Destaque da Semana - radio MEC

QUARTA-FEIRA, 19 de MAIO

Ao Vivo entre Amigos – 17h05
MEC AM 800kHz
Barbara Mendes

Quem sobe ao palco do Ao Vivo entre Amigos desta quarta é Barbara Mendes. Criada no Rio de Janeiro, a cantora e compositora morou 10 anos em Nova York, de onde trouxe na bagagem uma diversificada experiência musical. A artista trabalhou com Eumir Deodato na trilha sonora do filme Bossa Nova; foi a única brasileira a participar do Ocean Blue Jazz Festival, no Japão, ao lado de Herbie Hancock e Wayne Shorter; se apresentou com o maior tablista da atualidade, o indiano Zakir Hussein; gravou a trilha para o balé Pilobolus; compôs e gravou singles de sucesso com o DJ francês François K e fez cinco turnês pela Grécia, que lhe renderam capas nos maiores jornais e revistas gregos, especiais de TV e o lançamento de um disco ao vivo, além de muitas outras turnês pelos EUA, Europa e Ásia. Agora, Barbara Mendes, apresenta ao Brasil seu CD Nada pra Depois que conta com as participações de Djavan, Ivan Lins e Hamilton de Holanda.

Ao Vivo entre Amigos é transmitido todas as quartas diretamente do Auditório Paulo Tapajós da Rádio MEC, com a presença do público. A entrada é franca e as senhas são distribuídas a partir das 16h.

Rádio MEC AM

Praça da República nº 141-A – Centro.

Produção e apresentação Marina Barreto.

Quinta, 2h; domingo, 12h.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)
Ouça a MEC AM ao vivo


Outros Destaques

DOMINGO, 16 de MAIO

Som Infinito – 7h
MEC FM - 98,9 MHz
Ascensão do Senhor

Som Infinito desta semana é dedicado ao repertório gregoriano da Missa da Ascensão e os hinos Jesu Nostra Redemptio e Optatus Votis, próprios da solenidade. A interpretação é do Coro dos Monges da Abadia de São Pedro de Solesmes sob a direção de D. Jean Claire.

Produção e apresentação Félix Ferrà.

Saiba mais
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo


A Arte de Leda Coelho de Freitas – 12h
MEC FM - 98,9 Mhz
Leda Coelho de Freitas

O terceiro programa da série traz, além de depoimentos da cantora Leda Coelho de Freitas, um repertório que inclui: Gounod, Les Gazons Sont Verts; Saint-Saëns, Le Cloche; Villa-Lobos, Realejo e Cantiga do Viúvo; Fructuoso Vianna, Madrigal; Octávio Maul, Canção da Felicidade, com Murillo Santos, ao piano e depoimento do pianista Gilberto Tinetti; Poulenc, Reine de MouettesC'est ainsi que tu esLa Dame d'AndréDans I'herbeIl VoleMon Cadavre Est Doux Comme Un Gant (vilon, fleurs), Le Présent Hier, "C", poema de Louis Aragon, com Lydia Podorolsky ao piano.

Produção e apresentação Lauro Gomes.

Domingos, ao meio-dia.

Saiba mais:
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora) 
Ouça a MEC FM ao vivo


Espaço Educação – 14h
MEC AM 800kHz 
A Organização do Currículo da Escola Básica Centrada em Projetos

Os avanços científicos e tecnológicos exigem que a sociedade contemporânea repense constantemente a forma de aquisição e construção de conhecimentos. Por isso, a escola deve estar em sintonia com temas de interesse do cotidiano de seus alunos e deve atender simultaneamente as diferentes necessidades do mundo de hoje. Para educadores e pesquisadores, a reinvenção da escola básica pode ter como aliada a organização do currículo por projetos de trabalho.

Para discutir este tema foram convidadas: Vera Candau, Professora Titular do Departamento de Educação da PUC RIO; Adélia Maria Nehme Simão e Koff,Professora, Pesquisadora e Consultora Educacional; Marília Palhares, Diretora Geral do Colégio Teresiano e Roberta de Barros Macedo, Orientadora Pedagógica da Escola Municipal Francisco Barbosa Leite.

Produção Yonne Polli.
Apresentação Luciano Gama.

Domingo, 14h.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora) 
Ouça a MEC AM ao vivo


Ópera Completa – 15h 
MEC FM - 98,9 MHz
Lulu

A ópera em prólogo e três atos Lulu é a atração deste domingo. O espetáculo tem música de Alban Berg e texto em alemão adaptado pelo compositor a partir das peças de Frank Wedekind, Erdgeist e Die Büchse der Pandora. A obra tem três estreias que marcaram sua trajetória. A primeira, a mundial, aconteceu em Zurique, Stadttheater, em 2 de junho de 1937. A première Americana ocorreu em Santa Fé, em 7 de agosto de 1963 e, em 12 de dezembro de 1980 no Metropolitan Opera de Nova York. No elenco: Lulu, Marlis Petersen; Countess Geschwitz: Anne Sofie von Otter; Alwa: Gary Lehman; Painter: Michael Schade;Animal Trainer: David Pittsinger e Dr. Schön: James Morris. Maestro: Fabio Luisi.

Esta edição marca o fim da temporada 2009-2010 do Metropolitan Opera de Nova York que durante seis meses apresentou gravações exclusivas originadas da casa de espetáculo mais prestigiada do mundo. A programação tem comentários do maestro Walter Lourenço.

Produção e apresentação Weber Duarte.

Saiba mais:
Página do programa 
Ouça a MEC FM ao vivo


Memória Viva – 22h
MEC AM 800kHz
Alcione

Memória Viva traz a voz de Alcione Nazaré, Alcione ou simplesmente a Marrom. O programa Discomania, com produção de Adilson dos Santos, mostra o discoTempo de Guarnicê, lançado em 1996, inspirado na cultura maranhense. Destaque para a primeira gravação em inglês feita por Alcione, Overjoyed, de Stevie Wonder. Veiculado em 21/11/96.

Seleção de Daniella Lapidus.

Sábado, 22h.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora) 
Ouça a MEC AM ao vivo


Mapa Mundi – 0h
MEC FM - 98,9 MHz

A cada semana, o programa explora a música e a história de um lugar diferente do mundo construindo uma verdadeira geografia do som.

O programa é uma parceria institucional com a Rádio Cultura FM de São Paulo.

Produção e apresentação Cíntia Gusmão.

Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo


QUARTA-FEIRA, 19 de MAIO

Mosaico – 0h
MEC FM - 98,9 Mhz
Oedipus in Kolonos, de Felix Mendelssohn Bartholdy

Édipo em Colono é mais uma das maravilhosas partituras de música incidental ainda pouco conhecidas de Mendelssohn que viveu entre 1809 e 1847 na Alemanha. Realização do Coro de Câmara e da Filarmônica Clássica de Stuttgart, sob a regência de Frieder Bernius. A gravação é de 2004.

Produção e apresentação Weber Duarte.

Saiba mais:
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora) 
Ouça a MEC FM ao vivo


QUINTA-FEIRA, 20 de MAIO

Bossamoderna – 23h
MEC FM - 98,9 MHz
Tema Sem Palavras

Utilizando o título de uma parceria entre os compositores e músicos Durval Ferreira e Mauricio Einhorn, o programa enfoca o scat singing, a utilização de onomatopéias que suprem a falta de letras de composições instrumentais. Em Diagonal, Johnny Alf cantou outra composição nesta linha da mesma dupla autoral. O grupo vocal Os Cariocas engendrou um Tema para 4 e depois um Tema para 8, com suas vozes superpostas. Em Undiú, João Gilberto também inventou sua novilíngua, assim como Joyce em Aldeia de Ogum (sucesso nas pistas de dança londrinas), Dori Caymmi em Porto e Alaíde Costa em Antes e depois. O noviço conjunto vocal BR6, que já havia viajado nas sonoridades do raro Pato Preto, de Tom Jobim, em seu disco recém lançado, desliza em Surfboard, do mesmo compositor.

Produção e apresentação Tárik de Souza.

MEC AM: terça, 22h.

Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo


sexta-feira, 21 DE MAIO

Sala de Concerto – 17h05 
MEC FM - 98,9 Mhz
Pedra Lispe

Mistura da sofisticação e riqueza do erudito com as batidas e as improvisações da música popular. Essas são características do Pedra Lispe, atração do Sala de Concerto desta semana. 

O repertório incluii: Na Sombra da Asa Branca, de Toninho Ferragutti; Pedra de Courisco, de Bruno Reis; Escabroso, de Pedro Messina; A Lenda do Caboclo;Dansa, de Villa-Lobos; Acumulo e Corte, de Rudá Brauns; Horo Escapade, de Leo Garcia; Alma de Gato, de Samuel Araújo e Toré, de Antônio José Madureira.

Os integrantes do grupo, Alexandre Bittencourt (flauta e pífano), Rudá Brauns (bandolim), Bruno Reis (viola caipira), Pedro Messina (violão), Maria Clara Valle (violoncelo) e Thiago Kobe (percussões), têm a proposta de misturar a tradição oral e a música erudita, com o objetivo de levar ao público repertório que reúna elementos das tradições populares e da música de concerto.

O Pedra Lispe existe desde 2005 e vem se apresentando em salas de concerto e teatros de todo o país. O nome do grupo possui diferentes significados. Segundo a mitologia nordestina, todo corisco, quando cai, traz na ponta uma pedra prateada que é enterrada a sete palmos de profundidade. Pedra Lispe é, também, o nome que o personagem Quaderna deu a seu cavalo no Romance d'A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna. Desta forma, este foi o nome escolhido para um grupo que tem referências que vão do universo popular, à música de concerto contemporânea e à música instrumental, de um modo geral.

Sala de Concerto é transmitido, ao vivo, todas as sextas, diretamente do Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, da Rádio MEC, com a presença do público. A entrada é franca, e as senhas são distribuídas a partir das 16h.

Rádio MEC FM

Praça da República nº 141-A – Centro.

Produção e apresentação Lauro Gomes.

Sábado, 0h.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)
Ouça a MEC FM ao vivo


Seresta Viva – 23h
MEC AM 800kHz
Noel Rosa

Em 2010, o programa comemora o centenário de Noel Rosa, um dos maiores compositores brasileiros. Com o tema No tempo de NoelSeresta Viva vai mostrar, durante todo o ano, a vida e a obra do homenageado, contextualizando o período de 1930 até 1937: o que tocava no rádio naquela época, os sucessos, o aparecimento de outros compositores, de novos cantores e um pouco da história do Brasil dos anos 30.

Produção e apresentação João Carlos Carino.

Quarta, 2h.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora) 
Ouça a MEC AM ao vivo


Tempos Modernos – 0h
MEC FM - 98,9 MHz
Sinfonia n° 3, de Alfred Schnittke.

Um gigante da música contemporânea enfrenta o gigantismo do gênero sinfônico, numa verdadeira celebração da venerável tradição germânica. Gravação de 1989, com a Orquestra Filarmônica Real de Estocolmo, sob a regência de Eri Klas.

Álfred Garrievitch Schnittke viveu entre 1934 e 1998. Foi o compositor mais importante a surgir na Rússia, logo após a Dmitri Shostakovich de quem teve forte influência nos primeiros anos de sua carreira. Desenvolveu uma técnica poli-estilística em trabalhos como a sua épica Sinfonia nº1 (1969-1972) e o seu Primeiro Concerto Grosso (1977). Nos anos 80, a sua música começou a ter o seu reconhecimento no estrangeiro.

Produção e apresentação Weber Duarte.

Saiba mais:
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)
Ouça a MEC FM ao vivo


SÁBADO, 22 DE MAIO

Música e Músicos do Brasil – 12h
MEC FM - 98,9 Mhz
Clara Sverner

Nesta edição a pianista Clara Sverner fala sobre o seu recente CD, Chopin, por Clara Sverner ao piano e executa as obras: Scherzo nº 2Prelúdio Op. 22, nº 21 e 17Mazurca Op.17 nº 4; e Noturnos Op. 48 nº 2 e Op. 27 nº 2..

Intérprete de talento reconhecido por público e crítica do Brasil e do exterior, Clara Sverner teve sólida formação que se iniciou em São Paulo com o professor José Kliass. Aperfeiçoou-se mais tarde nos centros musicais mais avançados, como o Conservatório de Genebra, medalha de ouro, e o Mannes College of Music, de Nova Iorque. Premiada no Concurso Internacional Wilhelm Backhaus, ainda adolescente iniciou a carreira que a tornou uma das mais prestigiadas virtuoses brasileiras.

Apresentou-se em recitais e concertos por todos os quadrantes do Brasil e em turnês para plateias da Europa, dos Estados Unidos, do Japão e de Israel.

Em 2005 ganhou o Premio TIM de música erudita com o cd Mozart Por Clara Sverner vol.2 vol.3 que foi indicado ao Grammy Latino. Em 2009 lança a caixa com a coleção completa das Sonatas de Mozart e agora em 2010, Chopin por Clara Sverner.

Produção e apresentação Lauro Gomes.

Terça, 22h.

Saiba mais:
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora) 
Ouça a MEC FM ao vivo


Concerto Semanal Nederland – 20h
MEC FM - 98,9 Mhz

O programa da emissora internacional holandesa Nederland apresenta gravações ao vivo direto do Concertgebouw, em Amsterdã.

Apresentação Sidney Ferreira.

Produção Rádio Nederland e Rádio MEC.

Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo


Concertos Deutsche Welle – 21h
MEC FM - 98,9 Mhz

O Concertos Deutsche Welle é um programa da rádio alemă Deutsche Welle, que apresenta gravaçőes de concertos e festivais europeus.

Apresentaçăo Sidney Ferreira.

Adaptaçăo para o português Thiago Regotto.

Realizaçăo Rádio MEC e Rádio Deutsche Welle.

Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo


Apoio Cultural 


COMO SINTONIZAR

Rádio MEC AM Rio de Janeiro – AM 800 kHz
Radio MEC AM Brasília – AM 800 kHz
Rádio MEC FM Rio de Janeiro – FM 98,9 MHz
Rádio Nacional Rio de Janeiro – AM 1.130 kHz
Rádio Nacional AM Brasília – AM 980 kHz
Rádio Nacional FM Brasília – FM 96,1 MHz
Rádio Nacional da Amazônia – OC 11.780 kHz e 6.180 kHz
Rádio Nacional do Alto Solimões – AM 670kHz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado