TV por Assinatura acumula crescimento de 15,1% em 2010

Com 173.727 novos assinantes, o Brasil chegou a julho de 2010 com 8.600.189 domicílios com TV por Assinatura. O crescimento observado representa uma evolução de 2,1% em relação à base de assinantes do mês anterior. No ano, o setor acumulou um crescimento de 15,1%. Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)*, os serviços de TV por Assinatura são distribuídos, atualmente, para mais de 28,4 milhões de brasileiros. 
Os serviços de TV por Assinatura são prestados por sinais codificados por meio de diferentes tecnologias: meios físicos (TV a Cabo - TVC), microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais - MMDS) e satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite - DTH).

Em julho de 2010, o DTH cresceu 3,8% ante uma evolução de 4,8% em junho. O número de assinantes que recebe os serviços via TV a Cabo cresceu 0,9% em julho, ficando abaixo da média do setor (2,1%). As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 0,7% de sua base de assinantes no mesmo período.
 

Como consequência da expansão dos serviços de DTH nos últimos meses, a participação da TV por Assinatura via satélite cresceu em relação aos serviços prestados via TV a Cabo e MMDS. Em janeiro deste ano, os serviços de DTH representavam 37,4% e os serviços prestados via TV a Cabo eram 57,9% dos serviços de TV por Assinatura. Ao fim de julho de 2010, a participação dos serviços via satélite atingiu 42,2% da base e os a cabo passaram a atender 53,9% dos assinantes.

Evolução nas Grandes Regiões e UFs

Seguindo uma tendência recente, as regiões Norte e Nordeste cresceram acima da média nacional nos últimos 12 meses. O menor crescimento, em igual período, foi observado na região Sul, acompanhada pelas regiões Centro-Oeste e Sudeste, com percentuais de crescimento anual abaixo da média nacional.

A consolidação dos números mensais dos serviços de TV por Assinatura está disponível no portal da Anatel, na visão "Informações Técnicas", item "TV por Assinatura", "Consolidação dos Serviços de TV por Assinatura no Brasil". O "Panorama dos Serviços de TV por Assinatura" - com a relação de prestadoras, áreas de prestação e municípios cobertos - também está disponível no mesmo caminho e é atualizado trimestralmente.

Mapa de TV por Assinatura

Em complemento às informações setoriais de TV por Assinatura divulgadas, mensalmente, a Anatel disponibilizou na internet, desde o último mês, o Mapa de TV por Assinatura, uma ferramenta do Sistema de Acompanhamento das Obrigações das Prestadoras de TV por Assinatura (Satva). Para acessar o Mapa, basta navegar pelo portal da Anatel, dentro da aba "Informações Técnicas", "TV por Assinatura", "Mapa de TV por Assinatura".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado