2 Séries Inéditas em Setembro no Film&Arts




Desesperadamente Românticos – Série Inédita
Quinta-feira, às 21.00 h.

Entre becos e bordéis de Londres em 1851, Desesperadamente Românticos segue a vida e amores da Irmandade Pré-Rafaelita, um grupo de artistas revolucionários conhecidos por suas vidas amorosas e por suas pinturas inovadoras. Um carismático playboy Dante Gabriel Rossetti, um pintor trabalhador e combatente William Holman Hunt, o decadente e talentoso Millais, o crítico de arte John Ruskin, a beleza perfeita de Lizzie Siddal. Todos iniciam uma viagem a fama, a fortuna, a infâmia e a imortalidade artística. 
EpisÓdio 1 - Quinta 2
Rebeldes, talentosos e carismáticos, três jovens empreendem uma missão para mudar o mundo da arte. O belo e sombrio Dante Gabriel Rossetti, o brilhante e problemático William Holman Hunt e o talentoso John Millais, autodenominados "a Irmandade Pré-Rafaelita", estão fora do mundo oficial da arte, com um estilo de pintura que é, segundo eles, pela primeira vez há 300 anos, nada mais que verdadeiro, real e sincero. Mas o mundo artístico não está muito interessado num grupo de jovens iconoclastas lutando contra o estabelecimento da Real Academia, sobretudo quando um integrante do conjunto, o arrogante Rossetti, ainda precisa aprender a pintar.

EpisÓdio 2 - Quinta 9
A Irmandade Pré-Rafaelita continua em busca de credibilidade e sucesso. Após captar a atenção do crítico de arte John Ruskin, precisam convencê-lo para que compre suas obras. Millais começa a trabalhar numa "obra prima" para mostrar a Ruskin. O trabalho é Ofélia e ele escolhe Lizzie Siddal como modelo. Rossetti, que está convencido de que não é nada sem Lizzie como sua musa, fica furioso com Millais por ter se antecipado. Após perder sua virgindade com Annie, Hunt é incapaz de resistir a seus encantos e o conflito provoca uma batalha entre sua religiosidade e o desejo sexual.

EpisÓdio 3 - Quinta 16
John Ruskin é o novo patrão de John Millais, o mais jovem e talentoso da Irmandade Pré-Rafaelita. Hunt e Rossetti vêem com inveja como ele começa sua ascensão a fama e a fortuna. Mas Millais logo percebe que o patrocínio de Ruskin tem um preço. Ruskin insiste para que Millais faça uma pintura de Effie, sua bela e jovem esposa. É evidente que Effie não é feliz e pouco tempo depois ela lhe conta o porquê, após cinco anos de casamento ela ainda é virgem.

EpisÓdio 4 - Quinta 23
Enquanto Hunt está muito longe, em Terra Santa, Fred decide cumprir sua promessa e cuidar de Annie, evitando que ela caia no pecado. Mas Annie termina sendo um fogo impossível de apagar e antes que Fred perceba, ela já o seduziu. Hunt volta de Terra Santa, ele crê que Annie melhorou seu comportamento sob o cuidado de Fred e que pede que se case com ele.

EpisÓdio 5 - Quinta 30
Rossetti e Lizzie aproveitam sua recém descoberta condição de riqueza, adquirida por cortesia do generoso patrocínio de Ruskin. Em meio a festas e libertinagem, esquecem de sua arte, incluindo as que já prometeram entregar. Ruskin não está muito satisfeito e ameaça com colocar um fim a seu apoio se os dois não se acalmam e se concentram.
 


Os Românticos – Série Inédita
Quinta-feira, às 20.00 h.

Apresentada pelo notável historiador Peter Ackroyd, Os Românticos explora a tumultuosa história dos pioneiros da imaginação moderna: Blake, Wordsworth, Coleridge, Keats, Byron e Shelley. Seus prazeres privados, os sonhos pessoais e as paixões políticas. 
EPISÓDIO 1 – LIBERDADE - Quinta 2 e 23
No século XVIII, as idéias de Diderot e Rousseau deram à luz a esperança de um novo mundo de liberdade, igualdade e fraternidade. Estas idéias alimentaram o maior movimento social da história: a Revolução Francesa.
Na Grã Bretanha, estes ideais românticos entraram na vida pública através da arte e da poesia. As pinturas e a poesia de William Blake eram gritos de ira revolucionária. William Wordsworth e Samuel Taylor Coleridge escreveram uma das obras revolucionárias mais poderosas da época: as Baladas Líricas. Este volume de poesia foi considerado tão perigoso que inclusive Wordsworth e Coleridge eram seguidos por espiões do governo.

EPISÓDIO 2 – NATUREZA - Quinta 9 e 30
A Revolução Industrial buscava dominar a natureza como um meio para gerar lucro. Os artistas românticos tratariam de mudar esta relação de dominação com a natureza por outra baseada no respeito e compreensão. O poeta John Clare buscou a liberdade no campo. Mas as terras que amava eram consideradas, cada vez mais, como unidades de produção. Quando estas terras foram fechadas em 1809 pela lei do Parlamento, a liberdade de passear pelo campo foi reduzida. O que enlouqueceu a John Clare e levaram a William Blake a escrever obras de protesto, como "Jerusalem".

EPISÓDIO 3 – ETERNIDADE - Quinta 16
Após as revoluções do final do século XVIII, as pessoas podiam definir quem eram sem temer as sanções religiosas. Os românticos penetrariam nas profundezas inexploradas do inconsciente para encontrar os segredos de sua identidade: John Keats realizaria poesias geniais a partir de uma vida de tragédia. Keats morreu de tuberculose, o modelo de artista boêmio e forasteiro. A vida pessoal de Lord Byron e seus ideais políticos se tornaram argumento de escândalo durante sua própria vida.
Shelley foi um expoente do amor livre: um homem debilitado pela busca da experiência e compreensão. Essa busca finalizou no dia 8 de julho de 1822, quando Shelley se afogou no litoral da Itália.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado