Minissérie em oito capítulos dirigida por Flavia Moraes estréia na Band na próxima segunda-feira, depois do CQC

 "Tô Frito é pop sem ser banal. É divertida sem ser alienada.

Nós apostamos na inteligência: o programa não subestima seu público, não trata o adolescente como bobo"

Flavia Moraes, diretora

"Pra viver tem que ter estômago" é a frase que vira lição de vida para o jovem Vitor, o desenhista de 21 anos que sai do interior do Rio Grande do Sul disposto a viver, trabalhar e vencer em São Paulo. Interpretado por Ian Ramil, ele é o protagonista da minissérie Tô Frito, que mostrará em oito capítulos o desafio de Vitor em encarar sozinho a passagem da casa dos pais para a maior cidade brasileira e tudo o que isso representa: superar a saudade da família, fazer novos relacionamentos, procurar trabalho para sobreviver, administrar a casa e se virar para tudo, até para fritar um ovo.

Tô Frito marca a primeira experiência em dramaturgia na televisão de Flavia Moraes, uma das principais realizadoras da propaganda brasileira. O texto é do casal Letícia Wierzchowski, autora do romance A Casa das Sete Mulheres, e do escritor e roteirista Marcelo Pires. Os três - Flavia, Letícia e Marcelo - são gaúchos que saíram de Porto Alegre para viver e trabalhar em São Paulo.

O episódio inicial de Tô Frito tem meia hora de duração. Os demais têm 15 minutos. A minissérie tem estréia nacional na Band, em 23 de agosto, próxima segunda-feira, depois do CQC.

No elenco de Tô Frito, além de Ian Ramil, estão Rayana Carvalho (como Clara), Johnnas Oliva (Bira), Rodrigo Pasquali (Felipe), Gabriela Cerqueira (Karin), Anamaria Barreto (Dona Zenaide), Ilana Kaplan (Dona Rosa), Julio Conte (Sebastião) e Marcelo Malio (vizinho do elevador). Participam ainda da minissérie o pintor Paulo Von Poser, uma referência como artista plástico para o personagem Vitor, e o apresentador e chef de cozinha Edu Guedes, certamente quem Vitor gostaria de ser ao manejar as caçarolas. A minissérie tem direção musical de Roberto Coelho, fotografia de Lúcio Kodato e Vica Nabuco. Os trabalhos gráficos apresentados pelo personagem Vitor são de autoria do ilustrador Ygor Marotta.

Uma realização da Content, empresa do grupo Film Planet, o projeto levou dois anos para ser finalizado, desde sua concepção e primeiros esboços até a estreia. Foi filmado integralmente em estúdio e locações em São Paulo, cidade que é também um personagem da minissérie.

Para a diretora Flavia Moraes, "vencer na grande cidade longe de casa e da família continua sendo o sonho e o desafio de muito jovem talentoso Brasil afora. A história de Vitor se repete todos os dias em todo o país. Por isso, a série também é sobre o encontro do norte e do sul na cosmopolita São Paulo. Tô Frito conversa com essa moçada que não vê a hora de sair pra vida. Conversa também com os que já bateram asas e até com aqueles que dariam tudo pra voltar pra casa dos pais. Tô Frito foi escrita e idealizada para quem é jovem e também para quem já foi e não lembra mais como era. Fui contagiada pela jovialidade e pela coragem do elenco, uma garotada que, como Vitor, também está começando a vida. Durante meses trabalhamos leve e despretenciosamente. Os atores desapareceram dando lugar aos personagens."

O roteirista Marcelo Pires resume a história, "o Vítor sai do Rio Grande do Sul e vem morar em São Paulo, com a cara e a coragem, acreditando antes de mais nada no seu talento. Em Sampa ele se descobre, descobre amigos e namorada - e descobre que São Paulo, a metrópole, também vai ser uma relação duradoura na sua vida. Isso aconteceu comigo: saí de Porto Alegre e morei 14 anos em São Paulo. E admito que, apesar do engarrafamento, da poluição, dos alagamentos, alguma coisa acontece no meu coração que só quando cruzo a Avenida Paulista."

Também roteirista, Letícia Wierzchowski, complementa, "a idéia geral de Tô Frito partiu do Marcelo, mas tem muito da nossa experiência: sou gaúcha e, logo que casei com o Marcelo, fui morar em Sampa. Divido com o Vitor a estranheza da chegada nessa cidade sem começo nem fim...."

A produção de Tô Frito foi viabilizada pela Nestlé - que "alimenta" o projeto com foco no público jovem. "Com Tô Frito, investimos em conteúdo. Nossa ideia é oferecer entretenimento ao público jovem por meio de um trabalho com o qual certamente ele vai se identificar porque é próximo do seu dia-a-dia", afirma Izael Sinem Junior, diretor de Comunicação e Serviços de Marketing da Nestlé Brasil. Algumas marcas da Nestlé compõem as cenas com naturalidade e não há ações comerciais na programação. "Isso nos permite dizer que o projeto é 'alimentado' pela Nestlé, pois entregamos uma série de qualidade com o único objetivo de divertir e fazer pensar, além de promover a aproximação com essa faixa do público", complementa Sinem Jr.

Tô Frito na rede

A série Tô Frito possui ainda uma vida intensa na internet. Com ações de ativação assinadas pela Front, perfil do personagem em redes sociais, assinados pela Aretha, e campanha offline assinada pela JWT, o intuito é envolver o público com o mundo do personagem Vitor. Sua página no flickr www.flickr.com/photos/vitorpaz, por exemplo, funciona como portfólio online de suas ilustrações, seu blog http://www.vitorpaz.blogspot.com, como diário de viagem e o portal http://tofrito.terra.com.br, abriga o site de serviços da série desde o dia 30 de julho onde o usuário encontrará dicas para situações de perrengue como lugares baratos para comer, oportunidades de emprego, etc. No Brand Channel, também hospedado pelo Terra, os usuários poderão assistir aos vídeos dos episódios, participar de chats com os atores e com a diretora da série, além de obter informações sobre os personagens.

Sinopse

Vítor é um cara que saiu da casa dos pais no interior do Rio Grande do Sul para tentar a vida sozinho em São Paulo. Tem 21 anos. No Sul, é desenhista. Em Sampa, artista gráfico.

Vítor aluga um apezinho, quarto e sala com cozinha conjugada. Como tem pouco dinheiro, não pode comer fora e faz as suas primeiras incursões na cozinha. É no armazém de Dona Zenaide que ele se abastece para suas incursões culinárias. Dona Zenaide logo vai virar uma mãe para Vítor em São Paulo.

Vítor passa a buscar trabalho como freela. Quer ilustrar para revistas, jornais, sites e agências de propaganda. Tudo é novo pra ele. Vai enfrentando o engarrafamento da cidade e as panelas da sua cozinha.

Faz amigos: Bira, Felipe, Karin. Apaixona-se por Clara, uma encantadora garota que veio do Recife e que, apesar do nome, intriga Vítor com obscuros telefonemas recebidos muito fora de hora e atendidos em voz baixa.

Os amigos de Vítor também se apaixonam, o problema é que Bira, charmoso pé rapado, e Felipe, charmoso endinheirado, se apaixonam pela mesma Karin. Esta faz a sua escolha: prefere se dedicar aos dois.

Os percalços são muitos, a fome de viver maior ainda. Vítor tem que enfrentar desde a ira do seu pai que não quer o filho longe da gauchíssima São Chico até as manias temperamentais de um editor que passa a encomendar seus desenhos. Ao longo da série, Vítor descobre os mistérios de Clara, descobre jeitos de gostar de São Paulo e, o que é mais incrível, descobre que tem jeito pra cozinhar.

ELENCO E PERSONAGENS

Ian Ramil: Aos 25 anos, Ian não é apenas o protagonista de Tô Frito, mas também a inspiração dos roteiristas para criar Vitor. Cursando Teatro na UFRGS em Porto Alegre, tem em seu currículo diversos cursos de especialização em interpretação, além de cursos de Clown. Ian é também compositor, seguindo os passos familiares do pai, Vitor Ramil, e dos tios Kleiton e Kledir.

Seu personagem Vitor tem 21 anos. Bonitão, boa gente, meio atrapalhado, é desenhista, quer ser artista gráfico. Sai de São Francisco de Paula, interior do Rio Grande do Sul, casa do papai e da mamãe, e vem morar sozinho em São Paulo.

Rayana Carvalho: Como sua personagem, nasceu em Recife. Rayana tem formação em dança de salão e balé e, em seu currículo, experiência em teatro, participação na novela Água na Boca, da Bandeirantes, e no longa metragem Lula, o filho do Brasil.

Ela é Clara, pernambucana que veio pequena pra Sampa com os pais e que fica na cidade quando eles retornam para terra natal. Estudante de direito na USP se dedica ao curso de culinária. Apaixona-se por Vitor e ele por ela. Apesar disso, Clara se mostra muito esquiva com relação à sua vida pessoal. Por que será?

Rodrigo Pasquali: Formado em Propaganda e Marketing e com especialização em Design Gráfico, Rodrigo resolveu ser ator. Com aptidões em música e lutas, como Muay Thai, já prestou serviços voluntários para a ONG Arte de Viver, que atende pacientes infantis portadores do vírus HIV.

Faz Felipe, primo do Vitor, um cara bacana que trabalha na editora do pai, Arlindo, tio de Vitor. Estuda administração, mas gosta mesmo é de poesia. Vai se apaixonar por Karin, amiga de Clara.

Johnnas Oliva: Paulistano de 1981, Johnnas é camaleônico, gosta de improvisar e experimentar. Em Tô Frito traz a força cômica. Ele tem um extenso currículo em cinema, teatro e TV e especializações nas mais diversas áreas: dublagem, canto, produção, direção, marketing e comunicação social.

É Bira, paulista de Guarulhos, arquivista, trabalha na editora do Seu Arlindo, onde Vitor vai fazer freelas. É compositor e o seu sonho é ganhar a vida com música. Um cara alegre, vai apresentar para Vitor o outro lado de Sampa, a "perifa". Ele também se apaixona por Karin.

Gabriela Cerqueira: Nascida em São Paulo, em 1987, Gabriela está cursando a escola de Artes Dramáticas EAD. Com passagens pelo Teatro Escola Célia Helena e Studio Fátima Toledo, Gabriela fez ainda música na ULM. Atriz doce e versátil, faz teatro, programas de TV e curtas metragens.

É a linda e disputada Karin, moderna, super desencanada e que acha que quer ser atriz. Divide um apartamento com Clara: elas se conheceram no cursinho pré-vestibular. Namoradeira, não se decide entre Felipe, Bira e um terceiro cara, o Chuchu.

Anamaria Barreto: Atriz com maior experiência no elenco de Tô Frito, Anamaria participou de inúmeras peças e programas de TV. A atriz e cantora também trabalha como diretora e professora de artes cênicas.

Faz a Dona Zenaide, a simpática dona do agradável café e armazém que fica no térreo do prédio onde Vitor foi morar. Tem um único filho que mora na Itália; ela se apega a Vitor e vira uma espécie de mãe postiça.

Ilana Kaplan: Atriz gaúcha, experiente e de reconhecido talento, se destaca em comédias como o hilário e duradouro Terça Insana. Protagonizou vários espetáculos, entre eles Passagem para Java e Buffet Glória, que lhe renderam prêmios de melhor atriz. Radicada em São Paulo desde 1995, trabalhou com os principais diretores do teatro brasileiro e em diversos programas de televisão.

É a mãe de Vitor, Dona Rosa, simpática, alegre, cozinheira de mão cheia. Mora no interior do Rio Grande do Sul e tem medo de cidade grande. Admira a coragem e o talento do filho e morre de saudades dele.

Julio Conte: Gaúcho de Caxias do Sul, se formou psicanalista. Além de trabalhar como ator, é também dramaturgo e diretor de teatro. É autor do espetáculo Bailei na Curva, peça escrita em 1983 e que permanece em cartaz há 27 anos, com diversas montagens pelo Brasil. Tem ainda em seu currículo roteiros de programas de TV e publicações sobre teatro.

É Sebastião, gauchão que quer o filho Vítor por perto, trabalhando na empresa da família. Afinal, para ele este negócio de desenho não enche a barriga de ninguém.

Direção geral

Flavia Moraes: Com documentários, curtas e longa metragens, shows e mais de 3.000 comerciais dirigidos internacionalmente, Flavia Moraes é uma das principais realizadoras de sua geração. Dona de uma energia e experiência difíceis de encontrar em uma só pessoa, Moraes mostra seu talento pela primeira vez em dramaturgia para televisão e, como o personagem principal da série, trocou Porto Alegre pelo mundo. Sua produtora, a Filmplanet que assina a realização de Tô Frito, hoje tem sedes em São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Los Angeles. Flávia dirigiu A regra do jogo baseado em crônica de Luis Fernando Veríssimo que representa o Brasil no projeto World Champion Stories.

Roteiristas

Marcelo Pires: Publicitário, autor de livros infantis, foi um dos roteiristas da segunda fase de Antônia, seriado de TV Globo, exibido em setembro de 2007. Com Leticia Wierzchowski escreveu o livro infantil O Menino Paciente (Editora Record) e um livreto de troca de e-mails, o já esgotado euteamo.com.br (Editora L&PM).

Letícia Wierchowski: Romancista, é casada com Marcelo Pires. Tem 15 livros editados. É autora do romance A casa das sete mulheres, que deu origem à série da Rede Globo. Tem livros editados em Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Alemanha, Sérvia e Montenegro. Escreveu, em parceria com Tabajara Ruas, o roteiro para o filme O tempo e o vento, de Jayme Monjardim, atualmente em processo de produção.

Ygor Marotta, o ilustrador que assina os trabalhos de Vitor

Artista, ilustrador, designer gráfico e vj, Ygor Marotta, 24 anos, é o criador de todos os trabalhos que o personagem Vítor mostra em Tô Frito. Ygor encontrou a arte no último ano da faculdade, numa sala de serigrafia da FAAP, em São Paulo, onde se formou como designer gráfico em 2007. Abriu uma exposição solo no ano de 2008 onde expôs seu livro de poesias visuais em serigrafia, À Flor da Pele.

É o autor do projeto de conscientização urbana chamado "mais amor por favor", mensagem que transmite pela cidade desde 2009.

Esse ano, começou um projeto de vjing chamado vjsuave, onde dá vida aos seus cadernos e seu mundo lúdico em meio da cena da música eletrônica em Buenos Aires.

A trilha sonora

A trilha sonora de Tô Frito, criada por Roberto Coelho, da Satélite Áudio, tem canções inéditas compostas em parceria com Marcelo Pires, roteirista da série. Outras músicas, de autoria de Roberto Coelho, contam com participações de artistas como Lino Krizz, Toninho Ferragutti e Marco Matolli, do Clube do Balanço. Talentos da nova geração, como Thiago Pethit, Thogun e Rachel Ripani, ajudam a compor o time de músicos convidados. Além das músicas compostas exclusivamente para a série, há também Beto Villares em dupla com a cantora Céu interpretando Nação Postal; Thiago Pethit com White Hat; e De Noite na Cama, de Caetano Veloso, na ótima versão feita por Erasmo Carlos em 1971. A produção da trilha sonora de Tô Frito inaugura o selo Satélite Records e o núcleo de conteúdo Satélite SubSound, focado em cinema, séries de TV, internet e novas mídias.

Fotografia

Lúcio Kodato & Viça Nabuco: A fotografia de Tô Frito é o resultado da parceria artística entre mestre e discípulo: Lucio Kodato & Vica Nabuco. Kodato é diretor de fotografia experiente, tem em seu currículo longa metragens, comerciais publicitários, documentários como Partido Alto, de Leon Hirzman, A Regra do Jogo, de Flavia Moraes, Ela Perdoa, de Rachel Monteiro, entre outros projetos. Kodato é um dos fundadores da Associação Brasileira de Cinematografia. Vica Nabuco sempre esteve perto das câmeras. Trabalha a imagem desde a captação até o resultado final. Seu universo é o foco, a luz, as cores e texturas. Já tendo trabalhado com diversos diretores de fotografia, foi com Lucio que desenvolveu um olhar artístico aliado a exigência técnica, que lança mestre e discípula no sonho do cinema ideal.

Investimento em entretenimento

Projeto de entretenimento viabilizado pela Nestlé, Tô Frito reforça o objetivo da companhia de se aproximar, cada vez mais, de consumidores das mais diversas faixas etárias. Ao investir em Tô Frito, a empresa explora a percepção positiva da marca entre jovens brasileiros, por meio de um enredo emblemático e divertido, que retrata a adolescência como um rito de passagem para a vida adulta, composto por momentos únicos.

A Nestlé tem investido de forma consistente em programas de educação e cultura para várias faixas da população. Para a TV, por exemplo, vem de uma experiência bem-sucedida a partir de projeto de relacionamento com o consumidor. Em parceria com o Discovery Home & Health, a empresa lançou no ano passado MUDAR FAZ BEM, um reality show que desafiou uma família a adotar hábitos saudáveis e ganhar qualidade de vida com o apoio de um grupo de especialistas. Os episódios também foram produzidos para o Claro Minha TV e o canal MUDAR FAZ BEM foi responsável por 15% das visualizações do serviço móvel, registrando mais de 10 mil usuários. Com isso, foi reconhecido como o melhor case de Móbile Marketing pelo 2º Prêmio Tela Viva Móvel na categoria de brand advertising. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado