Michelangelo Antonioni é tema de documentário no Eurochannel

Um dos maiores mestres do cinema italiano, o diretor Michelangelo Antonioni é homenageado pelo Eurochannel dia 4/8, quarta-feira, às 23h, com o documentário Michelangelo Antonioni, de Sandro Lai.

 

Michelangelo Antonioni nasceu em família de classe média, em 1912. Em Bolonha, estudou economia

e ainda tinha tempo para pintar e escrever críticas para um jornal local. Em 1939, trabalhou no jornal Cinema, em Roma, onde também estudou a sétima arte na Escola de Cinema. Adepto do Neorrealismo, seus filmes refletiam as raízes da burguesia, como o primeiro deles, Crimes d'Alma (Cronaca di un Amore, 1950), ou A Dama Sem Camélias (La Signora Senza Camelie, 1953) e As Amigas (Le Amiche, 1955).

 

Seu grande sucesso foi a trilogia A Aventura (L'Avventura, 1960), A Noite (La Notte, 1961) e O Eclipse (L'Eclisse, 1962), que rendeu ao cineasta diversos prêmios. Os filmes deram ao seu nome visibilidade internacional, permitindo que realizasse produções inglesas como Depois Daquele Beijo (Blow-Up, 1966), pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor, e americanas como Zabriskie Point (1970). Entre seus principais prêmios, Antonioni ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim por A Noite, a Palma de Ouro em Cannes por Depois Daquele Beijo e duas vezes o Prêmio do Júri no Festival de Cannes por A Aventura e O Eclipse. Além disso, em 1995 recebeu Oscar honorário em reconhecimento ao seu trabalho.

 

Eurocinema: Michelangelo Antonioni

Dia 4/8 (quarta-feira), às 23h

 

Michelangelo Antonioni (2001)
Direção: Sandro Lai
Duração: 50 minutos
Gênero: Documentário
Sinopse: O diretor Sandro Lai pinta o retrato do grande cineasta Michelangelo Antonioni, desde seus primeiros trabalhos até os de reconhecimento internacional. Desde 1943, quando lançou seu primeiro documentário, Gente Del Po, o diretor é admirado por seus colegas de profissão, críticos e cinéfilos. Para Lai, nenhum trabalho de Antonioni pode ser considerado dispensável, já que suas obras tocam nossos mais bem guardados sentimentos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado