Univesp TV apresenta semana especial de cinema



Entre segunda e quinta-feira, Ponto Cinema apresenta seleção de filmes de grandes diretores que abordam o complexo universo escolar

 

A Univesp TV, canal digital da multiprogramação da Fundação Padre Anchieta, apresenta uma seleção de filmes de grandes diretores que abordam o complexo universo escolar. Na próxima semana, entre os dias 24 e 27/5, às 21h45, o canal exibe na seção Ponto Cinema os longas "A Língua das Mariposas", "Pro Dia Nascer Feliz", "Os Incompreendidos" e "A História do Professor Clark".

 

A programação complementa a disciplina Memórias do Professor, que visa evocar nos alunos do curso de Pedagogia Unesp/Univesp lembranças da vida escolar, do contato com as primeiras letras, até o momento da escolha da profissão de professor. A apropriação das lembranças de si mesmo como aluno, dizem especialistas em formação de professores, têm impacto sobre a qualidade do trabalho do futuro docente.

 

Na segunda-feira será exibido "A Língua das Mariposas" (1999), do cineasta espanhol José Luis Corda. O filme retrata os primeiros passos do menino Moncho, de sete anos, na grande aventura de ingressar na escola. A relação professor-aluno é apresentada a partir da imagem do professor Dom Gregório uma figura ímpar dentro do contexto educacional no período brevemente anterior à guerra civil espanhola.

 

O brasileiro "Pro dia Nascer Feliz" (2006) será apresentado na terça. Com direção de João Jardim, o filme mostra as diferentes situações que o adolescente brasileiro enfrenta na escola: preconceito, precariedade, violência e esperança. Jovens de classes sociais distintas de três estados falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações.

 

"Os Incompreendidos" (1959), filme do renomado diretor François Truffaut, expoente da Nouvelle Vague francesa, será exibido na quarta-feira. O longa trata da infância rebelde e sombria do garoto Antoine Doinel, 13 anos, um adolescente cansado do autoritarismo dos pais e da escola, que busca refúgio nos livros, nas amizades e na prática de pequenos delitos. Truffaut, em parceria com Marcel Moussy, foge dos padrões de filmes que tratam de histórias sobre a infância.

 

O último filme da seleção, "A História do Professor Clark" (2006)será exibido na quinta-feira. Dirigido pelo americano Randa Haines, o longa conta ahistória, baseada em fatos reais, de um professor que deixa sua cidade natal e usa seu entusiasmo, criatividade e paixão para ativar a habilidade e talento de seus alunos, ganhando seu respeito e finalmente aumentando seus índices nos testes escolares. Clarck ganhou o título de professor do ano e tem escrito livros de sucesso em educação e desenvolvimento infantil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado