Eurochannel homenageia a cantora espanhola Luz Casal



Com diversos hits na década de 1980, marcando seu nome e imagem em um gênero até então pouco explorado pelas mulheres, a cantora espanhola depop rock Luz Casal é homenageada pelo Eurochannel dia 15/8, domingo, às 21h. O programa inédito apresenta a exuberante cantora – considerada sinônimo de talento e coragem – em videoclipes de sucesso, como Historia de un Amor e Con Mil Desengaños, faixas de seu último álbum, La Pasión (2009).

Nascida em 11 de novembro de 1958, em Boimorto, província de La Coruña, Luz se especializou logo cedo em canto, piano e balé. Em pouco tempo, mudou-se para Madri com a intenção de seguir a carreira de cantora.

Nos anos 1980 fez a Espanha cantar e dançar hits como Rufino e Un Nuevo Día Brillará, versão de Duel au Soleil, de Étienne Daho. O álbum, chamado Luz Casal, de 1982, também trouxe faixas como Ciudad sin Ley e No Aguento Más, com melodias ousadas, inéditas para os ouvidos do público espanhol naquele momento. Na década seguinte, participou da trilha sonora do filme De Salto Alto (Tacones Lejanos, 1991), de Pedro Almodóvar, cantando as belasPiensa en Mí e Un Año de Amor.

Além do sucesso de seus álbuns – Luz Casal (1982), Los Ojos Del Gato (1984), Luz III (1985), Quiéreme Aunque te Duela (1987), Luz V (1989), A Contraluz(1991), Como La Flor Prometida (1995), Un Mar de Confianza (2000), Con Otra Mirada (2002), Sencilla Alegría (2005), Vida Tóxica (2007) e La Pasión (2009) -, Luz também ficou conhecida por sua corajosa luta contra um câncer de mama, diagnosticado em 2007, que interrompeu a turnê do álbum Sencilla Alegría. Mesmo assim, durante o tratamento, Luz se dedicou de corpo e alma a novas canções que levaram à criação do disco Vida Tóxica.

Sete meses após a dramática descoberta da doença, Luz Casal revelou à imprensa que havia superado o câncer. Mas, enquanto aproveitava o sucesso de seu álbum mais recente, La Pasión, lançado em setembro de 2009, Luz Casal foi diagnosticada com câncer em seu outro seio, precisando interromper mais uma turnê para ser operada e submetida a tratamento.

Euromusic: Luz Casal 
Estreia dia 15/8 (domingo), às 21h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado