THC apresenta o documentário inédito Um Brasileiro no Dia D, produzido e estrelado pelo baterista João Barone

Embora o Brasil tenha atuado na Segunda Guerra Mundial, existem poucos registros de sua participação neste importante acontecimento.


Um dos mais recentes e emocionantes é o documentário Um Brasileiro no Dia D, que o The History Channel estreia no dia 4/6, sexta-feira, às 21h.


Escrito, produzido e codirigido por João Barone (FOTO), baterista da banda Os Paralamas do Sucesso, a produção discorre sobre os 60 anos do Dia D, o episódio mais lembrado da Segunda Guerra Mundial. O fio condutor da história é Pierre Closterman – nascido em Curitiba em 1921, local onde aprendeu a voar e tirou seu brevet de piloto –, único brasileiro presente no Dia D. Filho de um diplomata francês, Closterman foi para a Inglaterra, a pedido do pai, para lutar ao lado dos aliados. Como aviador, combateu pela Força Aérea Inglesa, conquistando 33 vitórias ao longo da guerra, condição que lhe deu o título de Ás da Aviação Francesa.


No documentário, além de conversar com Closterman, a última grande entrevista concedida antes de sua morte, Barone visita os cenários históricos da Normandia, que serviram de palco para o grande confronto entre os aliados e a Alemanha nazista. A produção também traz depoimentos especiais de veteranos e cidadãos que se encontravam no local, em função das homenagens aos 60 anos do Dia D, completados em 6 de junho de 2004. Durante as gravações, Barone percorreu, em seu próprio jipe de guerra restaurado, cerca de 1.500 quilômetros nas praias da Normandia. A inspiração de Barone para produzir o documentário partiu de sua paixão pelo tema, em especial pelos jipes de guerra, e do desejo de preservar a memória do Brasil no maior conflito da Humanidade. Ele também reconhece a influência de seu pai, um ex-combatente da guerra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado