futebol, fruto de um intercâmbio inédito entre emissoras latino-americanas

 

Às vésperas do mundial de futebol, a TV Cultura assume seu lugar em campo e traz uma novidade bem bolada dentro da programação infanto-juvenil. No dia 22 de maio (sábado), entra no ar A minha copa do mundo, uma série de miniprogramas protagonizada por crianças que traduz o clima da competição.

Com exibição aos sábados, às 16h, e aos domingos, às 12h, os cinco curtas produzidos pela TV Cultura – Paixão verde amarela, Um dia especial, Esquadrão de ouro, Como se joga futebol e Sai pra lá urucubaca – são ambientados em locais conhecidos pelos pequenos, como pátios de escolas, clubes, estádios e até mesmo ruas, onde meninos e meninas criam, aprendem, sonham, brincam e se socializam com a bola nos pés.

Pebolim, futebol de botão, traves improvisadas com chinelos de dedo. Vale tudo pela diversão de uma partida. Até mesmo substituir a bola murcha por uma garrafa pet. Há ainda quem monte seu time no vídeo-game e quem tenha superstições mil para se preparar para um jogo: escolher o uniforme, estender a bandeira e beijar o brasão do time. E é assim, em situações simples e verdadeiras, que as histórias se desenrolam e fazem com que o espectador mirim, e porque não toda a família, se identifique e se emocione com as imagens da telinha.

Parceria de peso

O programa nasceu a partir de um modelo de intercâmbio de produção, inédito, entre a TV Cultura, como representante do Brasil e emissoras e produtores latino-americanos – da Argentina, Bolívia, Colômbia, México e Uruguai. Primeira parceria e coprodução latino-americana desta natureza,  feita para a televisão, o projeto original e inédito El Mundial Y Yo, como é chamado, permite aos telespectadores conhecer a cultura e o universo futebolístico de seus vizinhos, já que  todos os países envolvidos exibirão as produções uns dos outros. Assim, no total (incluindo os cinco paises), serão apresentados 26 curtas que variam de dois a cinco minutos cada.

A ideia nasceu na Argentina e o trabalho geral de coordenação da serie é do Canal Encuentro, emissora educativa com sede em Buenos Aires. Participam ainda, além da TV Cultura de São Paulo, o Canal Once do México, a TV Nacional do Uruguai, o canal RCN da Colômbia e uma produtora da Bolívia.

 "Acreditei neste projeto desde a primeira vez que tomei contato com ele por perceber o quanto seria rico para a produção audiovisual a experiência e o intercâmbio de emissoras e produtoras de países latino-americanos, que trabalham pela produção infanto-juvenil de qualidade", declara Beth Carmona, coordenadora do projeto no Brasil. "Com A minha copa do mundo teremos a possibilidade de assimilar nossas semelhanças e comparar nossas diferenças culturais", acrescenta Beth, que atualmente presta consultoria para a TV Cultura.

Para a coordenadora geral do El Mundial e Yo, Cielo Salvioto, diretora do Canal Encuentro, a iniciativa deve agradar aos telespectadores, principalmente às crianças, que irão se identificar com as histórias. "Acredito que a visão que cada microprograma traz sobre o futebol é uma oportunidade para meninos e meninas, de diversas partes do mundo, conhecer outras culturas e se sentirem parte, por meio de suas próprias experiências com o tema, de um fenômeno que liga intimamente esporte e cultura", explica.

Confira a sinopse e a data de exibição dos miniprogramas brasileiros:

► 22/5 (sábado), às 16h

Título: Paixão verde amarela

Tema: Paixão pela Seleção Brasileira

Direção: Bete Rodrigues

Tempos de Copa do Mundo. Um garoto e seu pai entram no clima pintando uma enorme bandeira do Brasil na parede do quarto. É dia de jogo, e o menino sai de casa com sua bicicleta completamente enfeitada de verde amarelo. O combinado é assistir à grande partida na praça principal da cidade. No caminho, ele pedala com vontade e dá de cara com o primeiro presságio de boa sorte: a sua paquerinha está no portão. Um beijinho e um amuleto na mão. E pedala mais veloz pra encontrar o melhor amigo, que está atrasado. E o jogo vai começar. Por onde eles passam o mundial transborda nas cores da bandeira. A cidade em uma só vibração.

► 23/5 (domingo), às 12h

Título: Um dia Especial

Tema: Minha primeira vez em um campo de futebol

Direção: Fernando Gomes

Nessa história, uma menina de nove anos narra a emoção de entrar, pela primeira vez, em um estádio no dia de um jogo importante. Cercada pela segurança de seu pai e pela companhia de seu irmão menor, a garota demonstra ansiedade, expectativa, coragem, frustração e alegria, todos os ingredientes de um momento especial.

► 29/5 (sábado), às 16h

Título: Esquadrão de ouro

Tema: A minha equipe ideal

Direção: Pichi Martinari

Uma garota boa de bola aproveita um almoço em família, com direito a churrasco, num típico dia de domingo. No vídeo-game, ela monta o seu time ideal, o Esquadrão de ouro, que tem direito a pai, mãe, irmão e até avó na escalação.

► 30/5 (domingo), às 12h

Título: Como se joga futebol

Tema: Como se joga futebol

Direção: Ricardo Elias

Meninos e meninas brincam, em uma garagem, de pebolim, jogo de botão, futebol de dedo. Mas, como o dia está lindo lá fora, a mãe de um dos garotos sugere que a turma vá brincar na rua para aproveitar o sol. Lá, a garotada percebe que a bola está murcha e acaba improvisando uma partida com chinelos nas traves do gol e uma garrafa pet como bola.

► 5/06 (sábado), às 16h

Título: Sai pra lá Urucubaca

Tema: Rituais para assistir a uma partida

Direção: Léo Longo

Uma garota chega em casa depois da aula. É dia de conferir a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Apaixonada por futebol, seu quarto é quase um templo, com pôsteres, troféus e bandeiras. Assistir ao jogo é como calçar as chuteiras e ser a grande estrela da seleção canarinho em campo. E dá-lhe superstições! Não faltam rituais, incluindo seu amuleto da sorte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado