Eurochannel apresenta o filme inédito Charlotte Corday, sobre o assassinato do revolucionário Jean-Paul Marat

Um dos acontecimentos político-sociais mais importantes da contemporaneidade, a Revolução Francesa provocou uma série de mudanças não só na França, mas em todo o mundo, e foi palco de grandes acontecimentos. A atmosfera turbulenta do período é pano de fundo do filme Charlotte Corday e o Assassinato de Jean-Paul Marat (Charlotte Corday: L'assassinat de Marat, França, 2008), destaque inédito do Eurochannel no dia 6/5, quinta-feira, às 22h.



Adaptação do livro de Jean-Denis Bredin, o filme revela o contexto e a repercussão do assassinato de Jean-Paul Marat, pela jovem da aristocracia francesa Charlotte Corday D'Armont. O jornalista Marat pertencia à facção dos jacobinos, que pretendia acabar com a nobreza. Em oposição ao seu grupo, os girondinos lutavam por um acordo entre os monarcas e os revolucionários. Com a decapitação do rei Luís 14, Marat se tornou um dos principais líderes da Revolução Francesa.

Apesar de defender a revolução, Charlotte não apoiava os extremistas, como Marat. Em 1793, depois de algumas tentativas, ela conseguiu se encontrar com o jornalista e o matou com uma facada no peito. Capturada na cena do crime, Charlotte foi condenada à guilhotina.


Dirigido por Henri Helman, o filme é estrelado pela atriz belga Émilie Dequenne, eleita Melhor Atriz no Festival de Cannes em seu filme de estreia Rosetta (1999), e indicada três vezes ao César; e pelo ator francês Bernard Blancan, eleito Melhor Ator no Festival de Cannes por Dias de Glória (Indigènes, 2006).



Eurocinema: Charlotte Corday e o Assassinato de Jean-Paul Marat
Estreia dia 6/5 (quinta-feira), às 22h

Charlotte Corday e o Assassinato de Jean-Paul Marat (Charlotte Corday: L'assassinat de Marat, França, 2008)
Direção: Henri Helman
Duração:
90 minutos
Gênero: Drama
Elenco: Émilie Dequenne, Bernard Blancan, Thierry Gibault, Marc Fayet, Raphaël Personnaz, Martine Gautier

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado