Destaques da programação de 30 de maio a 5 de junho 2010 - Radio MEC

Destaque da Semana

QUARTA-FEIRA, 2 DE JUNHO

Ao Vivo entre Amigos – 17h05
MEC AM 800kHz
Arranco de Varsóvia

O Arranco de Varsóvia é a atração desta semana do Ao Vivo Entre Amigos. O grupo, formado por Andrea Dutra, Cacala Carvalho, Elisa Queirós ( vocais), Muri Costa (voz e violão) e Paulo Malaguti Pauleira (voz e piano), aproveita para divulgar o espetáculo Arranco de Varsóvia canta Martinho que foi transformado em CD e DVD. As 17 músicas que compõem o repertório passeiam por diversas fases da carreira de Martinho da Vila, entre os anos de 1969 e 2008, como os sambas de partido-alto Casa de Bamba, Na Aba e Quem é do Mar Não Enjoa. Também há lugar para duas inéditas: Disritmou, parceria de Martinho com Carlinhos Vergueiro, e Amigo Martinho, presente da dupla Monarco e Ratinho. O DVD tem participações especiais do próprio homenageado (em Me Faz um Dengo, Devagar Devagarinho, Quem é do Mar Não Enjoa e O Pequeno Burguês) e de outro bamba, Nelson Sargento (em Nossos Contrastes e Ex-amor).

O Arranco de Varsóvia nasceu em 1992, quando Paulo Malaguti Pauleira procurou o amigo Muri Costa para montar um grupo dedicado ao samba. Logo depois, se juntaram a dupla Eveline Hecker, Soraya Ravenle e Rita de Cássia, dando origem à primeira formação do Arranco. O primeiro disco, Quem é de Sambar, reunia compositores de todas as vertentes do samba e foi lançando em 1997 pelo selo Dubas. No ano seguinte, Cartola foi homenageado pelo grupo no CD Samba de Cartola. Em 2001, o Arranco mudou sua formação feminina com o ingresso de um novo trio: Andrea Dutra, Cacala Carvalho e Elisa Queirós. O terceiro disco, Na Cadência do Samba, chegou em 2005, e conquistou o Prêmio Tim de Melhor Grupo de Samba, em 2006.

O Ao Vivo entre Amigos é transmitido todas as quartas diretamente do Auditório Paulo Tapajós da Rádio MEC, com a presença do público. A entrada é franca e as senhas são distribuídas a partir das 16h.

Rádio MEC AM

Praça da República nº 141-A – Centro.

Produção e apresentação Marina Barreto.

Quinta, 2h; domingo, 12h.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)
Ouça a MEC AM ao vivo


Outros Destaques

DOMINGO, 30 de MAIO

Som Infinito – 7h
MEC FM - 98,9 MHz
Santíssima Trindade

O Som Infinito deste domingo, 30, celebra As Vésperas da Santíssima Trindade cantadas em gregoriano, incluindo o hino O Lux Beata Trinitas. A interpretação é do Coro dos Monges da Abadia de São Pedro de Solesmes, sob a direção de D.Jean Claire.

A festa da Santíssima Trindade é uma data das mais importantes do ano litúrgico, celebrada no primeiro domingo depois de Pentecostes. A solenidade louva o grande mistério da fé católica: um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Produção e apresentação Félix Ferrà.

Saiba mais
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo


A Arte de Leda Coelho de Freitas – 12h
MEC FM - 98,9 MHz
Leda Coelho de Freitas

Nesta edição, além de depoimentos da cantora Leda Coelho de Freitas e da professora Maria Regina Câmara, as interpretações ao piano de Marina Moura Peixoto e de Murillo Santos.

No repertório estão:Dentro da Noite e Vesperal, de Lorenzo Fernandez;Cantata Orfée nº1 e Cantata Orfée nº2, de Rameau; Bois Épais Redouble ton Ombre e Menuet Chanté, de Lully; Siete Canciones Populares Españolas (El Pañ Moruno, Seguidilla Murciana, Asturiana, Jota, Nana, Canción, Pólo), de Manuel de Falla;e Si mes Vers avaient des Ailes; de Reynaldo Hahn; e outras obras.

Este é o quinto programa da série dedicada a cantora Leda Coelho de Freitas, vencedora de importantes concursos internacionais, entre eles o Festival Internacional de Música Francesa, em Paris, em maio de 1959 – quando arrebatou o 1º prêmio, derrotando 98 cantoras estrangeiras.

Produção e apresentação Lauro Gomes.

Domingos, ao meio-dia.

Saiba mais:
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)


Ópera Completa – 15h
MEC FM - 98,9 MHz
Iris, de Pietro Mascagni

Mais conhecido pela Cavalleria Rusticana, Mascagni foi autor de diversas outras óperas, entre as quais a monumental Iris, ambientada no Japão de épocas lendárias. Iris é uma ópera em três atos com libreto original italiano de Luigi Illica. Sua primeira apresentação foi no Teatro dell'Opera di Roma, em novembro de 1898. Giacomo Puccini, amigo de Mascagni, esteve presente na estreia.

No elenco desta montagem, Ilona Tokody, Placido Domingo e Juan Pons. Coro e Orquestra da Rádio Bávara, de Munique, sob a regência de Giuseppe Patané. Gravação de 1988.

Produção e apresentação Weber Duarte.

Saiba mais:
Página do programa


Mapa Mundi – 0h
MEC FM - 98,9 MHz

A cada semana, o programa explora a música e a história de um lugar diferente do mundo construindo uma verdadeira geografia do som.

O programa é uma parceria institucional com a Rádio Cultura FM de São Paulo.

Produção e apresentação Cíntia Gusmão.

Saiba mais:
Página do programa
Ouça a MEC FM ao vivo


QUARTA-FEIRA, 31 de MAIO

Ouvindo Música – 21h30
MEC AM 800kHz

Na segunda, 31, a série traz vários exemplos de músicas tendo como destaques o clarinete e a flauta transversal. O programa também aborda e tece comentários a respeito de novas versões para clássicos da MPB.

Na terça, 1º, o segundo capítulo da série dedicada a temas de trilhas sonoras do cinema brasileiro. A relação da imagem e do som, o aspecto dramático e imagético das músicas. Análise de temas dos filmes Central do Brasil, Cidade de Deus e Eu,Tu, Eles.

Na quarta, 2, programa dedicado à análise de músicas do disco Elba Ramalho e Dominguinhos gravado em 2005, com repertório de canções de Dominguinhos e parceiros, interpretadas pelos artistas que dão nome ao disco. E ainda: O que é citação em música? Identificação dos elementos que fazem das músicas presentes no disco, um som bem mais pesado e preenchido do que normalmente se ouve em ritmos como xote, baião e forró.

Na quinta, 3, o contrabaixo e sua ligação com a parte rítmica, com a bateria. No programa são selecionadas várias músicas especialmente com este objetivo, onde estes dois instrumentos demonstram com clareza como eles são fundamentais para a sustentação melo-harmônica das canções.

E na sexta, 4, o poder de modificação do ambiente das músicas através dos arranjos. Curiosidades sobre a construção dos ritmos, das levadas das músicas. Duas melodias cantadas ao mesmo tempo em uma música, isso é possível? Músicas interpretadas por Rosa Passos, Sérgio Santos, Vanessa da Mata, Ivan Lins e Cris Dellano.

Produção e apresentação Marcelo Guima.

Domingo, 13h.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)
Ouça a MEC AM ao vivo


TERÇA-FEIRA, 1º de JUNHO

Roda de Choro – 17h05
MEC AM 800kHz
Raphael Rabello

O programa desta terça-feira é dedicado ao violonista e compositor Raphael Rabello. Nascido, em 1962, em uma família musical – seu primeiro professor de violão foi um irmão mais velho e a irmã Luciana que se tornou conhecida com o seu cavaquinho. Raphael Rabello também tomou lições de violão com Jaime Florence (o famoso Meyra, que deu aulas a Baden Powell nos anos 1940).

O Roda de Choro vai mostrar vários momentos da carreira do músico, e grandes clássicos do choro em gravações realizadas com intérpretes como Armandinho, Paulo Moura, Dino, Chiquinho do Acordéon e Romero Lubambo.

Raphael Rabello passou a tocar o violão de sete cordas influenciado por Dino 7 Cordas, com quem teve aulas e gravou um LP em 1991. Já tocava profissionalmente em sua adolescência e sua primeira gravação foi aos 14 anos, com o violonista clássico Turibio Santos.

Sobre Raphael, Dino declarou: "Ele não tem limitações. Técnica, velocidade, bom gosto harmônico, um artista completo."

Produção e apresentação João Carlos Carino.

MEC FM: segunda, 18h.
MEC AM: sábado, 2h; domingo, 21h.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)


SEXTA-FEIRA, 4 de JUNHO

Sala de Concerto – 17h05
MEC FM - 98,9 Mhz
Carol Murta Ribeiro

A pianista Carol Murta Ribeiro se apresenta nesta sexta com um concerto em que comemora os 200 anos do nascimento de Chopin e 150 anos do nascimento de Albéniz. No programa: Heitor Villa-Lobos, Alma Brasileira, Choros nº 5 e Valsa da Dor; Chopin, Mazurka op. 24 nº 4 em si bemol menor, Mazurka op. 17 nº 2 em mi menor e Mazurka op. 30 nº 2 em si menor; Albéniz, Suite Espanhola nº 1 op. 47 - Granada, Sevilla, Astúrias; Gershwin, 3 Prelúdios para piano: Allegro ben ritmado, Andante com moto e Allegro ben ritmado

A pianista Carol Murta Ribeiro participa de ciclos de concertos e recitais no Rio de Janeiro e em várias capitais do país. Também no exterior, apresenta-se regularmente como recitalista desde 1993 ― em Londres, Paris, Lisboa e em Roma. De sua apresentação, constam clássicos de Mozart a Mignone, passando por Chopin, Liszt e Albeniz.

O Sala de Concerto é transmitido, ao vivo, todas as sextas, diretamente do Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, da Rádio MEC, com a presença do público. A entrada é franca, e as senhas são distribuídas a partir das 16h.

Rádio MEC FM
Praça da República nº 141-A – Centro.

Produção e apresentação Lauro Gomes.
Sábado, 0h.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)


Seresta Viva – 23h
MEC AM 800kHz
Noel Rosa

Em 2010, o programa comemora o centenário de Noel Rosa, um dos maiores compositores brasileiros. Com o tema No tempo de Noel, Seresta Viva vai mostrar, durante todo o ano, a vida e a obra do homenageado, contextualizando o período de 1930 até 1937: o que tocava no rádio naquela época, os sucessos, o aparecimento de outros compositores, de novos cantores e um pouco da história do Brasil dos anos 30.

Produção e apresentação João Carlos Carino.
Quarta, 2h.

Saiba mais
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)


SÁBADO, 5 DE JUNHO

Música e Músicos do Brasil – 12h
MEC FM - 98,9 Mhz
Giulio Draghi

Lauro Gomes conversa com o pianista e professor Giulio Draghi que lança num CD: Cinco Fantasias e um Tema com Variações, do Padre José Maurício Nunes Garcia – O Navio Assombrado, A Esperança (noturno) e Rapsódia sobre um motivo húngaro, de Carl Tausig (aluno dileto de Liszt) e cenas finais de Quadro de uma Exposição, de Mussorgsky.

Giulio Draghi é considerado um dos mais brilhantes pianistas da nova geração. O artista é detentor de diversos prêmios nacionais, como o primeiro lugar no Concurso de Piano Centenário Essenfelder que venceu por unanimidade, concorrendo com pianistas de todo o Brasil. Giulio possui graduação em bacharel em piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992).

Produção e apresentação Lauro Gomes.
Terça, 22h.

Saiba mais:
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)


Nossa Música – 19h
MEC AM 800kHz
Guinga

O homenageado desta edição é o compositor, cantor e instrumentista Guinga que nasceu no subúrbio carioca de Madureira, no dia 10 de junho de 1950.

Guinga começou a tocar com o lendário Passarinho, o precursor do Violão 7 cordas. Dono de um estilo único possui um fraseado musical impecável com acordes bem trabalhados. É considerado pelos especialistas um artista refinado, destinado a ouvidos exigentes e privilegiados, com um universo musical muito vasto: entre o jazz, o baião, o frevo, bolero, canções nordestinas,Cole Porter, Gershwin e Noel Rosa.

A seleção musical do programa inclui: Passarinhadeira, Saci, Bolero de Satã, Canibale, 7 Estrelas, Lendas Brasileiras, Paixão Descalça, Ramo de Delírios, Sem Vergonha, Rio Orleans, Simples e Absurdo, Quermesse, Odalisca, Nem Cais, nem Barco, Delírio Carioca, Baião de Lacan.

Produção e apresentação Aglaia Peltier.

Sábado, 19h.

Saiba mais:
Página do programa
Podcast (ouça a qualquer hora)


Concerto Semanal Nederland – 20h
MEC FM - 98,9 Mhz

O programa da emissora internacional holandesa Nederland apresenta gravações ao vivo direto do Concertgebouw, em Amsterdã.

Apresentação Sidney Ferreira.
Produção Rádio Nederland e Rádio MEC.

Saiba mais:
Página do programa


Concertos Deutsche Welle – 21h
MEC FM - 98,9 Mhz

O Concertos Deutsche Welle é um programa da rádio alemă Deutsche Welle, que apresenta gravaçőes de concertos e festivais europeus.

Apresentaçăo Sidney Ferreira.
Adaptaçăo para o português Thiago Regotto.
Realizaçăo Rádio MEC e Rádio Deutsche Welle.

Saiba mais:
Página do programa


Apoio Cultural


COMO SINTONIZAR

Rádio MEC AM Rio de Janeiro – AM 800 kHz
Radio MEC AM Brasília – AM 800 kHz
Rádio MEC FM Rio de Janeiro – FM 98,9 MHz
Rádio Nacional Rio de Janeiro – AM 1.130 kHz
Rádio Nacional AM Brasília – AM 980 kHz
Rádio Nacional FM Brasília – FM 96,1 MHz
Rádio Nacional da Amazônia – OC 11.780 kHz e 6.180 kHz
Rádio Nacional do Alto Solimões – AM 670kHz


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado