TCM mostra o registro de uma rara apresentação do THE WHO em Londres



No sábado, dia 7 de agosto, a partir das 22h*, canal exibe explosiva performance do quarteto britânico, gravada em 1977 como parte de um documentário e uma das últimas gravações ao vivo do baterista Keith Moon

O All Music Guide, uma das bíblias da música na internet, se refere ao The Who como uma das bandas mais repletas de contradições da história do rock. A afirmação não poderia estar mais certa. 

As personalidades de seus quatro integrantes eram radicalmente diferentes, resultando em posturas de palco que pareciam não combinar (os exagerados pulos no ar do guitarrista Pete Townshend, a selvageria de Keith Moon na bateria, Roger Daltrey girando o microfone pelo cabo e o silêncio introspectivo do baixista John Entwistle) e, é claro, em brigas frequentes. Mas, contrariando todas as expectativas, o The Who tornou-se uma das bandas mais importantes do rock, ajudando a modificar a cara da música como se conhecia. 

Ao vivo, os quatro eram especialmente impressionantes. Nenhum show era igual ao anterior. E, 30 anos depois de sua realização, um de seus shows mais lendários ressurgiu. Trata-se de uma apresentação para poucos felizardos na casa londrina Gaumont State Theatre, em Kilburn. E que o TCM exibe para seus telespectadores dentro do TCM in Concert no sábado, dia 7 de agosto, às 22h.

Eram os anos 70. O diretor Jeff Stein estava gravando um documentário sobre o The Who, com o nome de "The Kids Are Alright". E resolveu trazer a banda de volta aos palcos, depois de um ano sem tocar ao vivo, para uma apresentação que seria usada ao longo do filme. O quarteto topou a empreitada – e então, no dia 15 de dezembro de 1977, fizeram um show rodado em 35mm e registrado por seis câmeras, uma pérola para qualquer fã dedicado do grupo, mas que demorou três décadas para ver a luz do dia.  A apresentação acabou se tornando mais do que especial justamente por tratar-se de uma das últimas gravações do inesquecível Keith Moon tocando ao vivo, já que o baterista morreria devido a uma overdose de drogas menos de um ano depois. No repertório, clássicos absolutos como "Can't Explain" "Baba O'Reilly", "Behind Blue Eyes", "Pinball Wizard", "My Generation", "Who Are You?" e "Won't Get Fooled Again". Uma performance pirotécnica por natureza, cheia de deliciosos e inesperados improvisos.

O TCM in Concert THE WHO será exibido no sábado, dia 7 de agosto, às 22h – com reapresentações no domingo, dia 22, às 20h45; e na sexta-feira, dia 27, às 22h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado