Eurochannel apresenta a minissérie Abolição, inspirada nos livros de Robert Badinter


 

Inspirada nos livros L'Exécution e L'Abolition, do advogado Robert Badinter, responsável pela abolição da pena de morte na França, a minissérie francesa Abolição tem suas duas partes exibidas na sequência dia 2/7, sexta-feira, a partir das 22h, no Eurochannel.

 

A produção refaz as principais passagens contidas nos livros, entre elas o relato de Badinter sobre a sua tentativa frustrada de impedir que seu cliente Roger Bontems, condenado por assassinato sem tê-lo cometido, fosse submetido à guilhotina.

 

Mesmo com uma batalha perdida, Badinter continuou a lutar contra seu principal inimigo de forma incansável. Em 1977, deu o primeiro passo para uma grande vitória: com um discurso eloquente, regido pela ideia de que no futuro a pena de morte seria extinta, ele fez com que seu cliente Patrick Henry escapasse da guilhotina e fosse apenas condenado.


No mesmo ano em que foi empossado Ministro da Justiça da França, na presidência de François Mitterrand, Badinter criou uma lei que garantiu a abolição da pena de morte no país.

 

Em A Abolição, Charles Berling, de Como Matei Meu Pai (How I Killed My Father, 2000) é Robert Badinter; Gérard Depardieu, de Asterix e Obelix Contra César (Astérix et Obélix contre César, 1999) e Green Card – Passaporte Para o Amor (Green Card, 1990) é Henry Torrès; Marc Bodnar é Roger Bontems, enquanto Quentin Ogier é Patrick Henry. A direção é de Jean Daniel Verhaeghe.

 

Eurocinema: Abolição (L'Abolition, França, 2008)

Parte I – Dia 2/7, sexta-feira, às 22h

 

Sinopse: Enquanto dedica seu tempo ao escritório de advocacia e à escola de direito onde dá aulas, Robert Badinter (Charles Berling) é chamado pelo colega Philippe Lemaire (Alain Fromager) para se juntar à defesa de Roger Bontems (Marc Bodnar), cujo julgamento se iniciará em breve. Ele resolve se dedicar ao caso ao saber que Bontems e Claude Buffet (Thierry Gibault), também envolvido no mesmo crime, podem ser submetidos à pena de morte – punição que combatia com todas as suas forças. Sabendo que seu cliente não foi autor das mortes, Badinter tenta impedir que ele seja morto injustamente. Com o perdão presidencial negado, ele sofre uma grande derrota. Bontems e Buffet são guilhotinados em 1972.

 

Eurocinema: Abolição (L'Abolition, França, 2008)

Parte II – Dia 2/7, sexta-feira, às 0h

 

Sinopse: Após a morte de Roger Bontems (Marc Bodnar), o advogado Badinter (Charles Berling) fez da abolição da pena de morte a causa de seu trabalho. Mas a sua luta era árdua, e lhe rendeu cartas com insultos e ameaças de morte. O próximo passo de sua batalha foi trabalhar na defesa de Patrick Henry (Quentin Ogier), um jovem de 20 anos condenado pelo assassinato de uma criança. Lutando contra a maioria da população que exigia a sua morte, Badinter conseguiu impedir a execução do assassino. Mas a última esperança de Badinter foi se tornar Ministro da Justiça e lutar pela criação de uma lei que extinguisse para sempre a pena de morte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado