Luciana Mello comanda programa de variedades Almanaque Brasil, com estreia na TV Brasil e TV Cultura

 

A atração renova os finais de semana das duas tevês com curiosidades, cultura e história brasileiras, e aposta na diversidade de público

 

Em formato de revista de variedades e bem ao estilo dos conhecidos almanaques, estreia no sábado (8) às 19h, na TV Brasil, e domingo (9/5), às 19h30, na TV Cultura, o programa Almanaque Brasil, apresentado pela cantora Luciana Mello, que conta com o apoio do ator Robson Nunes em dinâmicas aparições interpretando o personagem Almanaquias.

 

Idealizado pela equipe do artista gráfico Elifas Andreato, em parceria com a TV Cultura, o novo programa é uma realização da TV Brasil e trabalha com uma gama enorme de assuntos ligados à cultura brasileira, em linguagem ágil, leve e divertida. A proposta é levar ao telespectador uma diversidade de assuntos de forma dinâmica, bem humorada, mas sem perder o caráter cultural e informativo.

 

Usando recursos de animação para apresentar alguns quadros, a atração traz entrevistas, curiosidades, saberes do povo, ciência, história e brincadeiras.

No programa de estreia, o quadro Você sabia? remete às cartas que o famoso cartunista Henfil escrevia para sua mãe. E Santos Dumont figura no Coisas nossas, quadro que reúne histórias bem humoradas de inventores e suas criações.

 

Almanaque Brasil traz ainda para o telespectador Ilustres brasileiros, como o escritor Mario de Andrade, o cientista Osvaldo Cruz e Pixinguinha, entre outros. Em Papo-cabeça, nomes expressivos da cultura brasileira, como Ariano Suassuna, Fernanda Montenegro, Amyr Klink, Regina Casé. E para saber como anda a brasilidade dos telespectadores, o Almanaquias sai às ruas e faz testes e brincadeiras em Brasiliômetro. Entre suas intervenções com o público, há o trava-língua e outras maluquices e curiosidades.

 

Em Cantos do Brasil estão grandes nomes da nossa música; É do baú traz as propagandas que marcaram a televisão; Ciência doméstica investiga o que é há de ciência na cultura popular e o que há de cultura popular na ciência, com trabalhos bem importantes, como a sabedoria das parteiras, por exemplo.

 

E para mostrar como se fabricam produtos artesanais tipicamente brasileiros, como piões, rebecas, pios e bordados, o quadro Como é que se faz? revela os segredos e coloca nesse caldeirão cultural.

 

Sobre almanaques
Os almanaques populares configuram um gênero consolidado nas práticas de leituras e nas memórias dos mais diversos públicos. As chamadas culturas de almanaque se perpetuaram nos séculos passados por meio de uma das formas mais tradicionais de comunicação popular. Pautados pelas ações cotidianas do homem, crendices humanas e organização do tempo, tinham uma leitura universal, atravessando classes sociais e faixas etárias.

Inspirado nos almanaques que formaram gerações e gerações de leitores, a revista mensal ALMANAQUE BRASIL, editada pela Andreato Comunicação e Cultura, circula em bancas e é também distribuída em voos nacionais e internacionais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado