TCM promove exposição DE HOLLYWOOD PARA A MODA no Shopping Iguatemi São Paulo




O cinéfilo Gene London cedeu sua coleção pessoal para a mostra do canal, que acontece de 16 a 30 de agosto –
e contará com o vestido usado originalmente por Marilyn Monroe em 
Os Desajustados

O glamoroso visual das estrelas de Hollywood estará mais perto dos olhos do público neste mês. Isso porque o canal TCM está trazendo ao Shopping Iguatemi São Paulo uma exposição de alguns vestidos imortalizados por estrelas em produções históricas, chamada "De Hollywood para a Moda".

De 16 a 30 de agosto, o público poderá conferir a coleção particular de Gene London, cinéfilo, estilista e colecionador de itens relacionados ao cinema clássico de todo o planeta. A grande atração do evento é o vestido com estampa de cerejas utilizado originalmente por Marilyn Monroe em Os Desajustados, drama de 1961 dirigido por John Huston e no qual ela atua com Clark Gable.

Estarão expostas também as réplicas dos vestidos usados por Vivien Leigh em E O Vento Levou, por Rita Hayworth em Gilda, por Audrey Hepburn em Cinderela em Paris, por Grace Kelly em Ladrão de Casaca e por Marilyn Monroe em O Pecado Mora ao Lado (na clássica cena do duto de ventilação). Este vestido de Marilyn, por sinal, foi feito para que a atriz Mira Sorvino utilizasse na cinebiografia "Norma Jean & Marilyn". Mais tarde, Sarah Jessica Parker usou o mesmo vestido em uma sessão de fotos da revista inglesa "Premiere", inspirada nos clássicos do cinema. Já o vestido de Vivien Leigh foi criado para o qüinquagésimo aniversário de "E O Vento Levou", e foi utilizado depois por atrizes como Shelley Long e Joan Rivers.

Gene tem uma coleção de mais de 60.000 peças do cinema hollywoodiano e também do cinema francês, incluindo figurinos utilizados originalmente por estrelas como Marilyn Monroe, Grace Kelly, Audrey Hepburn, Vivien Leigh, Rita Hayworth, Bette Davis, Ingrid Bergman, Hedy LaMarr, Elizabeth Taylor, Katharine Hepburn, Judy Garland e Jeanette MacDonald, entre outras. A coleção inclui ainda alguns figurinos masculinos, de atores como Humphrey Bogart, James Cagney, Gary Cooper, Marlon Brando, John Wayne, Sean Connery, Errol Flynn, Tyrone Power, Spencer Tracey e Clark Gable.

Na TV, Gene interpretou Philip London na série "Johnny Jupiter", que se encerrou em 1953. Pouco tempo depois, a rede ABC retomou a série, quando Gene se dedicou ao "Reject the Robot". Em 1954 a ABC também parou de exibir "Johnny Jupiter", deixando boas lembranças do personagem-robô de Gene. Durante muito tempo, apresentou um programa infantil em uma retransmissora local da CBS na Filadélfia, chamado "Cartoon Corners", fazendo com que ele se transformasse em uma espécie de celebridade regional. Dedicou parte de sua vida às séries como produtor, ator e roteirista em programas como "Gene London Show", "Tinker's Workshop", "Today" e "Halloween".

Serviço – EXPOSIÇÃO "DE HOLLYWOOD PARA A MODA"
Local: Shopping Iguatemi São Paulo – Espaço Fashion – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 – Jd. Paulistano
Data: 16 a 30 de agosto
Horário: Segunda a Domingo, das 10h às 22h.
Valor: Gratuito

Para homenagear a exposição, o canal TCM criou ainda uma programação especial para o mês de setembro, que mescla cinema e moda em todas as suas exibiçõesTendências da vida real vieram para o cinema como, por exemplo, o trench de gabardine cáqui com forro xadrez, inicialmente feito para os soldados que lutavam nas trincheiras britânicas e foi utilizado por Humphrey Bogart no filme Casablanca (1942). A camiseta branca, peça básica em todo guarda-roupas, transformou seu status, pois antes era roupa de combate de soldados norte-americanos. Em O Selvagem (1953), Marlon Brando usa a peça por baixo de uma jaqueta de couro, jeans gastos, botas e boinas, dando um novo estilo à peça.

O guarda-roupa de Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas (1967) não ficou atrás na hora de subverter o tradicional. Faye Dunaway declarou em uma entrevista que, antes de conhecer Theodora Van Runkle – a figurinista do filme -, a roupa era somente parte de seu trabalhomas depois adquiriu uma nova dimensão em sua carreira e em sua vida. Van Runkle projetou em Dunaway a natureza sedutoramente destrutiva de Bonnie Parker, vestindo-a de modo a mesclar elementos marcadamente masculinos - como boinas e calças de pregas – com Cardigans ajustados e delicadas saias lápis. Por conta do controverso filme, em que um casal de ladrões pode ser interpretado como a expressão da contracultura dos anos 60, surgiu o "gun moll look", o "look de mulher do pistoleiro", que disparou uma volta à elegância dos anos 30. Esses e outros sucessos de Hollywood poderão ser vistos no TCM em setembro. Veja abaixo a programação completa.

Programação de setembro no TCM – todas as quartas e domingos, às 22h, a partir de 12 de setembro:

Domingo, 12 de setembro
22h - SABRINA (Sabrina) 
0h - GILDA (Gilda) 

Quarta-feira, 15 de setembro         
22h - O SELVAGEM (The Wild One, 1954)
23h25 - LEVADA DA BRECA (Bringing Up Baby, 1938)

Domingo, 19 de setembro              
22h - JANELA INDISCRETA (Rear Window, 1954)
0h - E O VENTO LEVOU (Gone with the Wind, 1939)

Quarta-feira, 22 de setembro
22h -TOP GUN - ASES INDOMÁVEIS (Top Gun, 1986)
0h - BONNIE CLYDE - UMA RAJADA DE BALAS (Bonnie and Clyde, 1967)

Domingo, 26 de setembro                  
22h - PECADO MORA AO LADO (The Seven Year Itch, 1955)
23h50 - JUVENTUDE TRANSVIADA (Rebel Without a Cause, 1955)

Quarta-feira 29 de setembro    
22h - CASABLANCA (Casablanca, 1942)
23h50 - SHAFT (Shaft, 2000)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado