Conexões Urbanas estreia a terceira temporada dia 28 de julho


AfroReggae grava com os principais grupos armados em El Salvador e na Colômbia

 

"Sem sombra de dúvida, essa é a temporada mais 'chapa quente' de todas"

– é o que avisa José Junior, coordenador executivo do AfroReggae e apresentador do Conexões Urbanas, que estreia quarta-feira, dia 28 de julho, às 23h, no Multishow. Ele conta que comparados à leveza e ao colorido dos episódios Tião Rocha e Saúde e Alegria, "todos os outros causam impacto pelo tipo de enfoque, que deixa fluir o relato oral de quem vive histórias de violência e crime".

 

A abordagem, segundo Junior, é feita "em cima da criminalidade e de suas formações, sempre com a intenção de mostrar a realidade sob uma ótica pouco conhecida da sociedade e com muita esperança de reverter o que precisa ser mudado" – completa.

 

A terceira temporada terá 13 episódios inéditos gravados em diversas cidades, no Brasil e no exterior. Desta vez, Junior esteve com os principais grupos armados de El Salvador e de Medelín. Ainda na Colômbia, ele vai à prisão conhecer Lady Tabares, a menina de rua que virou atriz do filme "A vendedora de Rosas", mas que depois do êxito no cinema, cometeu o assassinato de um taxista e está cumprindo pena de 26 anos. História bem parecida com a de Fernando Ramos da Silvaque interpretou o personagem-título de "Pixote, a lei do mais fraco", dirigido por Hector Babenco. Aproveitando o gancho, Junior vai saber como anda a vida dos meninos de rua em São Paulo e conhecer de perto o Projeto Quixote.

 

No Brasil, visitou projetos de grande impacto social na imensidão verde da Amazônia e no sertão mineiro.

 

No Rio, reuniu delegado de policia com ex-traficante de drogas, psiquiatra

com ator de novela e promoveu um debate sério sobre a legalização das drogas. Ainda na capital carioca, acompanhou minuto a minuto a primeira saída de Gaúcho, ex-traficante de drogas, que esteve preso por mais de 18 anos. Os dois conversam com Cesar Rubens, secretário estadual de administração penitenciária sobre as vantagens e desvantagens da anistia para traficantes que estejam determinados a largar o crime.

 

No presídio de Bangu, gravou entrevistas do lado de dentro e do lado de fora das celas, para retratar a verdadeira "Cidade Bangu". "A criação de pontes que unam as diferenças" é uma missão que está no DNA da instituição. O Conexões Urbanas é uma versão dessa mensagem para telinha. O programa é produzido por pessoas que trabalham no próprio AfroReggae, que portanto levam a filosofia do Grupo para dentro deste projeto.

 

Outra característica do AfroReggae é a capacidade de transitar por todos os níveis da sociedade, por isso além de retratar a cara dos detentos, o Junior também entrevistou alguns dos 3,2 mil agentes penitenciários, para ajudar a construir uma visão 360º da realidade de um presídio de segurança máxima.

 

Em outro ponto da Zona Norte da cidade, no Complexo do Alemão, Junior desvenda e desmistifica favela que está no imaginário nacional como ambiente mais armado e blindado do Brasil.

 

O programa desta temporada ainda aborda o lançamento do site "O Veneno e o Antídoto - uma visão da violência no Brasil", iniciativa motivada por uma mediação feita por José Junior e o diretor Estevão Ciavatta, em 2004, na Colômbia, quando parte da equipe que gravava as entrevistas quase morreu. E no episódio "O cara do momento"Junior entrevista Celso Athayde, uma das pessoas mais influentes do Brasil em política e cultura, produtor e co-autor de três best sellers: "Falcão - Mulheres e o tráfico", " Falcão - Meninos do Tráfico" e "Cabeça de Porco".

 

"O programa traz um olhar muito peculiar de situações atuais. A equipe do 'Conexões Urbanas' consegue traduzir muito bem para o público do Multishow esta realidade, sem meios-termos, mas ao mesmo tempo levando mensagens e exemplos positivos", concorda Guilherme Zattar, diretor do Multishow.

 

- Estamos cada vez mais certos da nossa missão. O retorno das pessoas que assistiram as temporadas anteriores nos delineou claramente esse foco. Muita gente diz que o "Conexões" é o único programa da TV brasileira a tocar em certos assuntos e a mostrar uma posição clara diante deles. Como me disse Cacá (Cineasta Cacá Diegues) uma vez: "o Conexões tem um caráter!" – explica Rafael Dragaud, diretor do programa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado