Minissérie inédita do Eurochannel analisa o desaparecimento de líder marroquino na França


A história do líder marroquino Mehdi Ben Barka é tema da minissérie francesa inédita O Caso Ben Barka (L'Affaire Ben Barka, 2009), que estreia dia 5/8, quinta-feira, às 22h, no Eurochannel. Exibida em duas partes, a produção aborda o estranho desaparecimento de Barka nas ruas de Paris durante a década de 1960, e a grande repercussão que o caso teve em Marrocos.

 

Importante figura política em seu país, Barka despontou internacionalmente como peça central do movimento pelo Terceiro Mundo. Em 1996, presidiria um dos eventos mais importantes de sua carreira: a Conferência do Terceiro Mundo, em Havana. De forma inesperada, foi interceptado por policiais franceses em 29 de outubro de 1965 em uma rua de Paris e levado em um carro policial. Desde então, nunca mais foi visto. Transcorridos três dias, a imprensa anunciou o sequestro e o desaparecimento do líder marroquino, dando início a um dos maiores escândalos da Quinta República Francesa.

 

Por muito tempo, oficiais marroquinos foram suspeitos de arquitetar a operação, mas não foram punidos pelo crime por falta de provas. Oficiais franceses também foram investigados por cumplicidade no seqüestro, mas igualmente sem nada de concreto. Revelações recentes de um policial marroquino aposentado apontam que agentes da CIA sabiam de detalhes do esquema.

 

Passados 44 anos, o desaparecimento de Ben Barka continua um mistério e ainda tem grande repercussão no Marrocos, onde importantes nomes da sociedade civil exigem a verdade e prestação de contas em respeito à repressão selvagem praticada pelo governo contra os dissidentes durante os anos 1960 e 1970.

 

Eurocinema: O Caso Ben Barka

Parte I - Estreia dia 5/8 (quinta-feira), às 22h

 

O Caso Ben Barka (L'Affaire Ben Barka, França, 2009)
Direção:
Jean-Pierre Sinapi
Elenco: Atmen Kélif, Simon Abkarian, Hippolyte Girardot e Olivier Gourmet

Duração: 90 minutos (cada parte)
Gênero: Drama

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado